Já tive uma MT-03. Rodava praticamente só na rodovia (130km percorridos diariamente) e fazia em média 20km/l a 80km/h e 16km/l a 120km/h (em respectiva velocidade, a Té 250 no mesmo trajeto faz 32km/l e 25km/l).Paulo Y. Fujihara escreveu:Tenho um amigo que tem uma MT-03ivnn escreveu:Pelo que o pessoal que tem MT-03 fala do consumo de combustível desse motor, eu não iria querer uma Te320 de jeito algum.
É um motor que desenvolve bem em alta rotação. Foge da proposta de uma trail. Inclusive dizem que uma MT-07 consome menos que uma MT-03 em tocadas semelhantes.
Entrem no grupo da MT-03 no face e vejam. Qualquer comentário que ela bebe demais terá respostas no estilo "se eu quisesse economizar iria de biz". O pessoal lá em geral faz menos de 20km/l. Só fica acima disso em tocadas bem tranquilas.
Viajamos juntos, eu com uma CB1300SF.
Foi uma viagem de 700 km.
Quase sempre dentro da velocidade regulamentar, ou seja, dentro do limite permitido pela rodovia.
Em um ou outro trecho bem conhecido e que não tem radar esticamos até 160 km/h.
A MT-03 fez 22 km/l
A minha CB1300SF fez 17 km/l
Diz o meu amigo que levou a MT-03 para uma revisão na CC depois da viagem.
Conforme as palavras dele, os mecânicos ficaram surpresos com o consumo de 22 km/l.
Disseram que normalmente faz entre 18 e 20 km/l.
Talvez por andar a maior parte do tempo em velocidade regulamentar.
Essas 300 são motores de alto desempenho, atinge torque máximo em altos giros, logo bebe muito.
Foge um pouco da proposta trail. Se quiser encarar um barro terá problemas por falta de torque em baixa.
Pode ser que me arrependa mas no futuro penso em experimentar uma Versys 300.
Acredito que a Yamaha irá manter a Ténéré 250 como conhecemos, porém com adição do ABS / CBS e talvez um farolzinho em LED. É uma motocicleta versátil, com um preço relativamente acessível e baixo custo de manutenção. Se colocar o motor da MT-03 / R3 vão ter que mudar muitas coisas no projeto, aumentando o valor do veiculo e custo de manutenção (sem falar do seguro). Vai mudar o mercado alvo da motocicleta.
A possibilidade que vejo é de surgir uma Tracer 320, uma linha "premium" da Ténéré 250, porém mais focada em uso rodoviário.