Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Bom dia, tenho uma Tenere 250 2011 com 122 mil km.
Em estrada, tenho rodado com rpm entre 4000 e 5500 rpm. Que é o regime que a moto praticamente não vibra e considerando o que um colega do forum comentou: " a função eco fica acesa em 4 marcha até 5500rpm".
Com isso obtenho excelentes médias de consumo. Acontece que agora estou fazendo um serviço de entrega dia sim dia não. E calculo que economizaria um tempo de 1h30 com o cabo enrolado no trecho da bandeirantes ida e volta.
Fazendo as contas, calculo que vou gastar mais R$ 14,00 com 4 litros de gasolina, porém a ganho por hora de viagem passa de R$ 28,00 para R$ 40,00.
A difrença do rendimento, multiplicado pelas 3 horas de viajem da R$36,00.
Mas o mais importante é a 1h30 que tenho a mais do meu dia.
Num viagem total de 3 horas, vou rodar dois treixos de 45 minutos na Rod. Bandeirantes com o cabo enrolado e somente em quinta marcha, o que calculo que o giro do motor irá variar entre 7000 a 9000 RPM.
Considerando que mantinha RPM baixas visando prolongar a vida útil da moto e agora exerço uma atividade remunerada com ela, que as vezes justifica uma manutenção adiantada, pergunto: Será que estas viagem trarão problemas maiores do que apenas os desgastes normais do uso?
Considerando que não vi na yamaha nenhuma recomendação do tipo qual RPM máxima e duração do tempo de funcionamento.
Gostaria de saber se há algum problema no sentido de refrigeração, pressão do óleo, fadigas, etc...
Em estrada, tenho rodado com rpm entre 4000 e 5500 rpm. Que é o regime que a moto praticamente não vibra e considerando o que um colega do forum comentou: " a função eco fica acesa em 4 marcha até 5500rpm".
Com isso obtenho excelentes médias de consumo. Acontece que agora estou fazendo um serviço de entrega dia sim dia não. E calculo que economizaria um tempo de 1h30 com o cabo enrolado no trecho da bandeirantes ida e volta.
Fazendo as contas, calculo que vou gastar mais R$ 14,00 com 4 litros de gasolina, porém a ganho por hora de viagem passa de R$ 28,00 para R$ 40,00.
A difrença do rendimento, multiplicado pelas 3 horas de viajem da R$36,00.
Mas o mais importante é a 1h30 que tenho a mais do meu dia.
Num viagem total de 3 horas, vou rodar dois treixos de 45 minutos na Rod. Bandeirantes com o cabo enrolado e somente em quinta marcha, o que calculo que o giro do motor irá variar entre 7000 a 9000 RPM.
Considerando que mantinha RPM baixas visando prolongar a vida útil da moto e agora exerço uma atividade remunerada com ela, que as vezes justifica uma manutenção adiantada, pergunto: Será que estas viagem trarão problemas maiores do que apenas os desgastes normais do uso?
Considerando que não vi na yamaha nenhuma recomendação do tipo qual RPM máxima e duração do tempo de funcionamento.
Gostaria de saber se há algum problema no sentido de refrigeração, pressão do óleo, fadigas, etc...
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Motor foi feito pra girar.
Como ela tem injeção eletrônica, a própria injeção não deixa passar da rotação máxima do motor.
Como ela tem injeção eletrônica, a própria injeção não deixa passar da rotação máxima do motor.
G 650 GS 2010 (tratorzinho )
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão )
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão)
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)
- FabioSp
- Usuário
- Mensagens: 101
- Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
- Cidade onde mora: RMC/SP
- Localização: RMC/SP
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Bom, eu costumo viajar a 7000rpm, no máximo 8000rpm para preservar o motor. Maior velocidade = maior potência necessária para penetrar o vento = maior desgaste.
Para pensar:
Os 45minutos de percurso a 120km/h ( que equivalem a 90km certo ? ) vc faria em 54 minutos a 100km/h.
Não sei quanto a sua monocombustível, mas a minha BlueFlex faz 21km/l de etanol rodando a 120km/h e 24km/l de etanol rodando a 100km/h.
