Tutorial - Engraxando a balanca
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
E querosene perto do eixo de câmbio, eixo da balança e cubo da roda traseira...?
A minha sempre faz nhec nhec quando chega perto de fazer a revisão, e apesar de nunca ter metido água a jato na motoca, sempre lavo a corrente com bastante querosene. Será que tem relação...?
Abraço!
A minha sempre faz nhec nhec quando chega perto de fazer a revisão, e apesar de nunca ter metido água a jato na motoca, sempre lavo a corrente com bastante querosene. Será que tem relação...?
Abraço!
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Com certeza.
Pergunta pro cara que lavou a moto (e o rolamento da roda) com veja nos 15000km heheheh.
Pergunta pro cara que lavou a moto (e o rolamento da roda) com veja nos 15000km heheheh.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Podes crer Rafa....lavou....fud....
querosene então.....é um desengraxante de primeira....rsrs
até pode lavar a corrente com querosene, alguns usam óleo diesel..eu não uso.....mas depois lubrifique tudo
querosene então.....é um desengraxante de primeira....rsrs
até pode lavar a corrente com querosene, alguns usam óleo diesel..eu não uso.....mas depois lubrifique tudo
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Não conheço nada tão bom quanto querosene pra limpar corrente, mas ele não pode acessar de forma alguma os componentes lubrificados com graxa, vai remover completamente.
Infelizmente, enquanto a Yamaha não tomar vergonha na cara e fazer a suspensão de suas trails 250cc com rolamentos, uma boa alternativa pra facilitar a lubrificação do sistema é instalar graxeiros.
Infelizmente, enquanto a Yamaha não tomar vergonha na cara e fazer a suspensão de suas trails 250cc com rolamentos, uma boa alternativa pra facilitar a lubrificação do sistema é instalar graxeiros.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Cara, suspensao com buchas de nylon e a melhor coisa que tem!
Rolamento e coisa do passado, ainda mais em suspensao.
Vou colocar graxeiras como nessa foto que vc postou ai.
Rolamento e coisa do passado, ainda mais em suspensao.
Vou colocar graxeiras como nessa foto que vc postou ai.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
opa galera!!!
nesses dias quando não tinha nada a fazer eu somente inverti o link
ficou um mostro bem alta e macia como o RALves já falo
eu só utilizo a moto pra fins de semana, mas acho que pra quem anda muito não é muito recomendável porque o
amortecedor da muito fim de curso em buracos .
nesses dias quando não tinha nada a fazer eu somente inverti o link
ficou um mostro bem alta e macia como o RALves já falo
eu só utilizo a moto pra fins de semana, mas acho que pra quem anda muito não é muito recomendável porque o
amortecedor da muito fim de curso em buracos .
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Tá de brincadeira né RAlvez?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
diegonunes escreveu:Tá de brincadeira né RAlvez?
Nao!!!
Rolamento de agulha tem pouca resistencia... buchas de nylon tem arrasto tao baixo quanto rolamentos e mal precisam de graxa.
Das motos que tive, so precisei me preocupar com suspensao traseira nas que tinham rolamento de agulha.
Na teoria, rolamento e melhor... na pratica... bucha e muito mais robusto e pratico.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Pra mim é novidade.
Rolamentos de agulha sem aranha, como são os das suspas da moto, suportam uma pressão do cacete, sem contar a rigidez radial, coisa que as buchas de nylon não chegam perto. Isso é muito importante pra garantir a estabilidade do conjunto.
Mas, fiquei curioso, poderia dar mais detalhes, casos práticos em motos....
Vlw.
Rolamentos de agulha sem aranha, como são os das suspas da moto, suportam uma pressão do cacete, sem contar a rigidez radial, coisa que as buchas de nylon não chegam perto. Isso é muito importante pra garantir a estabilidade do conjunto.
Mas, fiquei curioso, poderia dar mais detalhes, casos práticos em motos....
Vlw.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: Tutorial - Engraxando a balanca
Diego...eu não tenho nada contra as buchas de "elastômeros". Os elastômeros sofreram um desenvolvimento enorme...e tem durabilidade comprovada. Inclusive alguns, isentos de lubrificação.
Há dois ótimos materiais para buchas ( se quiser fazer por conta pois são caros ) o Teflon (PTFE) ou o
UHMW ( Ultra high molecular weight )...com baixo coeficiente de atrrito. Esses podem até trabalhar a seco em algumas situações.
Por experiência, posso dizer que nas Ténérés 600 , tem três tipos de material nas articulações :
Rolamentos de agulhas na articulação principal da balança.
Buchas de bronze sinterizado e buchas de um material que não sei o nome nas articulações do "pró-link".
E todas com pontos de lubrificação
Nas Ténérés 250 as buchas principais da articulação, precisam de lubrificação, inclusive há um ponto (pino) embaixo, no quadro para lubrificar essas buchas. (Tem tópico falando sobre isso)
E os pontos do "pró-link" pode-se desmontar eventualmente e colocar um pouco de graxa....apenas isso...sem stress.
Há dois ótimos materiais para buchas ( se quiser fazer por conta pois são caros ) o Teflon (PTFE) ou o
UHMW ( Ultra high molecular weight )...com baixo coeficiente de atrrito. Esses podem até trabalhar a seco em algumas situações.
Por experiência, posso dizer que nas Ténérés 600 , tem três tipos de material nas articulações :
Rolamentos de agulhas na articulação principal da balança.
Buchas de bronze sinterizado e buchas de um material que não sei o nome nas articulações do "pró-link".
E todas com pontos de lubrificação
Nas Ténérés 250 as buchas principais da articulação, precisam de lubrificação, inclusive há um ponto (pino) embaixo, no quadro para lubrificar essas buchas. (Tem tópico falando sobre isso)
E os pontos do "pró-link" pode-se desmontar eventualmente e colocar um pouco de graxa....apenas isso...sem stress.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11