Amortecedor alternativo, opiniões...
Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Ivo, não sei porque a foto não abriu para vc. Será que é problema de tamanho? Você acessa no celular? Posso postá-la menor, se for o caso.
Vitor: Ele faz as duas coisas:
1 - Reforma um usado de duas formas diferentes:
1 a - Ele transforma o modelo blindado em um modelo que pode ser aberto. Para isso usina uma rosca no corpo. Daí troca os elementos de vedação gastos, troca o óleo, ajusta os discos de ação rápida de compressão e retorno de acordo com a carga usual da moto, fecha o amortecedor, dá a pressão de nitrogênio e te devolve (ou te vende outro igual, mas fica com o seu). Essa modalidade é só na base de troca.
1 b - Mesma coisa de 1 a, só que adicionando o cilindrinho extra de óleo com nitrogênio. A lógica dele ao fazer isso é que o aumento de custo é pequeno para um benefício do cliente grande. Ao deixar o nitrogênio dentro da "camisinha" (uma cápsula de borracha dentro do cilindro amarelo), o amortecedor pode ficar 100% cheio de óleo. São 3x mais óleo que num amortecedor normal. Com isso o óleo aguenta mais tempo antes de ficar ruim, e o risco de se misturar óleo com nitrogênio numa porrada diminui, pela eliminação do oring de separação. Essa modalidade também é só na base de troca.
2 - Vende um modular novo, que ele chama de "kayaba". É o caso minha peça. Não é a base de troca.
Observando a peça e os ingredientes do miolo, acho que ele compra da kayaba apenas o "recheio" (embolo, haste, vedações, discos, anel do ajuste, etc ) mas o invólucro externo manda fazer em algum lugar no Brasil. Acho isso porque esse acabamento bicromatizado, o acabamento do lado de dentro do tubo, essa solda na conexão... parece tudo bem feito, mas parece também artesanal. Já o miolo é, pelo aspecto, "coisa de gente grande". Então me parece que ele vende um misto de "recheio kayaba" em invólucro Cmotos, dá o nome de "kayaba" para o produto, e vende como uma opção mais sofisticada que os reciclados.
A diferença entre as opções (1b) e (2) é que (2) tem ajuste de orifício de bypass, que é o tal de ajuste de 28 clicks que ele se refere no anúncio. E o cilindro da Cmotos parece mais robusto. No mais, ambos são ajustados conforme a carga da moto, e se no futuro ficarem ruins, o retrabalho em qualquer dos modelos é simples e bem mais barato, por serem desmontáveis.
O Kayaba, por ser modular, ele pode usar corpos de diversos comprimentos. Não sei se para a Te e para a Lander os comprimentos são iguais. Eu comprei o kayaba de lander. Ele faz kayaba para tudo que é moto. Quando fui lá ele estava mexendo numa scooter.
ghamauricio: Kayaba é certamente o recheio do amortecedor. O embolo me pareceu algo bem sofisticado. O cilindrinho reservatório externo eu não sei se é fabricado pela kayaba ou cmotos.
Vitor: Ele faz as duas coisas:
1 - Reforma um usado de duas formas diferentes:
1 a - Ele transforma o modelo blindado em um modelo que pode ser aberto. Para isso usina uma rosca no corpo. Daí troca os elementos de vedação gastos, troca o óleo, ajusta os discos de ação rápida de compressão e retorno de acordo com a carga usual da moto, fecha o amortecedor, dá a pressão de nitrogênio e te devolve (ou te vende outro igual, mas fica com o seu). Essa modalidade é só na base de troca.
1 b - Mesma coisa de 1 a, só que adicionando o cilindrinho extra de óleo com nitrogênio. A lógica dele ao fazer isso é que o aumento de custo é pequeno para um benefício do cliente grande. Ao deixar o nitrogênio dentro da "camisinha" (uma cápsula de borracha dentro do cilindro amarelo), o amortecedor pode ficar 100% cheio de óleo. São 3x mais óleo que num amortecedor normal. Com isso o óleo aguenta mais tempo antes de ficar ruim, e o risco de se misturar óleo com nitrogênio numa porrada diminui, pela eliminação do oring de separação. Essa modalidade também é só na base de troca.
2 - Vende um modular novo, que ele chama de "kayaba". É o caso minha peça. Não é a base de troca.
Observando a peça e os ingredientes do miolo, acho que ele compra da kayaba apenas o "recheio" (embolo, haste, vedações, discos, anel do ajuste, etc ) mas o invólucro externo manda fazer em algum lugar no Brasil. Acho isso porque esse acabamento bicromatizado, o acabamento do lado de dentro do tubo, essa solda na conexão... parece tudo bem feito, mas parece também artesanal. Já o miolo é, pelo aspecto, "coisa de gente grande". Então me parece que ele vende um misto de "recheio kayaba" em invólucro Cmotos, dá o nome de "kayaba" para o produto, e vende como uma opção mais sofisticada que os reciclados.
