Fala Allex2000.
Pelo que puder ver você realmente optou por morar em Sorocaba e fazer a ponte Sorocaba-SP diariamente de moto.
Puxado. Muito puxado.
Você está usando a Castelo ou a Raposo?
De qualquer modo, como conversamos anteriormente por MP fiz a ponte SP-Sorocaba por uns 15 dias em julho de 2013. De carro.
Achei bem desgastante, tanto para mim quanto para o carro. Eram 200 km por dia. 1.000 km por semana. Uns 4.000 Km por mês. Mais o uso "normal" do carro. O custo com pedágio e manutençãovai lá em cima. O veículo deprecia muito rápido.
Detalhe, carro automático, com ar-condicionado, som... Muito mais confortável do que moto. Sem comparação na verdade.
Eu achei ruim pra caramba.
Tem uma pessoa aqui na empresa que faz a ponte todo dia ha uns 4 anos. Diz que já acostumou. Cada um tem seu ritmo. Outros 3 colegas de trabalho não suportaram a rotina por mais de um ano. Todos de carro.
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Hoje faço a ponte Itu-Sorocaba (32,5 Km) de Honda Lead pela Castelinho. Não é ruim não. Prefiro fazer de Lead que de carro. (
) Na verdade a parte mais divertida do meu dia é o trajeto casa-trabalho-casa na Honda Lead. Quando chove venho de carro e confesso que meu dia perde um pouco da graça. Hoje mesmo precisaria vir da carro para trazer algumas coisas para cá mas preferi deixar para segunda. Não me animo em vir de carro.
Tenho optado por utilizar gasolina Pódium, vela de Iridium e óleo genuíno da Honda (10w30) com trocas a cada 1.000 km. (O manual da Honda fala em 4.000 Km).
Explico:
Minha opção se dá pelo fato de que a Honda Lead com suas 110cc vem no limite a 84 km/h, cortando giro (10.500 rpm) por cerca de 35 minutos na vinda e mais 35 minutos da volta todos os dias, ou seja, o motor trabalha mais de 90% de sua utilização no limite máximo (tem uns 3 km de perímetro urbano), isso é o que eu chamo de Heavy Duty.
(Honda devia me certificar como piloto de provas do modelo Lead 110 2012.)
Levando isso em consideração optei pela vela de (1) Iridium um grau mais fria que a original, (2) gasolina Pódium e (3) antecipar as trocas de óleo para 1.000 km.
1. A vela no grau mais frio é recomendação do manual de usuário da Honda Lead para "condições de condução em alta velocidade" (!? Será que ele imaginaram o uso que faço da motoquinha!?). A opção por Iridium se dá por uma queima mais completa e maior durabilidade. (Sempre usei. Nas motos e no carro. Recomendo. Independentemente do uso e combustível.)
2. A gasolina Pódium se justifica porque, em tese, não traria problemas de pré-ignição e limpeza do motor. A tx de compressão da Lead é de 11:1. O aumento no custo mensal é de R$ 34,56, acho que justifica.
Gasolina Comum: 70 Km por dia / Consumo de 32 Km/l x R$ 2,80 a gasolina comum = R$ 6,12 x 20 dias úteis no mês = R$ 122,50.
Gasolina Pódium: 70 Km por dia / Consumo de 32 Km/l x R$ 3,59 a gasolina pódium = R$ 7,85 x 20 dias úteis no mês = R$ 157,06.
R$ 157,06 -R$ 122,50 = R$ 34,56.
3. Por fim, o mais pertinente ao tópico. A opção pela troca antecipada do óleo e o uso do Óleo Genuíno Honda (10w30):
3.1. A Honda Lead utiliza refrigeração líquida (o que estende um pouco a durabilidade do óleo) mas não tem filtro de óleo, o que reduz drasticamente a durabilidade do óleo.
3.2. O volume de óleo é muito pequeno, apenas 850 ml, o que por si só já degrada o óleo muito mais rapidamente. Também não justifica completar em caso de baixo nível (nem sei se abaixariam nos 4.000 km, nos 1.000 km não tem abaixado o nível). o que também deixa o custo de troca muito baixo.
3.3. O meu uso é severíssimo. 90% do tempo cortando giro ou muito perto de cortar o giro.
3.4. Em relação ao óleo Genuíno Honda 10w30, SL, acho que é uma especificação atual, compatível com o mercado. Pessoalmente penso que para o meu uso um 15w40 ou até mesmo um 20w50 de especificação SL ou superior seria mais adequado, mas aí entra a comodidade de trocar o óleo na concessionária que fica a menos de 1km da minha casa.
No seu caso, para o seu uso, na minha opinião, utilizaria (1) gasolina aditivada de posto de supermercado (Extra ou Carrefour) + (2) Vela de Iridium (sempre) + (3) Yamalube ou Havoline 20w50 SJ com trocas aos 5.000 km.
1. A gasolina comum no lugar da Pódium ou aditivada seria em virtude preço e tx de compressão da Té250 que é mais baixa, bem como o fato de você rodar mais de 4.000 km por mês, o que impactaria bastante o custo do km rodado. A opção pelos postos de supermercado se dá pela procedência e preço. (Ainda prefiro a gasolina do Extra que a do Carrefour, mas o post já está bem longo... No carro só ponho gasolina
comum do extra.)
2. A vela de Iridium, na minha opinião, sempre compensa. Seja pela durabilidade maior, seja pela melhor queima, seja pela menor formação de resíduos (carbonização). Tem um tópico inteiro sobre isso:
viewtopic.php?f=27&t=989" onclick="window.open(this.href);return false;
3. Em relação ao óleo penso que o Yamalube 20w50 SJ (ou Havoline que são o mesmo óleo) é uma escolha bem coerente, testada, aprovada, certificada e com excelente custo benefício. Penso que os 5.000 km para a sua utilização, que é quase 100% por rodoviária, com temperaturas e giro do motor bem constante é perfeitamente aceitável. No máximo, anteciparia a troca para uma vez por mês, o que deve ser mais de 4.000 e menos de 5.000 km para o seu caso. Parece bem equacionada. Vejo a sua moto como uma moto de serviço. Para uma moto de serviço a proteção Standard, prevista pela Yamaha é, certamente, uma excelente, senão a melhor, opção.
Eu não tentaria reduzir custo utilizando outro óleo que não o Yamalube. Muito menos tentaria colocar Mobil Lixo na moto. Até mesmo o Top Turbo para motores Diesel é muito superior a Mobil Lixo. (muito cuidado com essa porcaria!!).
Tentaria reduzir custo utilizando filtro de óleo paralelo (mas de boa marca) e gasolina de supermercado, que é boa e barata (menos cara na verdade).
Essa é, resumidamente (
), minha opinião.
Abraço!!