ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Moderadores,
Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
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Amigos do fórum,
Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.
Minhas dúvidas são:
Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?
Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.
Obrigado.
Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
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Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.
Minhas dúvidas são:
Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?
Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Cara, quanto a primeira pergunta, pode andar sim, o ajuste apenas aumenta a pressão na mola, mas ela continua funcionando, desde que o ajuste tenha sido pequeno, se ele torceu até o final troca logo.
Sobre os esticadores catracados eu não indico. A corrente de comando tem tensões variáveis de acordo com o funcionamento do motor, hora estica e hora alivia, o tensor automático por ter uma mola consegue variar sua haste, mantendo a corrente sempre no tensionamento ideal. O catracado não, ele mantém uma tensão fixa, não aliviando quando necessário. Funciona por um tempo, mas vai diminuir a vida útil da corrente e dos tensores, economiza agora e a facada vem pior depois.
Sobre os esticadores catracados eu não indico. A corrente de comando tem tensões variáveis de acordo com o funcionamento do motor, hora estica e hora alivia, o tensor automático por ter uma mola consegue variar sua haste, mantendo a corrente sempre no tensionamento ideal. O catracado não, ele mantém uma tensão fixa, não aliviando quando necessário. Funciona por um tempo, mas vai diminuir a vida útil da corrente e dos tensores, economiza agora e a facada vem pior depois.
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Esse tensor catracado diz meu mecanico que estraga a guia. Agora que guia é essa ali dentro eu não sei. Guia de valvulas, será isso? O prejuízo diz ele, será muito maior do que usar o tensor original ou algum paralelo de boa marca sem ser catracado.
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Os guias(8 e 3) servem para manter a corrente fixa e tensiona-la, é através dele que o esticador tensiona a corrente.
[img][/img]
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Obrigado Rafael.
- Nixal
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Nesse ajuste ele cortou a mola do tensionador ?
Igual esse processo aqui:
A minha está maior barulho da corrente de comando batendo.
Igual esse processo aqui:
A minha está maior barulho da corrente de comando batendo.
Thales escreveu: ↑05 Mar 2018, 20:24Moderadores,
Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
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Amigos do fórum,
Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.
Minhas dúvidas são:
Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?
Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.
Obrigado.
Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Boa tarde, minha Ténéré apresenta um barulho de batidas dentro do motor, como comprei a pouco não sei bem se é normal esse barulho ou se seria algo a ver com o acionador. O barulho aparece em baixas rotações, principalmente ao passar por por quebra molas, e consiste em batidas, que aumentam assim que aumento a rotação depois somem. Alguém sabe a origem desse barulho?
- Nixal
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
Resolveu ?Maxsuel escreveu: ↑01 Dez 2019, 16:24Boa tarde, minha Ténéré apresenta um barulho de batidas dentro do motor, como comprei a pouco não sei bem se é normal esse barulho ou se seria algo a ver com o acionador. O barulho aparece em baixas rotações, principalmente ao passar por por quebra molas, e consiste em batidas, que aumentam assim que aumento a rotação depois somem. Alguém sabe a origem desse barulho?
Foi o mesmo caso que citamos acima ? A minha ainda não mexi kkk
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Re: ACIONADOR DA CORRENTE DE COMANDO
A minha está apresentando o mesmo barulho, o foda é que ela é 2014 tem só 4mil km. Muito cedo pra aparecer esse barulho nao acham? Meu mecânico falou q esse barulho é normal desse motor, será?
Estou pensando em apertar esse parafuso do tencionador pra ver se resolve o problema, porém estou com medo de q isso afete algo a longo prazo.
Estou pensando em apertar esse parafuso do tencionador pra ver se resolve o problema, porém estou com medo de q isso afete algo a longo prazo.