Ténéré 250 - Pastilhas de Freio
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Re: Pastilhas Freio traseiro
Troquei as minhas que chegaram no suporte aos 5500 km!!!
Coloquei as da cobreq da lander e custaram R$27,00 aki em Curitiba. Na cc os loco queriam me cobrar R$105,00!!
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Re: Freio traseiro
Concordo plenamente!HoonX escreveu:O certo é distribuir a carga de freio entre os dois freios, simultaneamente. Usar muito o freio traseiro, além da pastilha, adianta também a troca do próprio pneu. Mesma coisa com o dianteiro.
O certo é realmente distribuir a carga nos freios, deixando uns 65% na dianteira e 35% na traseira! (corrigido)
Se não me engano é assim que funciona o freio de modelos 2010 e 2011 da Hornet, por exemplo, onde o próprio sistema de freios distribui essa carga! Tem até um vídeo do AutoEsporte, da Globo, mostrando esse funcionamento!
Abraços!
Editado pela última vez por Hugo Falcão em 24 Fev 2011, 16:16, em um total de 1 vez.
Re: Pastilhas Freio traseiro
Hugo Falcão,
O correto é o contrário. O freio dianteiro deve receber maior carga pois ele é que "segura" a moto. O freio traseiro serve mais para estabilizar a moto, quando o freio dianteiro está sendo acionado, do que para reduzir a velocidade propriamente dita.
Em carros o princípio é o mesmo, as rodas dianteiras recebem maior pressão que as traseiras.
Por isso muitos veículos (carros e motos) ainda saem com freio a tambor na traseira, já que ele é menos exigido que o dianteiro, que é à disco e mais eficiente.
O correto é o contrário. O freio dianteiro deve receber maior carga pois ele é que "segura" a moto. O freio traseiro serve mais para estabilizar a moto, quando o freio dianteiro está sendo acionado, do que para reduzir a velocidade propriamente dita.
Em carros o princípio é o mesmo, as rodas dianteiras recebem maior pressão que as traseiras.
Por isso muitos veículos (carros e motos) ainda saem com freio a tambor na traseira, já que ele é menos exigido que o dianteiro, que é à disco e mais eficiente.
Cesar Caruso
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Re: Freio traseiro
Hugo Falcão escreveu:O certo é realmente distribuir a carga nos freios, deixando uns 65% na traseira e 35% na dianteira!
Hugo, é o inverso disso cara.... o caruso tá certo! Vou arrumar um artigo sobre o assunto e postar na sessão de dicas de pilotagem pra gente conversar lá sobre isso, blz?
Aqui --> viewtopic.php?f=22&t=344" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Pastilhas Freio traseiro
Eu ainda acredito que o melhor pra aumentar a durabilidade das pastilhas é usar SEMPRE o freio motor. No dia-dia, é possível praticamente parar a moto usando apenas o freio motor, usando ele apenas nos segundos finais da redução de velocidade.
Me eduquei para fazer isso com o carro, e agora com a moto está mais fácil manter essa rotina, então relatarei quanto durarão minhas pastilhas ao longo do tempo.
Me eduquei para fazer isso com o carro, e agora com a moto está mais fácil manter essa rotina, então relatarei quanto durarão minhas pastilhas ao longo do tempo.
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Re: Pastilhas Freio traseiro
kkk
Foi mal minha gente!
Acho que era a fome, perto da hora do almoço! kkk
Inverti os freios, e ainda bem que não estava na moto! kkk
Lógico, vocês estão mais que certos, é o contrário do que falei (o percentual nos freios)! :)
Valeu!
Abraços! :)
P.S.: Vou editar a mensagem lá em cima!
Estou avisando pra que quem venha a ler depois não se perca! kkk
Foi mal minha gente!
Acho que era a fome, perto da hora do almoço! kkk
Inverti os freios, e ainda bem que não estava na moto! kkk
Lógico, vocês estão mais que certos, é o contrário do que falei (o percentual nos freios)! :)
Valeu!
Abraços! :)
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Re: Pastilhas Freio traseiro
As pastilhas de freio traseiro originais da Lander são muito macias e realmente acabam bem rápido. Acredito que deve ser o mesmo com a Ténéré.
Eu coloquei Fischer a R$19,00 em Goiânia e já estão durando 7 mil km e pelo tanto que ainda resta, ainda vai rodar mais uns 4 ou 5k. Mas mudei minha forma de condução tb. Agora tento usar mais o freio motor, freio uns 70% no dianteiro e só trisco no traseiro, rs.
Na dianteira estou usando a Y-TEQ comprada na cc Yamaha de Goiânia a R$12,50. Tem sido boa essa marca e dura bem tb.
Vlws
Eu coloquei Fischer a R$19,00 em Goiânia e já estão durando 7 mil km e pelo tanto que ainda resta, ainda vai rodar mais uns 4 ou 5k. Mas mudei minha forma de condução tb. Agora tento usar mais o freio motor, freio uns 70% no dianteiro e só trisco no traseiro, rs.
Na dianteira estou usando a Y-TEQ comprada na cc Yamaha de Goiânia a R$12,50. Tem sido boa essa marca e dura bem tb.
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Re: Pastilhas Freio traseiro
Eu já lí sobre esse assunto na comunidade das Fazer, o pessoal reclamou a mesma coisa.
Como a minha Te ainda tá Virgem 500Km e a Fazer é 2008 freio trazeiro tambor, não tenho como informar sobre o desgaste da pastilha.
Mas como ando muito em estrada creio que o desgaste seja diferente
Como a minha Te ainda tá Virgem 500Km e a Fazer é 2008 freio trazeiro tambor, não tenho como informar sobre o desgaste da pastilha.
Mas como ando muito em estrada creio que o desgaste seja diferente
Re: Pastilhas Freio traseiro
doug01n, o freio motor é bom não só para redução do gasto das pastilhas, como também aumenta a segurança/eficiência da frenagem. Quem costuma viajar por serra já deve ter visto, na descida, uma placa assim: "USE FREIO MOTOR".doug01n escreveu:Eu ainda acredito que o melhor pra aumentar a durabilidade das pastilhas é usar SEMPRE o freio motor. No dia-dia, é possível praticamente parar a moto usando apenas o freio motor, usando ele apenas nos segundos finais da redução de velocidade.
Me eduquei para fazer isso com o carro, e agora com a moto está mais fácil manter essa rotina, então relatarei quanto durarão minhas pastilhas ao longo do tempo.
Cesar Caruso
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Re: Pastilhas Freio traseiro
Exatamente. Em frenagens de emergência é importantíssimo lembrar de reduzir as marchas o máximo possível, e freiar sempre engrenado! A chance de perder o controle diminui drasticamente, além de aumentar muito a eficiência da frenagem.
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