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Amortecedor alternativo, opiniões...
- Cromado
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Pois é Vitor Barreto, o da Falcon tem que adaptar...o da Cmotos embora tenha solda, é plug and play. Pra adaptar um de falcon e economizar comprando paralelo....na moral, acho que não vale nd a pena. Não estou ganhando nd pela loja, mas todos os highlanders que colocaram não se queixam, pelo contrário só elogios
Pode colocar um novo Yamaha, dará problema, é coisa crônica, usado da falcon......novo da falcon paralelo........a escolha é sua.
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- Vitor Barreto
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Cromado,
Fala mais do teu... A quanto tempo usa? E as tais 28 regulagens, funcionam mesmo?
Melhorou a estabilidade da moto com peso (garupa e baús por ex.)?
Esse da Falcon só rolaria se conseguisse um pronto e montado. Aqui é muito ruim para estes tipos de serviços.
Estou otimista com esse da Cmotos, por conseguir trocar o gás depois, vc já fez essa troca?
Fala mais do teu... A quanto tempo usa? E as tais 28 regulagens, funcionam mesmo?
Melhorou a estabilidade da moto com peso (garupa e baús por ex.)?
Esse da Falcon só rolaria se conseguisse um pronto e montado. Aqui é muito ruim para estes tipos de serviços.
Estou otimista com esse da Cmotos, por conseguir trocar o gás depois, vc já fez essa troca?
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
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- Rogeriogest
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Vitor, e aí?Vitor Barreto escreveu:Cromado,
Fala mais do teu... A quanto tempo usa? E as tais 28 regulagens, funcionam mesmo?
Melhorou a estabilidade da moto com peso (garupa e baús por ex.)?
Esse da Falcon só rolaria se conseguisse um pronto e montado. Aqui é muito ruim para estes tipos de serviços.
Estou otimista com esse da Cmotos, por conseguir trocar o gás depois, vc já fez essa troca?
trocou o amrotecedor?
Abrazz
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- marsarioli
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Cara eu não entendo... nunca troquei amortecedor de moto e olha que já tive diversas e rodei um bom tanto... se a tezinha está precisando trocar algo muito sério está acontecendo...
penso que se nada aconteceu é porque o original não presta (?) e aí é melhor um paralelo ou adaptado ( rodei mais de 100.000km com a Falcon (2 vezes)) Agora, se algo motivou o dano e você está convencido que o amortecedor é bom então, meu amigo, parta para o original ... é comprar e andar... sem gambiarras....
penso que se nada aconteceu é porque o original não presta (?) e aí é melhor um paralelo ou adaptado ( rodei mais de 100.000km com a Falcon (2 vezes)) Agora, se algo motivou o dano e você está convencido que o amortecedor é bom então, meu amigo, parta para o original ... é comprar e andar... sem gambiarras....
Maurício
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Mauricio, seguinte, a razão pra trocar o amortecedor por de outra moto é pelo preço, mas acho q o original não é ruim não... Pelo menos a maioria parece não reclamar, são algumas exceções.
- ghamauricio
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
marsarioli, todo veículo tem que trocar os amortecedores depois de algum tempo. O óleo que tem dentro deles se degrada e passa a se comportar de maneira diferente, e o problema mais comum é que quando você passa numa lombada por exemplo, o veículo sai "quicando", balançando pra cima e pra baixo. Isto é o comportamento errado de um amortecedor - se o veículo fizer isso, ou o óleo está muito ruim, ou está estourado e só a mola está trabalhando.
O correto é passar e ele absorver a irregularidade e "devolver a energia", ou seja: a roda sobe e desce, e o veículo continua indo reto. Não é ficar balançando depois.
O Claudio da CMotos disse que o amortecedor traseiro da Lander dura 25~30 mil km, o que é MUITO RUIM! O da Ténéré, seugndo ele, costuma durar uns 50 mil, o que já é melhor. Acho até aceitável 50 mil...
O que ajuda é andar com ele mais apertado, mais durinho. Ele dura mais e dá mais estabilidade nas curvas de alta velocidade.
O correto é passar e ele absorver a irregularidade e "devolver a energia", ou seja: a roda sobe e desce, e o veículo continua indo reto. Não é ficar balançando depois.
O Claudio da CMotos disse que o amortecedor traseiro da Lander dura 25~30 mil km, o que é MUITO RUIM! O da Ténéré, seugndo ele, costuma durar uns 50 mil, o que já é melhor. Acho até aceitável 50 mil...
O que ajuda é andar com ele mais apertado, mais durinho. Ele dura mais e dá mais estabilidade nas curvas de alta velocidade.
- Vitor Barreto
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Para o original Yamaha ou Original Kayaba?marsarioli escreveu:Agora, se algo motivou o dano e você está convencido que o amortecedor é bom então, meu amigo, parta para o original ... é comprar e andar... sem gambiarras....
Pensando bem, não posso condenar o amortecedor original, pois rodei com ele perfeitamente até os 10.00kms. Peso/baús, garupa, estradas de terra. Felizão!!! Até o fatídico sábado (dia seguinte a revisão de 10k) que passei maior perrengue com a patroa com a sensação que a moto estava desmanchando.
Nada tira da minha kbç e os mexanicos ferraram meu amortecedor.
Não confio mais... Pelo valor do Original yamaha, prefiro o Kayaba.
Rogério,
Ainda não comprei. Esto esperando o papai noel...
