Se você, como eu, curte motoviagens e expedições, deve curtir uma moto parecendo assim:
![Imagem](http://1.bp.blogspot.com/-mFENxpItw18/UZ4V-rpqzaI/AAAAAAAAAdA/UW6EsAXwutw/s320/6132833214_05b7648605_b.jpg)
Linda mas terrível de pilotar!
Mas fique sabendo, uma moto carregada assim é HORRÍVEL de pilotar!
O posicionamento das bagagens influencia muito no comportamento da moto. E isso pode salvar sua pele numa emergência!
![Imagem](http://2.bp.blogspot.com/-iFq7RtftlqE/UZ4Us11oCZI/AAAAAAAAAcw/IDjA8DUKkVo/s320/DSCF0001-L.jpg)
Imagina isso com vento lateral? nem todo mundo tem amor a vida .
CENTRO DE GRAVIDADE
Todo corpo físico tem um CG. Esse CG é complexo de se calcular exatamente, pois depende da massa de cada peça e da sua distancia ao centro geométrico da moto ( o meio da moto), mas sempre fica próximo de onde fica a maior parte do peso. No caso, o CG fica normalmente na linha vertical motor-tanque, e quando colocamos o piloto, o CG é deslocado para trás.
O QUE AFETA O CG
Imagine que você tem uma alavanca de 1m de altura.
No caso 1, você tem 50kg na ponta da alavanca. Quando você mexe a alavanca alguns graus, a força dos 50kg numa alavanca de 1m faz com que a alavanca queira chegar ao chão bem rapidamente. E para levantar é necessário mais força. Nesse caso aqui, desconsiderando bagagens, imagine uma moto com tanque de gasolina grande. No meu caso ( 27l de gasolina) a moto fica sensivelmente pior nas curvas com o tanque cheio.
No caso 2, os mesmos 50 kg estão no meio da alavanca, a 50cm do chão. Agora, quando você mexe a alavanca pelos mesmos graus de antes, a tendência a fazer você ficar de pé olhando a alavanca no chão diminuem pela metade, pois a força para levantar a alavanca agora é bem menor. Nesse caso, tente pensar nas Buell. O fundador Eric Buell era obcecado pela distribuição de massa e elas o têm na localização mais perfeita de uma moto atual. Todo o peso das Buell fica próximo ao motor, e por isso essas motos têm comportamento dinâmico exemplar.
Tendeu onde quero chegar?
Pra peso extra, quanto mais perto do CG da moto, menor a influência sobre o comportamento da mesma.
Os lugares mais comuns para se alocar as bagagens numa viagem de moto são: Bagageiro (com ou sem baú), alforges ou baús laterais e mala tanque. Existem ainda as opções de alforges dianteiros (na lateral do tanque) e em algumas motos é possível colocar um bagageiro logo acima do farol.
O baú é a pior localização possível para bagagem. É o lugar mais afastado do CG e dependendo do peso pode sim influenciar no comportamento da moto (a dianteira pode ficar leve)
A mala tanque está numa boa posição, mas não dá pra carregar peso ali nem volume.
Falando de distribuição de peso e comportamento dinâmico, o melhor lugar para se colocar peso é em alforges frontais, nas laterais do tanque, pouco comuns no Brasil, E em segundo, nos alforges/baús traseiros. Uma mochila no lugar do garupa vem em terceiro e a mala tanque em quarto. Baú só em ultima opção, eu costumo deixar o meu vazio apenas como “armário” nas paradas.
![Imagem](http://3.bp.blogspot.com/-R9LqVZJIBIg/UZ4VT-NJUqI/AAAAAAAAAc4/WJ90Zc9zGJE/s320/004.jpg)
A distribuição mais proxima do ideal. Baús traseiros baixos, alforges dianteiros e mala tanque contrabalanceiam o peso.
depois a gente fala sobre outros fatores que influenciam na distribuicao da bagagem!