DT 180 - Dicas na hora da compra
- Diogo
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DT 180 - Dicas na hora da compra
To pensando em comprar uma DTzinha para as trilhas. Por ser uma moto leve, barata e com um motor forte pro tamanho.
Queria algumas dicas sobre: como avaliar o motor 2T se esta bom ainda? vale a pena comprar uma DT 180? alguma dica extra sobre os cuidados na hora de comprar?
Obrigado
Queria algumas dicas sobre: como avaliar o motor 2T se esta bom ainda? vale a pena comprar uma DT 180? alguma dica extra sobre os cuidados na hora de comprar?
Obrigado
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004
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- Marcel Valim
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
O que eu posso te dizer, que me lembro da época que eu tive DTs, é pra avaliar bem o barulho do motor, com relação à gaiola da biela.
Se estiver barulhento tem que abrir o motor e trocar. Tinha quem escondesse o ruído subindo a agulha do carburador pra mistura ficar mais rica, mas ela babava óleo demais pela ponteira do escapamento. Verifica isso.
Algumas mais usadas escapavam marcha e também era comum vazamento de óleo nos retentores das bengalas.
Fora isso é o básico: relação, freios, caixa de direção, parte elétrica, visual, etc.
Daquia apouco aparece um fanático saudosista pra dar mais dicas.
Se estiver barulhento tem que abrir o motor e trocar. Tinha quem escondesse o ruído subindo a agulha do carburador pra mistura ficar mais rica, mas ela babava óleo demais pela ponteira do escapamento. Verifica isso.
Algumas mais usadas escapavam marcha e também era comum vazamento de óleo nos retentores das bengalas.
Fora isso é o básico: relação, freios, caixa de direção, parte elétrica, visual, etc.
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Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
- Diogo
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Valeu, ja me ajudaram essas dicas. Eu tenho vontade de ter uma 2T, mas na verdade nunca nem andei com uma hehe. Dizem que ela quebra direto, vale a pena comprar mesmo assim?
Ténéré 250 - 2011
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- Marcel Valim
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Vai depender do uso que vai fazer dela.
Elas requerem um pouco mais de manutenção por conta da carbonização e desgaste de velas, além do cheiro defumado que te deixa, mas pra diversão é boa sim.
Tem comportamento explosivo de início, com bom torque, mas o folego do motor acaba logo.
Pode até ter mais manutenção, mas tem menos peças no motor pra dar pau.
Elas requerem um pouco mais de manutenção por conta da carbonização e desgaste de velas, além do cheiro defumado que te deixa, mas pra diversão é boa sim.
Tem comportamento explosivo de início, com bom torque, mas o folego do motor acaba logo.
Pode até ter mais manutenção, mas tem menos peças no motor pra dar pau.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
É tudo isso aí que o Marcel falou.
Mais uma coisa. É óbvio que uma moto dessas vai dar alguma manutenção. É antiga e deve estar bem rodada. Encontrar uma em bom estado é bem difícil. Você precisa estar ciente que vai gastar uma grana para "pôr a moto em pé" e depois mais algum dinheiro e tempo até a manutenção se estabilizar.
Não imagine que é o tipo de moto que é "só comprar e sair andando". Vai requerer atenção, tempo e algum dinheiro para se tornar um veículo confiável novamente. Não confunda moto de trilha é tralha de trilha... Moto de trilha também precisa ser confiável... Ou as trilhas não serão diversão...
Resumo: - Atencipe-se. Leve a um mecânico de confiança e solicite um diagnóstico completo.
Pergunte principalmente sobre a disponibilidade de peças para ela na sua região. Por mais boa vontade que os colegas de Fórum tenham, é impossível diagnosticar que tipo de manutenção a pretendida DT necessitará.
Não conte com a sorte. Saiba antes de fechar o negócio como está a moto que você está comprando.
Abraço e Boa sorte.
Mais uma coisa. É óbvio que uma moto dessas vai dar alguma manutenção. É antiga e deve estar bem rodada. Encontrar uma em bom estado é bem difícil. Você precisa estar ciente que vai gastar uma grana para "pôr a moto em pé" e depois mais algum dinheiro e tempo até a manutenção se estabilizar.
Não imagine que é o tipo de moto que é "só comprar e sair andando". Vai requerer atenção, tempo e algum dinheiro para se tornar um veículo confiável novamente. Não confunda moto de trilha é tralha de trilha... Moto de trilha também precisa ser confiável... Ou as trilhas não serão diversão...
