sempre fica óleo, como vc vai tirar o que fica nas galerias e nas peças? 4,2 é só uma informação ao vento, em caso de desmonte total do motor, que inclui limpeza de tudo para remontarEniot escreveu:Eu acho muito estranho o óleo da ST. As recomendações de quantidades são um pouco estranhas. 4,2 L para motores desmontados, 3,4 L para troca com filtro e 3,1 L para troca sem filtro. Assim toda troca de óleo sem filtro na teoria ficará 1,1 L de óleo velho no motor. Sendo assim prefiro trocar o óleo e completar verificando o nível de acordo com o manual de serviços. Nunca a minha acendeu a luz de óleo.
Enio
o que o manual indica é o correto, no máximo pode dar diferença é em relação a quanto a pessoa deixa escoar o óleo velho ou a troca de filtro, se na troca deixar no nível mínimo e a moto consumir um pouco de óleo depois, vai ligar a luz
Augusto, é no central sim, existe/ia um erro no manual que constava como cavalete LATERAL... coloca a quantidade indicada no manual e vá andar, depois de rodar alguns km volte a verificar o nível, no máximo vai precisar colocar 50/100ml pra ficar além do mínimo.
A verificação é confusa, o cárter é seco e tem dois compartimentos, se não rodar e aquecer suficiente, dá leitura errada. Moto fria tbm é fria pra leitura.
Peguem o manual de serviço, pode ser da 2012, cap. 2-37 e 2-38 tem as imagens do reservatório.