Limpeza e Conservação das Motos.
- Aderpa
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Limpeza e Conservação das Motos.
Este tópico serve para orientar e discutir sobre produtos de limpeza e conservação das motos.
Serve para trocar experiências sobre produtos que deram certo e os que provocaram danos, evitando que outras pessoas também danifiquem as motos.
Como há uma gama imensa de produtos de limpeza e maneiras de lavar a moto, gostaria de reunir aqui a experiência dos outros foristas.
Serve para trocar experiências sobre produtos que deram certo e os que provocaram danos, evitando que outras pessoas também danifiquem as motos.
Como há uma gama imensa de produtos de limpeza e maneiras de lavar a moto, gostaria de reunir aqui a experiência dos outros foristas.
- Aderpa
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Na lavagem da minha moto eu começo com a limpeza da corrente.
Atualmente eu uso o desengraxante, aplicado com pincel e um galão cortado em forma de bacia, onde eu ponho o líquido e vou aparando tudo que escorre da corrente e reaplicando.
Deixo o desengraxante agindo enquanto vou lavando a moto. Ao final, esfrego a corrente com um pedaço de pano velho – não uso estopa, pois ela deixa fiapos grudados nos elos, e aplico o lubrificante.
Óleo spray para corrente Mobil (R$24,00)
![Imagem](http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUpP7LRqdKVVZIj7uzsm4cY0S-QJUuGzHVAYI4HR5TbIYJZCn63g)
Desengraxante Clarus ElectryMax SDL-17i 1L http://www.ecoalvo.com.br/produto/58030 ... SDL-17i-1L
![Imagem](http://www.ecoalvo.com.br/produtos/ElectryMax_SDL17i_det.jpg)
É um solvente caro, R$86,70 o litro, e só o uso porque é 0800. Tem que avaliar o custo benefício: Se você usa produtos caros demais, acaba não sendo viável.
Na lavagem geral da moto eu uso detergente neutro Ype Clear com glicerina, esponja e pincel.
Nos pneus uso uma escova de lavar roupa para esfregar com detergente neutro (Ype). Após a secagem, aplico o silicone em gel ou spray.
![Imagem](http://www.angeloni.com.br/files/images/3/08/8A/1358665_1_D.jpg)
Após a lavagem e secagem da moto, uso o silicone Grand Prix na carenagem, painel e paralama dianteiro.
![Imagem](https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQsMgMevyTJZXXA-jNH9mSy5ymP-ftZx8aTvdHTYC5Vt8W8JxOOrw)
Apesar de ser caro (R$15,00), é o que melhor deu resultado até hoje. Ele não engordura e aplico até na bolha, dando um excelente brilho depois que ele seca. Antes de secar, a bolha parece que vai ficar opaca, mas não fica. Aplico até no meu capacete, exceto na viseira.
Eu aplico o silicone spray em lata no quadro, manete, retrovisor (não no espelho, mas no plástico), rabeta, bagageiro, bauleto, faroletes, sanfonas da bengala, paralama traseiro, aquelas mangueiras atrás do motor, pedaleiras e corpo da injeção. Dá para aplicar em quase tudo na moto. Ela fica brilhando como nova.
No banco da moto eu não aplico nada. Só lavo com agua e o detergente Ype, para não perder a aderência.
Para secar a moto eu uso flanela. Na secagem do painel, bolha e a carenagem uso uma flanela exclusiva só para estas partes, afim de evitar de riscar.
Atualmente eu uso o desengraxante, aplicado com pincel e um galão cortado em forma de bacia, onde eu ponho o líquido e vou aparando tudo que escorre da corrente e reaplicando.
Deixo o desengraxante agindo enquanto vou lavando a moto. Ao final, esfrego a corrente com um pedaço de pano velho – não uso estopa, pois ela deixa fiapos grudados nos elos, e aplico o lubrificante.
