Se você aplicar óleo ou graxa em demasia, com toda certeza vai dar problema.
Agora, se você aplicar o WD-40 na chave, colocar e tirar algumas vezes, e limpar a chave, não vai prejudicar em nada. Só vai contribuir com os contatos internos.
Se você andar na terra, terá problemas na ignição com ou sem graxa. A areia/poeira vai entrar de qualquer forma e vai cumprir seu papel de abrasivo.
Segue abaixo o Tutorial que o colega Evandro postou no Fazer On-line.
Aqui a página original
Evandro escreveu:Olá Galera,
Venho aqui relatar um problema que ocorreu comigo e gostaria de compartilhar com todos.(É apenas um resumo, pois isto me tomou quase 4 dias de testes)
Possuo uma Yamaha Fazer 250 2007/08, e semana passada estava viajando com ela quando ela deu umas falhadas, como se cortasse a ignição e novamente a ligasse, fez isto por umas 4 vezes, até que parou completamente. A injeção não acusava nenhum erro. Porem quando se dava a partida a mesma não ligava, somente piscava a luz de advertência rapidamente, porem não dava nenhum código, só piscava rapidamente.
Ao se virar a chave na ignição a bomba pressurizava normalmente, o painel funcionava perfeitamente, porem ao pressionar o botão de ignição o motor girava porem a moto não ligava. Tentei por diversas vezes dar partida porem sem sucesso, e como já estava ficando tarde, deixei a moto na residencia de um senhor, e peguei um ônibus e voltei pra casa. Voltei no outro dia munido de todas as ferramentas possíveis, junto ao diagrama elétrico. Comecei checando a voltagem da bateria, os fusíveis, em seguida os interruptores do pezinho e neutro, Tudo Ok. O interruptor de partida eu descartei, pois a bomba estava ligando, coisa que ela não faz quando esta em Off. Como nada foi achado, fui para os sensores, testei todos: sensor de temperatura, sensor de inclinação, sensor hibrido, sensor da posição do virabrequim, sensor de velocidade, bobina de ignição, cachimbo de vela, vela, injetor, bomba de combustível (Testei eletricamente e mecanicamente, a pressão estava Ok). A chave de ignição não testei, pois quando ligava ela ligava o painel e bomba normalmente.
Fazendo tudo isto e tudo estando Ok, pensei ser algum fio quebrado, assim sendo comecei a testar a continuidade dos fios, um por um, todos Ok!! Já de saco cheio fui dormir.
No dia seguinte, tentei novamente dar a partida e a mesma pegou, pensei que filha da p@#$!! Ai dei uma acelerada e a mesma apagou, tentei novamente, e nada, nenhum erro, nada!!! De tanta raiva comecei a ligar e desligar a chave, até q notei q a chave estava com um pouco de jogo, ao olhar ao lado eis a surpresa. Eureca!!!
Os parafusos que prendem o mecanismo de ignição estavam soltos, porem tem um detalhe eles são lisos. Liguei na CC para saber o preço e quase cai de costas e resolvi eu mesmo arrumar a ignição.
O mais interessante deste fato é que embora haja uma interrupção na alimentação, a interrupção não é total, ele alimenta o painel, a injeção, e a ignição não.
Defeito descoberto segue agora as fotos de como fiz para arrumar a chave de ignição.
Primeiramente temos de retirar os parafusos que o fixa na mesa, porem o mesmo não possui cabeça, e temos de ¨come-lo¨ na broca, como vocês podem ver na foto seguinte.
Usei uma punção para marcar onde seria o furo e a broca não escorregar quando iniciasse o furo.
Detalhe da Punção feita.
Vamos a furação. Comece com uma broca fina e em seguida aumente por uma broca maior.
Detalhe primeiro furo broca pequena.
Em seguida vamos passar a broca maior. Cuidado para não atingir a peça.
Ir furando aos pouco e ir verificando quando a cabeça estiver totalmente furada.
Faça com os dois lados. Feito isto, retire-a.
Retire os dois parafusos usando uma chave de cano ou um alicate de pressão.
Na parte superior terá mais 2 parafusos para retirar, retire do mesmo modo que fizemos.
Retire a capa, e você terá acesso aos parafusos que queremos apertar, esses são do tipo philips.
Já aproveitei e fiz uma limpeza completa, tirando a graxa velha e colocando uma nova.
Atenção nesta parte!!! NÃO RETIRE A CHAVE, pois se o fizer, ira cair as placas do segredo. Faça a limpeza com a chave no contato!!!!
Em seguida faça a remontagem refazendo os passos no sentido inverso deste tutorial.
Não se esqueça de usar TRAVA ROSCA para fixar bem os parafusos.
Eu utilizei parafusos sextavados para fixar novamente a chave de ignição na mesa, e tipo philips para fixar a capa.
Espero que este tutorial seja útil.
Abraços,
Evandro