Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
- Juliano Montano
- Novato+
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- Registrado em: 26 Ago 2013, 13:01
- Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Fala galera, este tutorial tem por objetivo te dar uma base de conhecimento para pintar e modificar sua nave. Focando no exemplo da pintura da proteção do escapamento.
O que vc vai precisar:
- Lixa d'água 1200;
- Fundo em Spray;
- Spray da cor que deseja (aqui nesta peça não precisa de tinta alta temperatura);
- Chave Allen 5mm;
- Alicate;
- Cerveja;
- Serra para ferro;
Primeiras explicações:
Porque a serra e o alicate? Bom, como podem ver na foto existe um parafuso da proteção da carenagem que fica escondido abaixo do banco sob uma outra carenagem lateral. Para não precisar desmontar o banco e a carenagem lateral (pois a chave allen não entra no espaço por meio cm) eu cortei um pedaço de 2 cm da chave e usei um alicate para desatarraxar o parafuso. Caso tenhas um soquete com a ponta em allen fica mais fácil.
Como fazer:
Desmonte o protetor do escapamento;
Preste atenção para não perder o parafusos e suas arruelas.
Retire os anéis de borracha.
Se você for rodar com a moto retire os apoios de silicone para não perde-los.
Molhando a peça e a lixa 1200 com bastante água, remova o brilho da peça, é normal em alguns pontos mais próximos as curvas sair a tinta. Não utilize taco ou suporte para lixar, lixe com a mão mesmo.
Seque a peça com papel toalha ou papel higiênico ou ao sol, não utilize pano, para não soltar fiapos na peça. Após lixar e remover o pó com água evite ficar tocando a superfície que receberá a tinta.
Se você não tem experiencia com pintura, não pendure a peça (apoie como na foto), pois em pé o risco de escorrer é maior. Aplique o spray a +- 30 cm da peça e não sobrecarregue, utilize pequenos jatos com movimentos paralelos a peça.
Quando a parte da peça que recebeu o jato de spray aguar/brilhar não aplique mais pois irá escorrer. Lembre-se você precisará de mais uma mão, não precisa cobrir tudo com uma unica passada.
Observe que na foto usei um tijolo de base para poder aplicar spray nas bordas da peça também.
Aplique o fundo
A cada 15 minutos aplique outra mão, até que o fundo tenha coberto toda peça sem falhas.
Depois que o fundo foi aplicado deixe secar conforme tempo de cura (algumas latas falam em tempo para teste de resistência) especificado no seu spray. Passe a mão sobre a peça e sinta se ficou crespa em algumas áreas, caso positivo passe levemente a lixa com água e retire o excesso de fundo daquela região.
Para aplicar a tinta, utilize o mesmo processo do fundo.
A cada 15 minutos aplique outra mão, até que a tinta tenha coberto toda peça sem falhas.
Fico a disposição para quaisquer dúvidas.
Custo total: R$28,00
Tinta: R$10,00
Fundo: R$15,00
Lixa: R$3,00
O que vc vai precisar:
- Lixa d'água 1200;
- Fundo em Spray;
- Spray da cor que deseja (aqui nesta peça não precisa de tinta alta temperatura);
- Chave Allen 5mm;
- Alicate;
- Cerveja;
- Serra para ferro;
Primeiras explicações:
Porque a serra e o alicate? Bom, como podem ver na foto existe um parafuso da proteção da carenagem que fica escondido abaixo do banco sob uma outra carenagem lateral. Para não precisar desmontar o banco e a carenagem lateral (pois a chave allen não entra no espaço por meio cm) eu cortei um pedaço de 2 cm da chave e usei um alicate para desatarraxar o parafuso. Caso tenhas um soquete com a ponta em allen fica mais fácil.
Como fazer:
Desmonte o protetor do escapamento;
Preste atenção para não perder o parafusos e suas arruelas.
Retire os anéis de borracha.
Se você for rodar com a moto retire os apoios de silicone para não perde-los.
Molhando a peça e a lixa 1200 com bastante água, remova o brilho da peça, é normal em alguns pontos mais próximos as curvas sair a tinta. Não utilize taco ou suporte para lixar, lixe com a mão mesmo.