Resumo: - Atencipe-se. Leve a um mecânico de confiança e solicite um diagnóstico completo.
Pergunte principalmente sobre a disponibilidade de peças para ela na sua região. Por mais boa vontade que os colegas de Fórum tenham, é impossível diagnosticar que tipo de manutenção a pretendida DT necessitará.
Não conte com a sorte. Saiba antes de fechar o negócio como está a moto que você está comprando.
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"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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- Kakko
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Será que uma Tornado não atenderia bem ? as vezes acha até em leilão....com nota fiscal da para pegar trilha...
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
DT é escola de mecanica e nao pra curtir passear e andar.
Eu que o diga!
Mas se animar mesmo assim, ande na moto, motor 2t nao tem segredo, nao pode estar cuspindo oleo pela junta do cabecote nem pelo cilindro, abra a tampa do magneto (facinho),deve estar seca, se tiver com oleo ou gasolina o retentor do vira ja era, ai ta na hora de trocar as borrachas.
O motor deve manter marcha lenta tranquilamente, ao acelerar deve subir liso e na desaceleracao nao pode estar fazendo aquele "peim peim peim" que muitos acham caracteristico (isso é mistura pobre).
Se tiver fazendo muito barulho na parte de cima provavelmente pistao batendo saia, custa barato fazer, mas ai desvaloriza a moto ne.
Peca de DT custa merreca, com 500R$ vc faz a moto toda, a manutencao e tao facil que vc mesmo faz. A minha ja desmontei toda, so apanho um pouco da eletrica.
De resto, eu acho que todo apaixonado por motos deve ter uma 2t um dia, é uma experiencia diferente, a motinha é muito gostosa de andar, e sair sempre na frente nos semáforos nao tem preco rs.
Se comprar e precisar de qualquer dica pode contar comigo. Se estivesse mais perto te passava a minha.
Ps.: Se ainda tiver autolube, tire a tampa pra conferir, nao pode estar vazando tambem. Na minha tirei a bomba, e misturo no tanque.
Eu que o diga!
Mas se animar mesmo assim, ande na moto, motor 2t nao tem segredo, nao pode estar cuspindo oleo pela junta do cabecote nem pelo cilindro, abra a tampa do magneto (facinho),deve estar seca, se tiver com oleo ou gasolina o retentor do vira ja era, ai ta na hora de trocar as borrachas.
O motor deve manter marcha lenta tranquilamente, ao acelerar deve subir liso e na desaceleracao nao pode estar fazendo aquele "peim peim peim" que muitos acham caracteristico (isso é mistura pobre).
Se tiver fazendo muito barulho na parte de cima provavelmente pistao batendo saia, custa barato fazer, mas ai desvaloriza a moto ne.
Peca de DT custa merreca, com 500R$ vc faz a moto toda, a manutencao e tao facil que vc mesmo faz. A minha ja desmontei toda, so apanho um pouco da eletrica.
De resto, eu acho que todo apaixonado por motos deve ter uma 2t um dia, é uma experiencia diferente, a motinha é muito gostosa de andar, e sair sempre na frente nos semáforos nao tem preco rs.
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Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- Diogo
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Até atenderia, mas tem alguns pórens: Primeiro o preço, a DT sai mais barata. Segundo o peso, a tornado é mais pesada, principalmente pra iniciantes. E sobre o leilão, onde e quando vai ter um? Eu não sei onde tem esse tipo de informação. Mas não deixa de ser uma possibilidade. Obrigado heheKakko escreveu:Será que uma Tornado não atenderia bem ? as vezes acha até em leilão....com nota fiscal da para pegar trilha...
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Obrigado pra todos, tão me ajudando na decisão. Mas no fundo, eu to muito afim de ter uma 2T hehe
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Re: DT 180 - Dicas na hora da compra
Vai fundo!Diogo escreveu:Obrigado pra todos, tão me ajudando na decisão. Mas no fundo, eu to muito afim de ter uma 2T hehe
Pega uma documentada se conseguir. Curtir uma 2t na rua apavorando é show!
Pague barato, veja se a moto não tem muita gambiarra (mau sinal coisas com arame, durepoxi, pintada de spray por cima de tudo), e separe uns $500 pra caso ocorra algum problema.
Unicas ferramentas fora do normal que te recomendo comprar:
Extrator de magneto (é o mesmo das CG e ML, custa uns 10R$)
E a ferramenta que serve pra segurar o magneto (custa uns R$40)
De resto a caixa de ferramentas normal da conta numa boa. A moto é super leve, forte, e só quebra enquanto vc fizer merda rs.
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