Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Caixa demarchas
Bom dia pessoal!
Alguem sabe me informar se e possivel trocar a engernagem da quinta marcha da tenere 250, para ganhar mais velocidade final ??
Sei que isso vai reduzir a forc, mas ando em estradas planas e retas...
Quero desenvolver mais a moto.
Obrigado aos colaboradores!!
Alguem sabe me informar se e possivel trocar a engernagem da quinta marcha da tenere 250, para ganhar mais velocidade final ??
Sei que isso vai reduzir a forc, mas ando em estradas planas e retas...
Quero desenvolver mais a moto.
Obrigado aos colaboradores!!
Re: Caixa demarchas
Olá JSMFF,
Não tenho tanto conhecimento, mas não seria mais fácil apenas colocar um pinhão com um dente a mais alongando a relação?
Agora se for para alterar apenas na quinta marcha deve ser meio complicado pois deve precisar de uma engrenagem especifica para isso.
Tenho o mesmo problema que você,ando em bastante estrada plana e se a relação fosse um pouco mais longa ia ser muito bom, logicamente prejudica a força nas arrancadas ( que não é muita).
Vou acompanhar o desenrolar dessa historia, e ver se alguém do fórum tem alguma alternativa.
Abraço
Não tenho tanto conhecimento, mas não seria mais fácil apenas colocar um pinhão com um dente a mais alongando a relação?
Agora se for para alterar apenas na quinta marcha deve ser meio complicado pois deve precisar de uma engrenagem especifica para isso.
Tenho o mesmo problema que você,ando em bastante estrada plana e se a relação fosse um pouco mais longa ia ser muito bom, logicamente prejudica a força nas arrancadas ( que não é muita).
Vou acompanhar o desenrolar dessa historia, e ver se alguém do fórum tem alguma alternativa.
Abraço
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- Novato-
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- Registrado em: 17 Mar 2015, 15:42
- Cidade onde mora: Mairinque
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Bom dia
Estou tendo dificuldades de encontrar uma relação da marca Power Racing para minha Te. Alguém saberia onde posso encontrar.
Na minha Bros tenho colocado esta marca e foi a que mais durou. Rodo de 250 a 300 Km por dia, incuíndo estrada e faço a lubrificação com óleo 140 mais grafite em pó. Não ligo para a sujeira causada, gosto do resultado final.
Obs: Corrente com retentor
Abração
Adhemar
Abração
Estou tendo dificuldades de encontrar uma relação da marca Power Racing para minha Te. Alguém saberia onde posso encontrar.
Na minha Bros tenho colocado esta marca e foi a que mais durou. Rodo de 250 a 300 Km por dia, incuíndo estrada e faço a lubrificação com óleo 140 mais grafite em pó. Não ligo para a sujeira causada, gosto do resultado final.
Obs: Corrente com retentor
Abração
Adhemar
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- Novato-
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- Registrado em: 07 Jun 2015, 21:19
- Cidade onde mora: Barueri
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Galera sou novo no clube, gostaria da opinião de vocês, rodo 110km por dia com a minha Tenerezinha apenas em estradas, logo meu interesse neste tópico é reduzir a quantidade de dentes da coroa para atingir vôo de cruzeiro com menos RPM.
O kit de relação da Fazer 250 13/38 é compatível? Pois pesquisei o kit da XTZ 250X e só encontrei 13/39.
Me ajudem....abs
O kit de relação da Fazer 250 13/38 é compatível? Pois pesquisei o kit da XTZ 250X e só encontrei 13/39.
Me ajudem....abs
Allan Fogaça
XTZ 250 Tereré - 2014/15
XTZ 250 Tereré - 2014/15
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Amanha vou trocar o pinhão da minha. 14 dentes!
Andei hoje em uma Lander com 14 e achei bem boa.
Andei hoje em uma Lander com 14 e achei bem boa.
Feiten.
ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.
ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.
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- Novato-
- Mensagens: 12
- Registrado em: 27 Jul 2015, 20:48
- Cidade onde mora: São Caetano do Sul/SP
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Ao ler isso me deu vontade de usar o pinhão 14 pelo fato de ficar na velocidade real, que pelo que vi é medida no eixo do pinhão... Mas com isso a porcentagem de erro cai muito, então pergunto... A marcação do odômetro é feita pelo mesmo sensor? Pq ai daria diferença na km percorrida tbm, e fica dificil calcular a média... Por exemplo, original tem erro de velocimetro de 7% mas km percorrida correta, com pinhão 14 o erro do velocimetro cai para 1%neste caso a km percorrida não ficaria 6% abaixo ou acima (já não sei mais... rsrs...) do real?alexandrepalhynha escreveu:achei o topico original.
srs, boas e mas noticias... nao sei em que topico foi mas como trata de velocidade aqui, vamos la:
rm km/h
4000 64
5000 78
6000 92
7000 106
8000 120
9000 134
10000 148
da p ter uma ideia de qual a velocidade maxima dela certo?
a outra noticia é que viajei agora pouco e vim com o gps numa mao e acelerador na outra,comparando a real.... e a real é que o velocimetro está quase correto, acima de 100 da uma diferença de 1 km, abaixo é perfeito. ate pensei que o gps tava ligado ao velocimetro....
agora vem a melhor parte (pra mim): estou usando pinhao de 14 dentes! ou seja, na relação original deve ter uma diferença razoavel....
ahh sim, encostei nos 8000 rpm numa descida so pra bater os numeros. o teste foi em reta plana ate 7500 apenas, acima disso leva muuuito tempo pra subir o giro.
abcs
Abs,
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
pois então!
É o mesmíssimo sensor!