Óleo spray para corrente Mobil (R$24,00)
Desengraxante Clarus ElectryMax SDL-17i 1L http://www.ecoalvo.com.br/produto/58030 ... SDL-17i-1L
![Imagem](http://www.ecoalvo.com.br/produtos/ElectryMax_SDL17i_det.jpg)
É um solvente caro, R$86,70 o litro, e só o uso porque é 0800. Tem que avaliar o custo benefício: Se você usa produtos caros demais, acaba não sendo viável.
Na lavagem geral da moto eu uso detergente neutro Ype Clear com glicerina, esponja e pincel.
Nos pneus uso uma escova de lavar roupa para esfregar com detergente neutro (Ype). Após a secagem, aplico o silicone em gel ou spray.
![Imagem](http://www.angeloni.com.br/files/images/3/08/8A/1358665_1_D.jpg)
Após a lavagem e secagem da moto, uso o silicone Grand Prix na carenagem, painel e paralama dianteiro.
Apesar de ser caro (R$15,00), é o que melhor deu resultado até hoje. Ele não engordura e aplico até na bolha, dando um excelente brilho depois que ele seca. Antes de secar, a bolha parece que vai ficar opaca, mas não fica. Aplico até no meu capacete, exceto na viseira.
Eu aplico o silicone spray em lata no quadro, manete, retrovisor (não no espelho, mas no plástico), rabeta, bagageiro, bauleto, faroletes, sanfonas da bengala, paralama traseiro, aquelas mangueiras atrás do motor, pedaleiras e corpo da injeção. Dá para aplicar em quase tudo na moto. Ela fica brilhando como nova.
No banco da moto eu não aplico nada. Só lavo com agua e o detergente Ype, para não perder a aderência.
Para secar a moto eu uso flanela. Na secagem do painel, bolha e a carenagem uso uma flanela exclusiva só para estas partes, afim de evitar de riscar.
Editado pela última vez por Aderpa em 19 Dez 2013, 09:49, em um total de 1 vez.
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?
Apesar de ter uns 10 meses fazendo isso quase que semanalmente não sei se realmente 'pode', fica com bastante brilho.
Também uso:
![Imagem](https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQsMgMevyTJZXXA-jNH9mSy5ymP-ftZx8aTvdHTYC5Vt8W8JxOOrw)
Mas passo no baú, porta ferramentas e nas abas laterais (aquele que de um lado fica o filtro de ar). Nos plásticos foscos.
Apesar de ter uns 10 meses fazendo isso quase que semanalmente não sei se realmente 'pode', fica com bastante brilho.
Também uso:
Mas passo no baú, porta ferramentas e nas abas laterais (aquele que de um lado fica o filtro de ar). Nos plásticos foscos.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12
Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Otimas informações amigo!
Eu que lavo minha moto pois ela e preta e tenho medo de alguém riscar, mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
![palmas :palmas:](./images/smilies/palmas.gif)
Eu que lavo minha moto pois ela e preta e tenho medo de alguém riscar, mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
Fazer 250 (2006)
NXR Broz (2010)
Tenere 250 (2012)
- Aderpa
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Tovo escreveu:... mas nunca lavo a corrente, a lavagem melhora a duração da relação?
Abraço!!
Tovo, a corrente você tem que lavar e lubrificar a cada 500Km, ou após andar na chuva. A duração da transmissão depende primordialmente disso!
![Bom :thumbup:](./images/smilies/icon_thumbup.gif)
Tucho, eu abri este tópico exatamente por causa de uma dúvida: Se é possível usar a cera Grand Prix para tirar pequenos riscos sem danificar a carenagem. Como minha moto tinha menos de um ano e nunca teve nenhum risco, não vi a necessidade de usar a cera até agora. Como você tem usado e não apareceu nada... dê uma maneirada, pois com o tempo pode desgastar muito o verniz e danificar a pintura. Coloque uma foto da cera para gente ter certeza de qual delas você se refere.tucho escreveu:Após lavar, passo cera Grand Prix nas carenagens e para-lama....Dá alguma zica?
Se eu estiver errado, e se alguém tiver mais experiência, pode me corrigir!