Seque a peça com papel toalha ou papel higiênico ou ao sol, não utilize pano, para não soltar fiapos na peça. Após lixar e remover o pó com água evite ficar tocando a superfície que receberá a tinta.
Se você não tem experiencia com pintura, não pendure a peça (apoie como na foto), pois em pé o risco de escorrer é maior. Aplique o spray a +- 30 cm da peça e não sobrecarregue, utilize pequenos jatos com movimentos paralelos a peça.
Quando a parte da peça que recebeu o jato de spray aguar/brilhar não aplique mais pois irá escorrer. Lembre-se você precisará de mais uma mão, não precisa cobrir tudo com uma unica passada.
Observe que na foto usei um tijolo de base para poder aplicar spray nas bordas da peça também.
Aplique o fundo
A cada 15 minutos aplique outra mão, até que o fundo tenha coberto toda peça sem falhas.
Depois que o fundo foi aplicado deixe secar conforme tempo de cura (algumas latas falam em tempo para teste de resistência) especificado no seu spray. Passe a mão sobre a peça e sinta se ficou crespa em algumas áreas, caso positivo passe levemente a lixa com água e retire o excesso de fundo daquela região.
Para aplicar a tinta, utilize o mesmo processo do fundo.
A cada 15 minutos aplique outra mão, até que a tinta tenha coberto toda peça sem falhas.
Fico a disposição para quaisquer dúvidas.
Custo total: R$28,00
Tinta: R$10,00
Fundo: R$15,00
Lixa: R$3,00
- amsbetinho
- Usuário
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- Registrado em: 02 Dez 2012, 01:09
- Cidade onde mora: Salvador/BA
- Localização: Salvador/BA
Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Bela explicação, boas fotos e delícia de cerveja.
Bom programa para um domingo.
Parabéns!
Bom programa para um domingo.
Parabéns!
Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Posta uma foto depois de seco, pra ver se não ficou muito brilhoso
Biz 125 2005 em 2005
ybr 2005 em 2008
Teneré 250 2011 em 2013
ybr 2005 em 2008
Teneré 250 2011 em 2013
- Juliano Montano
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- Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Não ficou brilhoso não, ficou bem como eu queria. A pintura ficou bem forte, mais forte que isso só aplicando um verniz PU, mas aí já são outros 500.Dinho escreveu:Posta uma foto depois de seco, pra ver se não ficou muito brilhoso
- O indomado
- Usuário
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Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
faltou relatar quantos ml de cerveja devem ser consumidos nos intervalos de 15 min...
parabéns pelo resultado e obrigado por compartilhar com a galera!
parabéns pelo resultado e obrigado por compartilhar com a galera!
- Juliano Montano
- Novato+
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- Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
É que se colocar a ceva na conta não vale a pena pintar em casa... :P HAUHeuehuHEuaHeuAEH...O indomado escreveu:faltou relatar quantos ml de cerveja devem ser consumidos nos intervalos de 15 min...
- OverKiLL
- Usuário-
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Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Muito bom cara... Ficou um ótimo resultado.. Eu fiz diferente, envelopei com folha preta.. Ficou show, jaja posto o resultado
Enviado de meu Galaxy Nexus usando Tapatalk 4
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- Kakko
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Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
é disso que eu gosto....cervejinha...diversão mexendo na motoca...e o prazer de realizar .
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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- Led-RJ
- Mestre
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Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Show Juliano!
Ó a Ténéré recruta surgindo!!
Ó a Ténéré recruta surgindo!!
G 650 GS - 2012
-
- Novato+
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- Registrado em: 06 Mai 2012, 17:12
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
- Localização: São Paulo / SP
Re: Pintando protetor de escapamento - Pintura profissional;
Show! Já tenho a norteña kkkk agora só preciso providenciar a tinta e fundo preparador!
Qual o código desse preto (fosco mesmo)? Ficou muito bom depois de pronto.
Valeu pelo tutorial!
Qual o código desse preto (fosco mesmo)? Ficou muito bom depois de pronto.
Valeu pelo tutorial!
Felipe - Atual: Ténéré 250
Ex: Intruder 125 / Burgman 125
Ex: Intruder 125 / Burgman 125