E aí, com o pinhão de 13, o velocímetro marca a mais, enquanto o hodômetro mede certo. E se você põe pinhão de 14, o velocímetro marca certo enquanto que o hodômetro marca a menos.
É claro que podiam ter feito os 2 marcarem certo. Se conseguem com o hodômetro, não há absolutamente nenhuma barreira técnica para o fazer o mesmo com o velocímetro.
Alguém já disse que é "normal" velocímetro medir para mais. Será que a besta da Yamaha que decidiu isso pensou que alguém tomaria uma multa por excesso de velocidade e poria culpa na Yamaha, por marcar 1km/h a menos que a velocidade real?
O problema desse raciocínio é que alguns de nós - e eu me incluo nesse grupo - não somos mas crianças. Crescemos, viramos adultos, e temos noção que os instrumentos e radares podem ter um pequeno (ou, em alguns cenários, grande) erro para cima ou para baixo. E esperamos que todos tentem acertar - deixem conosco a questão de margens. Eu posso usar uma margem para passar no pedágio, outra num radar normal, e ainda outra no radar da descida da São Gualter, que as vezes marca a mais (aliás, parece que arrumaram). E para me deixarem definir as margens, nada melhor que o velocímetro tentar, de forma mais honesta possível, marcar certo.
A situação que eles criaram agora é que, se estou com pinhão de 13, estou sempre "fazendo a conta da estupidez da Yamaha" antes de adicionar as margens. E fazer essa conta é uma distração a mais. Esse erro é totalmente dispensável, fruto de alguém na Yamaha achar que somos crianças.
É o mesmíssimo sensor!
E aí, com o pinhão de 13, o velocímetro marca a mais, enquanto o hodômetro mede certo. E se você põe pinhão de 14, o velocímetro marca certo enquanto que o hodômetro marca a menos.
É claro que podiam ter feito os 2 marcarem certo. Se conseguem com o hodômetro, não há absolutamente nenhuma barreira técnica para o fazer o mesmo com o velocímetro.
Alguém já disse que é "normal" velocímetro medir para mais. Será que a besta da Yamaha que decidiu isso pensou que alguém tomaria uma multa por excesso de velocidade e poria culpa na Yamaha, por marcar 1km/h a menos que a velocidade real?
O problema desse raciocínio é que alguns de nós - e eu me incluo nesse grupo - não somos mas crianças. Crescemos, viramos adultos, e temos noção que os instrumentos e radares podem ter um pequeno (ou, em alguns cenários, grande) erro para cima ou para baixo. E esperamos que todos tentem acertar - deixem conosco a questão de margens. Eu posso usar uma margem para passar no pedágio, outra num radar normal, e ainda outra no radar da descida da São Gualter, que as vezes marca a mais (aliás, parece que arrumaram). E para me deixarem definir as margens, nada melhor que o velocímetro tentar, de forma mais honesta possível, marcar certo.
A situação que eles criaram agora é que, se estou com pinhão de 13, estou sempre "fazendo a conta da estupidez da Yamaha" antes de adicionar as margens. E fazer essa conta é uma distração a mais. Esse erro é totalmente dispensável, fruto de alguém na Yamaha achar que somos crianças.
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Levei no mecânico a minha pra trocar o pinhão. Quando peguei a moto e andei na cidade, tudo ok. Quando fui para a estrada, notei rapidamente a diferença: a moto demorava mais pra atingir as velocidade que estava acostumado. Lendo o tópico, cheguei a conclusão de que ele colocou um de 14 dentes ao invés de 13. Liguei agora lá e foi isso mesmo!
Eu peso 82 kg, para mim ficou horrível. Costumo andar com garupa e baú cheio, então em subidas ficou TERRÍVEL.
Eu peso 82 kg, para mim ficou horrível. Costumo andar com garupa e baú cheio, então em subidas ficou TERRÍVEL.
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Só não se esqueça que agora, quando marcar "80" no velocímetro, você estará numa velocidade que, com pinhão de 13, marcaria "86". (relação de 14/13)
Se for para ir até o mesmo "80 km/h" de antes, você tem que ir só até o velocímetro marcar 74km/h.
A moto fica com 93% do torque anterior na roda. Diminui, mas não é tanto assim. O problema é que o pessoal fica querendo que ela acelere igual pela marcação do velocímetro. Aí é sacanagem, porque o velocímetro também altera a marcação. Daí, no conjunto, parece que fica muito ruim. Mas não é tudo isso não.
A vantagem é que pro cara de vai de boa na estrada, ali pelos 100 / 110 reais, a rotação fica um pouco menor, alí pelo regime ótimo do motor, nos 6500 a 7500 rpm. Nessa velocidade real o pessoal com pinhão de 13 original tem que passar dos 8000 rpm, e o consumo sobe.
Se for para ir até o mesmo "80 km/h" de antes, você tem que ir só até o velocímetro marcar 74km/h.
A moto fica com 93% do torque anterior na roda. Diminui, mas não é tanto assim. O problema é que o pessoal fica querendo que ela acelere igual pela marcação do velocímetro. Aí é sacanagem, porque o velocímetro também altera a marcação. Daí, no conjunto, parece que fica muito ruim. Mas não é tudo isso não.
A vantagem é que pro cara de vai de boa na estrada, ali pelos 100 / 110 reais, a rotação fica um pouco menor, alí pelo regime ótimo do motor, nos 6500 a 7500 rpm. Nessa velocidade real o pessoal com pinhão de 13 original tem que passar dos 8000 rpm, e o consumo sobe.
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
Bom, se for assim, então não ficou tão ruim. O chato agora é ter o hodômetro alterado.