Mauricio,
Eles me entregaram o amortecedor da revisão com a regulagem no máximo (mola mais comprimida= mais dura) e ficou "andável", porém sofro muito nas curvas em velocidade já que a traseira fica instável
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- Carlos Boni
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Nunca troquei um amortecedor de moto, mas isso foi numa época em que as coisas eram feitas para durar ![pdavida :pdavida:](./images/smilies/pdavida.gif)
E pagar por um amortecedor na cc 10% do valor da moto já é demais, né?!
Pra mim, a Cmotos até que é perto.
Vou ver qto sai.
O da Dea já ta no osso a tempos e Ibitipoca decretor seu RIP.
![pdavida :pdavida:](./images/smilies/pdavida.gif)
E pagar por um amortecedor na cc 10% do valor da moto já é demais, né?!
Pra mim, a Cmotos até que é perto.
Vou ver qto sai.
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Carlos Boni
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Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
Vale lembrar que, para quem está perto, a proposta da CMotos é interessante pela possibilidade de:
1 - Manutenção no óleo a cada 50.000 km. Não tem mais que trocar o amortecedor;
2 - Mudança, se desejar, dos discos de compressão e retorno, para outro perfil de condutor. Em outras palavras, tem como mudar a dinâmica do amortecedor para agradar o condutor, coisa que não existe no amortecedor padrão.
A minha patroa fez um up para uma lander usada que está com o amortecedor já baleado. Decidimos pelo kayaba com regulagem, mas a regulagem nele é só do bypass (vinte e tantos clicks; dá para regular na mão quando quiser deixando mais dura ou mole), que é um furinho que o óleo passa para amortecer pequenas oscilações. Para impactos maiores quem amortece são os discos de compressão e retorno (que depois de instalados não tem regulagem). Achei interessante que o cara da Cmotos se propôs a instalar discos de compressão e retorno que cedem com menos carga, correspondentes ao peso da minha esposa.
Veremos como fica. Recebo-o amanhã, o amortecedor, mas só terei tempo de instalá-lo no sábado.
Nota: A lojinha da Cmotos, enquanto pequena, parece competente para amortecedores. Vi mutas dezenas, senão centenas de tubos amortecedores de diversas medidas; estoque com diversos tipos de êmbolos, grande quantidade de discos, vários tamanhos de batentes em PU, vi o cilindro de nitrogênio, o dispositivo de desmontar mola... O cara tem tudo lá em peças e recursos. Se é bom, vou descobrir (e posto aqui). Mas que parece "o fodão" nessa área, isso parece!
1 - Manutenção no óleo a cada 50.000 km. Não tem mais que trocar o amortecedor;
2 - Mudança, se desejar, dos discos de compressão e retorno, para outro perfil de condutor. Em outras palavras, tem como mudar a dinâmica do amortecedor para agradar o condutor, coisa que não existe no amortecedor padrão.
A minha patroa fez um up para uma lander usada que está com o amortecedor já baleado. Decidimos pelo kayaba com regulagem, mas a regulagem nele é só do bypass (vinte e tantos clicks; dá para regular na mão quando quiser deixando mais dura ou mole), que é um furinho que o óleo passa para amortecer pequenas oscilações. Para impactos maiores quem amortece são os discos de compressão e retorno (que depois de instalados não tem regulagem). Achei interessante que o cara da Cmotos se propôs a instalar discos de compressão e retorno que cedem com menos carga, correspondentes ao peso da minha esposa.
Veremos como fica. Recebo-o amanhã, o amortecedor, mas só terei tempo de instalá-lo no sábado.
Nota: A lojinha da Cmotos, enquanto pequena, parece competente para amortecedores. Vi mutas dezenas, senão centenas de tubos amortecedores de diversas medidas; estoque com diversos tipos de êmbolos, grande quantidade de discos, vários tamanhos de batentes em PU, vi o cilindro de nitrogênio, o dispositivo de desmontar mola... O cara tem tudo lá em peças e recursos. Se é bom, vou descobrir (e posto aqui). Mas que parece "o fodão" nessa área, isso parece!
Re: Amortecedor alternativo, opiniões...
O Cláudio da Cmotos me mostrou um dos jeitos que o amortecedor original vai para o vinagre. Tem um embolo com oring separando o nitrogênio pressurizado do óleo. Esse volume com nitrogênio serve para:Vitor Barreto escreveu:... rodei com ele perfeitamente até os 10.00kms. Peso/baús, garupa, estradas de terra. Felizão!!! Até o fatídico sábado...
1 - absorver o volume da haste do amortecedor quando o mesmo comprime. O volume do nitrogênio comprime na mesma medida, e é a razão de porque, mesmo sem mola, um amortecedor (saudável) sempre querer ficar com a haste toda para fora, como se tivesse uma mola interna.
2 - inibir formação de bolhas, que detonam a característica do amortecedor. Tem um vídeo aqui em que o cara pega um amortecedor transparente, do tipo da Te, e tira a pressão:
http://www.youtube.com/watch?v=MhN2Kk5ArzA" onclick="window.open(this.href);return false;
Se o oring falha, por uma porrada maior ou algum problema construtivo, e no evento parte do nitrogênio migra para o óleo, fica ruim igual, e isso pode ocorrer de repente.
Aliás, segundo o Cláudio, quando sentimos que a "mola cede", e apertamos a suspensão, não é a mola que cedeu. Segundo ele uma mola de 10 anos de idade é igual uma nova. O que acontece é que com o tempo o amortecedor perde pressão, e o efeito mola dele fica menor, aparentando que a mola de aço ficou mais fraca. Trata-se, segundo ele, que simplesmente seu amortecedor está envelhecendo.