Particularmente, não concordo que este procedimento seja correto. Se a embreagem está lá, é para ser usada!!! Pesquisandoi sobre o assunto na internet, achei esse texto:
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Fonte:
http://www.motonline.com.br/pane-eletri ... -a-hugger/" onclick="window.open(this.href);return false;
Bitenca e compania, há algum tempo escuto discussões sobre trocar marchas no tempo, e inclusive vindo tais informações de pilotos que ministram cursos de pilotagem, aonde toda a discussão cai em volta da besteira que é usar a embreagem para se pilotar uma moto a não ser em casos de arrancada, a pergunta é: até aonde procede tal informação? e quais são seus riscos e beneficios? Obrigado! Carlos, 26, Curitiba, PR.
R: Depende de quanto você gosta da sua moto. Se for participar de competição, muitas vezes a troca pode ser feita no tempo, ou no tapa como se diz porque não se aguarda tempo algum. Mas há dispositivos que cortam o motor por um milésimo de segundo para que seja feita a troca da marcha sem afetar a transmissão. Tem inclusive um fabricante no Canadá que produz todo equipamento eletro-pneumático para troca semi-automática, no toque de um botão, como um carro com tiptronic. Veja a matéria do shiftfx abaixo, que está no Motonline.
A BMW K 1300 S pode vir equipada com shift assist, que é esse dispositivo que corta a corrente da ignição por uma fração de tempo para que pressionando o pedal para a próxima marcha e apertando um botão, a troca aconteça no menor tempo possível, sem risco de dano ao câmbio.
Já no off-road a mudança pode ser feita com pequenos cortes no acelerador para evitar soltar os dedos da manopla em forte aceleração ou em trechos de muitos obstáculos. Em descidas longas ou em fortes freadas reduz-se a marcha com pequenos toques no acelerador (blips) para que a troca se dê na folga da transmissão, sem causar trancos e assim também sem problemas.
Mas a troca no tapa, sem embreagem, sem cortar o motor ou dar os “blips” no acelerador, encurta bastante a vida do câmbio pois pode entortar os garfos, gastar prematuramente ou até quebrar os engates das engrenagens. Abraços.