A pergunta é: compensa rodar a 120? Isso sem falar de barulho, vibração, etc
Para pensar:
Os 45minutos de percurso a 120km/h ( que equivalem a 90km certo ? ) vc faria em 54 minutos a 100km/h.
Não sei quanto a sua monocombustível, mas a minha BlueFlex faz 21km/l de etanol rodando a 120km/h e 24km/l de etanol rodando a 100km/h.
A pergunta é: compensa rodar a 120? Isso sem falar de barulho, vibração, etc
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
No geral a minha fica me 25km/l.
Mas já deu 20 km/l em viagem, já deu 28,5 km/l tbm.
Tem muitas variáveis nisso.Eu raramente tenho saco pra andar entre 60 a 70 km/h. Normalmente faço isso quanto tô andando em grupo por estrada estreita com muita curva.
Agora sozinho, depende do humor, da hora se tô ou não atrasado. E se estiver com vontade cagar, ai ela faz até 160 km/h se precisar dirtbike
Mas já deu 20 km/l em viagem, já deu 28,5 km/l tbm.
Tem muitas variáveis nisso.Eu raramente tenho saco pra andar entre 60 a 70 km/h. Normalmente faço isso quanto tô andando em grupo por estrada estreita com muita curva.
Agora sozinho, depende do humor, da hora se tô ou não atrasado. E se estiver com vontade cagar, ai ela faz até 160 km/h se precisar dirtbike
G 650 GS 2010 (tratorzinho )
Ténéré 250 2014 (moto do tiozão )
YBR 125 ED 2007 (econômica mas maaaanca)
CG 125 ES 2002 (a poderosa que deixou saudades)
Biz 125 ES 2007 (a moto que mais me jogou no chão)
CBX 250 Twister 2007 (destroyed)
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Já desencanei de andar com o cabo enrolado. A comparação seria entre cabo enrolado mais de oscilando entre 115 a 135 a 70 no painel, o que faz consumos acima de 40km/h tranquilamente: 44,47, 37,7489, 37,36, 37,38, 51,07, 38,00. Estas médias eu não sei qual foi a combinação, fiz vários testes como por exemploFabioSp escreveu: ↑06 Jul 2020, 13:23Bom, eu costumo viajar a 7000rpm, no máximo 8000rpm para preservar o motor. Maior velocidade = maior potência necessária para penetrar o vento = maior desgaste.
Para pensar:
Os 45minutos de percurso a 120km/h ( que equivalem a 90km certo ? ) vc faria em 54 minutos a 100km/h.
Não sei quanto a sua monocombustível, mas a minha BlueFlex faz 21km/l de etanol rodando a 120km/h e 24km/l de etanol rodando a 100km/h.
A pergunta é: compensa rodar a 120? Isso sem falar de barulho, vibração, etc
1. Segurar o giro a 4500, aumentando a carga no acelerador nas subidas e aliviando nas descidas.
2. Fazia o mesmo a 5500.
3. Segurava o giro a 4500 na subida, ai quando vinha a descida, mantinha a posição do acelerador o que fazia o giro a ultrapassar 7000 rpm as vezes
4. Várias outras combinações.
A no abastecimento pode fazer diferença na média. Geralmente eu peço para encher até a bomba fechar no automático. As vezes um frentista teimoso deixa encher acima da redinha. Um dia vou fazer um teste e ver quanto entra de combustível do estralo até a tela.
Acho que a minha mono faz quase uns 26 rodando a 120 km/h.
Motores monocombustível tendem a ser mais otimizados do que flex. Se eu tivesse um motor flex eu usaria o combustível mais econônomico da temporada e etanol especiamente na estrada. Mas de vez equando iria variando o combustível.
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Eu já andei muito com cabo enrolando na Rod. bandeirantes, as vezes pensava "todo perdido se o pneu furar agora". Geralmente pilotando rápido da menos sono. Com o tempo, acostuma-se a andar de vagar, da para desviar de ondulações da pista até. E também tem que negociar muito com caminhões.Filipe S escreveu: ↑10 Jul 2020, 23:26No geral a minha fica me 25km/l.
Mas já deu 20 km/l em viagem, já deu 28,5 km/l tbm.
Tem muitas variáveis nisso.Eu raramente tenho saco pra andar entre 60 a 70 km/h. Normalmente faço isso quanto tô andando em grupo por estrada estreita com muita curva.
