Mensagem
por Andre Aliardi » 23 Set 2016, 18:47
Essa semana enchi o tanque com etanol para ver como fica. Por enquanto as mudanças que eu vi foi só a partida no "frio" (cerca de 14º C na rua), pois a moto entrou naquele "modo de espera" (não sei o nome técnico pra isso), onde você precisa esperar ela esquentar um pouco antes de sair, apareceu uma quadradinho no painel e ficou nesse modo cerca de 10 segundos até esquentar. Nos outros dias da semana, isso não tinha ocorrido e eu já estava com etanol no tanque.
Pra quem mora em regiões frias, abastecer só com etanol não parece ser vantagem no inverno/dias frios.
Outra coisa que eu achei no mínimo diferente, é que ao dar partida nos dias frios, ela fica com a RPM mais alta, com a moto fria ela ficava em 2400 RPM, mas depois de quente, ele caia para 1400. Hoje, quando liguei ela e ela ficou no "modo de aquecimento" o motor ficou em 2800 RPM enquanto a moto estava assim, cerca de 10 segundos (como comentei ali em cima) e depois caiu para 2000 RPM
Talvez tenha dado alguma diferença no torque, mas eu pessoalmente não notei. A velocidade final continuou a mesma e ainda não terminei o tanque para ver o consumo médio.
Minha moto não largou nada de água pelo escapamento, nem quando tava fria e nem quando tava quente, talvez essa água que é jogada pelo escapamento seja de algum combustível batizado, embora eu já notei que alguns carros abastecidos com etanol jogam água pelo escapamento. O posto que eu abasteci era da Petrobras
Ténéré 250 2016 Cinza