E fato que o torque e potencia da tenere sao baixos, e é fisica primaria afirmar que alongar relacao, diminui o torque, nesse caso do pinhao de 13/14 da uma diferença de uns 7%.
7% parece pouco, mas ... depende. do que ? do seu uso, e de onde roda.
- Se o uso é predominante em estradas planas, pode ser vantagem, não acho que vai aumentar a velocidade final, pois como citado, o torque da moto nao é la essas coisas, mas vai rodar com um giro mais baixo, e pode inclusive ter uma economia pequena de combustivel.
- Se o uso for em estradas com subidas e decidas, acho que vai gerar frustracao imediata, pois a moto vai sofrer bastante para desenvolver velocidades, e as trocas de marchas serao mais frequentes. Aqui o consumo pode inclusive subir razoavelmente.
- No uso urbano, pode ter uma sobrecarga e um desgaste maior na empreagem, pode nao, VAI TER.
Eu tive uma BMWE 650 sertao, e nessa moto, assim como na g650 normal isso era muito comum de se fazer, mas é uma moto com 50cv de potencia e 6Kg de torque, perder 5-7% é algo que vc sente, mas nao é algo que va te limitar, já na tenere com seus 21cv e 2.1kg de torque a conversa é outra.
Ao meu ver, o que seria o ideal, é totalmente utópico, que seria um motor com ao menos 25cv e 2.5Kg de torque e/ou uma sexta marcha de overdrive dando um folego para o motor na estrada, permitindo rodar na casa dos 115-120 sem sentir o motor esperniando
![risadona :risadona:](./images/smilies/risadona.gif)