Estava dando uma olhada sobre isso, e me atentei a alguns pontos importantes.Helano escreveu:Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:
I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
II - segurando o guidom com as duas mãos;
III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:
I - utilizando capacete de segurança;
II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor;
III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
Me baseando neste aquivo: RESOLUÇÃO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006
Ai vem uma parte:
DEFINIÇÕES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CAPACETE CERTIFICADO
VISEIRA: Destinada à proteção dos olhos e das mucosas, é construída em plásticos de engenharia,
com transparência, fabricadas nos padrões, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno,
somente a viseira cristal é permitida, as demais, são para o uso exclusivo diurno, com a aplicação desta
orientação na superfície da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:
Idioma português: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informação em
outro idioma)
Idioma 7ngles: DAY TIME USE ONLY
NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias públicas, o capacete deverá estar com a
viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.
Não estou discutindo sobre o uso da viseira fumê, prateada, dourada, com aplique de insulfilm ou o que seja, e sim sobre ter ou não esta orientação na viseira.
Mas li que em alguns lugares que o pessoal foi autuado por não ter esta inscrição.
Meu LS2 tem os selos do INMETRO direitinho mas na viseira espelhada (fumê)
RETIFICAÇÃO: Tem escrito sim. Mas o alto relevo é por dentro. Só é perceptível quando se desmonta/remove a viseira. No caso da cristal, dá pra ver porque é transparente.
Outra parte importante:
e no caso dos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá
estar totalmente abaixada e travada.
O capacete escamoteável, quando aberto fica igual a um outro tipo de capacete que também é aberto e é permitido. Porque a necessidade de se abaixar a queixeira?
Lembrando que para este fim, estamos falando de um escamoteável com viseira interna aprovada pelo INMETRO, e portando deveria ser liberado seu uso com a queixeira aberta e com a viseira interna.