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
A cera é essa aqui:
![Imagem](http://imageshack.com/a/img13/478/gr4p.jpg)
Depois de limpar/lavar a corrente estava usando para lubrificar:
![Imagem](http://imageshack.com/a/img546/8778/0pn9.jpg)
Como acabou essa semana,
usei óleo 90 até comprar outra lata de Motul.
Lavo a moto semanalmente, assim limpo e lubrifico a corrente semanalmente. Rodo em média 300 km por semana, acho que até exagero na frequência de lubrificação.
![Imagem](http://imageshack.com/a/img13/478/gr4p.jpg)
Depois de limpar/lavar a corrente estava usando para lubrificar:
![Imagem](http://imageshack.com/a/img546/8778/0pn9.jpg)
Como acabou essa semana,
![Chorando :cry:](./images/smilies/icon_cry.gif)
Lavo a moto semanalmente, assim limpo e lubrifico a corrente semanalmente. Rodo em média 300 km por semana, acho que até exagero na frequência de lubrificação.
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Ola
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
eu uso colinite ou qualquer cera que nao contem abrasivos.
no plastico preto uso Black & black da mothers.
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
eu uso colinite ou qualquer cera que nao contem abrasivos.
no plastico preto uso Black & black da mothers.
- tucho
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Srgaldino escreveu:Ola
Essa cera grand prix e abrasiva e com o tempo vai removendo o verniz da pintura, e ocorre tambem alguns micros riscos.
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![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
Dicas de cera sem abrasivo: Collinite? nunca vi por aqui...
Ténéré 250 - 11/11
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Caras, o único produto q to usando além de gasolina aditivada (pra poder andar) na moto é o lubrificante de corrente Ipiranga:
![Imagem](http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/0529163246Lubrificante.jpg)
Fico com pena de gastar água (e fadiga) na moto se eu deixo ao relento pra pegar chuva, sol, etc... rs![Sorrisão :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Imagem](http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/0529163246Lubrificante.jpg)
Fico com pena de gastar água (e fadiga) na moto se eu deixo ao relento pra pegar chuva, sol, etc... rs
![Sorrisão :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
- spencer.chedid
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Re: Limpeza e Conservação das Motos.
Bacana esse tópico hein Aderpa!
O único "cuidado especial" que tenho é com a corrente.
Antes de começar a lavar a moto, aplico o Motul Chain Clean esfregando levemente com uma escova de dentes velha, e deixo agindo enquanto vou lavando a moto.
Quando termino a lavagem, enxáguo a corrente com jato dágua apenas. A sujeira sai quase que 100%.
Seco a moto como uma flanela e, depois de seca, passo um pano velho na corrente para terminar de tirar a sujeira.
Depois aplico Motul Chain Lube.
Fim!
Vou experimentar esse silicone Grand Prix na próxima lavagem.
Motul Chain Clean:
![Imagem](http://www.infinitymotorcycles.com/images/products/medium/3motul_chainclean.jpg)
Motul Chain Lube:
![Imagem](http://www.infinitymotorcycles.com/images/products/medium/3Motul_C4_ChainLube_fl.jpg)
![joinha :joinha:](./images/smilies/joinha.gif)
O único "cuidado especial" que tenho é com a corrente.
Antes de começar a lavar a moto, aplico o Motul Chain Clean esfregando levemente com uma escova de dentes velha, e deixo agindo enquanto vou lavando a moto.
Quando termino a lavagem, enxáguo a corrente com jato dágua apenas. A sujeira sai quase que 100%.
Seco a moto como uma flanela e, depois de seca, passo um pano velho na corrente para terminar de tirar a sujeira.
Depois aplico Motul Chain Lube.
Fim!
![urrruuu :urrruuu:](./images/smilies/urrruuu.gif)
Vou experimentar esse silicone Grand Prix na próxima lavagem.
Motul Chain Clean:
![Imagem](http://www.infinitymotorcycles.com/images/products/medium/3motul_chainclean.jpg)
Motul Chain Lube:
![Imagem](http://www.infinitymotorcycles.com/images/products/medium/3Motul_C4_ChainLube_fl.jpg)