A diferença entre as opções (1b) e (2) é que (2) tem ajuste de orifício de bypass, que é o tal de ajuste de 28 clicks que ele se refere no anúncio. E o cilindro da Cmotos parece mais robusto. No mais, ambos são ajustados conforme a carga da moto, e se no futuro ficarem ruins, o retrabalho em qualquer dos modelos é simples e bem mais barato, por serem desmontáveis.
O Kayaba, por ser modular, ele pode usar corpos de diversos comprimentos. Não sei se para a Te e para a Lander os comprimentos são iguais. Eu comprei o kayaba de lander. Ele faz kayaba para tudo que é moto. Quando fui lá ele estava mexendo numa scooter.
ghamauricio: Kayaba é certamente o recheio do amortecedor. O embolo me pareceu algo bem sofisticado. O cilindrinho reservatório externo eu não sei se é fabricado pela kayaba ou cmotos.
-
- Mestre-
- Cidade onde mora: Distrito Federal
depois de dizer tudo isso, testa e diga qual é o comportamento desta geringonça!!!!
E da pra ajustar a dureza da suspensão facilmente, tipo, antes de viajar?? Onde da os clicks????
E da pra ajustar a dureza da suspensão facilmente, tipo, antes de viajar?? Onde da os clicks????
Dá para regular na mão. Não é muito duro. Fica do lado de baixo.
- Vitor Barreto
- Mestre
- Cidade onde mora: Macaé - RJ
ivnn,
Explicadíssimo!!!
Obrigado.
Explicadíssimo!!!
Obrigado.
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
-
- Mestre-
- Cidade onde mora: Distrito Federal
maneiro...instala na moto, ajusta o mais macio e depois o oposto e fala pra gente a diferença...acho que não vai fazer nenhuma.
- Carlos Boni
- Mestre+
- Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP
Ontem passei na Cmotos e conversei com o Claudio.
Semana que vem passo lá e troco o meu por um a gás.
O cara manja!!!
Cheguei e ele estava na bancada desmontando um amortecedor de uma HD.
Parou tudo e me deu a maior atenção. Ficamos conversando bem uns 40min.
Me mostrou os tipos de amortecedores, onde desgastam, peças e partes internas, comparou as peças dele com de outros lugares...
E afff!! Eu que não entendo nada disso, deu pra ver os absurdos que o pessoal anda fazendo.
Uso de óleo de motor, Peças de latão onde deveriam ser de aço carbono, limpesa de retentores em vez de trocas... e por aí vai!
Falei que participava desse blog e perguntei sobre compras coletivas.
Ele topou dar 10% de desconto, desde que fossem do TC, e com uma lista de no mínimo 5 interessados.
Dá pra fazer em 3X ou uma mais 3 no cartão.
Sera que rola?
Semana que vem passo lá e troco o meu por um a gás.
O cara manja!!!
Cheguei e ele estava na bancada desmontando um amortecedor de uma HD.
Parou tudo e me deu a maior atenção. Ficamos conversando bem uns 40min.
Me mostrou os tipos de amortecedores, onde desgastam, peças e partes internas, comparou as peças dele com de outros lugares...
E afff!! Eu que não entendo nada disso, deu pra ver os absurdos que o pessoal anda fazendo.
Uso de óleo de motor, Peças de latão onde deveriam ser de aço carbono, limpesa de retentores em vez de trocas... e por aí vai!
Falei que participava desse blog e perguntei sobre compras coletivas.
Ele topou dar 10% de desconto, desde que fossem do TC, e com uma lista de no mínimo 5 interessados.
Dá pra fazer em 3X ou uma mais 3 no cartão.
Sera que rola?
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Honda XL 250 1983 DC
- Vitor Barreto
- Mestre
- Cidade onde mora: Macaé - RJ
Opa Boni, blz hem
Bom, eu já vou comprar. Mesmo que a lista não chegue aos 5. Mas...
1- Vitor Barreto
2-
3-
4-
5-
1- Vitor Barreto
2-
3-
4-
5-
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
- Carlos Boni
- Mestre+
Opa Vitor!
Beleza então
Nesta semana vou criar um tópico específico pra isso e já coloco teu nome nela, ok?
Fica melhor de repassar
Beleza então
Nesta semana vou criar um tópico específico pra isso e já coloco teu nome nela, ok?
Fica melhor de repassar
Editado pela última vez por Carlos Boni em 28 Nov 2013, 14:40, em um total de 1 vez.
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Honda XL 250 1983 DC
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Honda XL 250 1983 DC
- Rogeriogest
- Mestre+
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Vitor Barreto escreveu:Opa Boni, blz hem
1- Vitor Barreto
2- Rogerio (mas o meu é de Tenere 600)
3-
4-
5-
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure
KTM 950-S Adventure
- Carlos Boni
- Mestre+
Rogerio,
Ele não falou nada de modelo de moto.
Acho que o que vale pra ele é a quantidade
Ele não falou nada de modelo de moto.
Acho que o que vale pra ele é a quantidade
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022