Agora sozinho, depende do humor, da hora se tô ou não atrasado. E se estiver com vontade cagar, ai ela faz até 160 km/h se precisar dirtbike
Na verdade eu estou tentando economizar equipamento, porque eu ia pra bolivia em julho. Se as fronteiras abrirem até setembro ainda vou.
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Já fiz um trecho de 700 km com cabo enrolado, e percebi que não compensa. Pois acabei parando mais para abastecer e fora que ficamos mais cansados devido ao aumento da atenção.
Este mesmo trecho andando entre 100 à 115 km/h consigo fazer médias de consumo de 27 à 30 km/L. Andando de cabo enrolado caiu pra 20.
Este mesmo trecho andando entre 100 à 115 km/h consigo fazer médias de consumo de 27 à 30 km/L. Andando de cabo enrolado caiu pra 20.
Atual: Versys 650 23/23
Xmax 250 21/21
Ex:Tenere 250 17/17
MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13
Xmax 250 21/21
Ex:Tenere 250 17/17
MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13
- FabioSp
- Usuário
- Mensagens: 101
- Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
- Cidade onde mora: RMC/SP
- Localização: RMC/SP
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Esse conceito de consumo se aplica a qualquer veiculo, não só a Ténéré por andar em alta rotação.
Fiz duas viagens longas com um colega de BMW F800 e, rodando a 100-110km/h o consumo da moto dele era praticamente o mesmo consumo da Ténéré 250. Nessa velocidade o motor dela está praticamente dormindo, andavamos 250/300km e abastecíamos, mal chegava dar 0,5l de diferença.
Quando eu tinha a Midnight também era mesma coisa, embora ela andasse a baixos giros a 140~160km/h, consumia muito mais gasolina que a 110km/h. Carro tb é assim, meu Palio ( motor Evo-Fire ) andando a 100km/h chega a fazer 17...18km/l em rodovia plana. Se andar a 140/150 vai para 10...12km/l.
Fiz duas viagens longas com um colega de BMW F800 e, rodando a 100-110km/h o consumo da moto dele era praticamente o mesmo consumo da Ténéré 250. Nessa velocidade o motor dela está praticamente dormindo, andavamos 250/300km e abastecíamos, mal chegava dar 0,5l de diferença.
Quando eu tinha a Midnight também era mesma coisa, embora ela andasse a baixos giros a 140~160km/h, consumia muito mais gasolina que a 110km/h. Carro tb é assim, meu Palio ( motor Evo-Fire ) andando a 100km/h chega a fazer 17...18km/l em rodovia plana. Se andar a 140/150 vai para 10...12km/l.
-
- Novato-
- Mensagens: 1
- Registrado em: 27 Set 2019, 06:35
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Boa Tarde senhores,
Estou com uma teneré 250 blueflex 2016, estou começando a fazer viagens, na estrada a Tenere 250 chega a qual velocidade máxima?
Estou com uma teneré 250 blueflex 2016, estou começando a fazer viagens, na estrada a Tenere 250 chega a qual velocidade máxima?
-
- Novato-
- Mensagens: 7
- Registrado em: 18 Mai 2020, 01:38
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Re: Rodovia bandeirantes 45 minutos aceleração maxima
Fiquei anos com a lander e a tenere, sempre pegando estrada e o meu conselho é viajar com a velocidade média de 110 Km/h, contagiro em 7.100, dessa forma a moto estará com uma boa economia, a minha por exemplo com bauleto e garupa nessa velocidade faz entre 26 e 27 com litro e no caso de ultrapassagem, eu ainda tenho força suficiente no motor, chegando até 8.000 rpm.
Dessa forma mantenho a longevidade do motor e uma boa segurança quanto a qualidade da pista para fazer minhas viagens.
Dessa forma mantenho a longevidade do motor e uma boa segurança quanto a qualidade da pista para fazer minhas viagens.
Tenere 250 (2018) - Atual
Xtz 250 X (2010) - 2018/19
Xre 300 (2012) - 2015/17
Xtz 125 (2011) - 2011/13
Xtz 125 (2009) - 2009/11
Xre 300 (2012) - 2015/17
Xtz 125 (2011) - 2011/13
Xtz 125 (2009) - 2009/11