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por pato_donald_vini » 18 Jul 2016, 02:29
Eu vi sua moto no OLX... foi uma porrada heim!
Se precisar, um amigo meu foi mecânico da Yamaha (saiu agora pouco), pra esse tipo de coisa ele cobra barato. Ele também é pintor, de repente dá um jeito nessas carenagens também. Qualquer coisa me fala!
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Vou tentar resumir o que aconteceu comigo, que vejo que foi igual ao que passei:
Eu tinha uma Tenerezinha (aliás, igual a sua!), mas como vc, também achava que era hora de subir pras altas cilindradas. Pois bem, vendi a moto e juntei mais um dinheiro, e parti pra ver as opções. Já tinha uma CGzinha pro dia a dia, então eu não precisaria usar a grande toda hora, só para viagens. Fui fazer a cotação das principais Big Trails, e deu tudo acima de 3500 (a Tiger ficou em 7 mil!). Solteiro, 28 anos, São Gonçalo.
Como não temos como andar de big trail no RJ sem seguro, a escolha acabou pendendo pras custom, que eu não precisaria colocar seguro, pelo índice de roubo ser praticamente nulo. Desse jeito, depois de muita indecisão, acabei comprando uma Midnight 950.
A Mid era linda, vermelha, coloquei um sistema de som da Shark, era um luxo. A moto fazia MUITO sucesso. Mas pouco a pouco vc vai caindo na real...
A verdade é que o custo de manutenção de rotina das grandes "normais" nem é tão alto assim, em comparação com a Tenere. Tem muita coisa que vai ser O DOBRO, mas vc tem mais que o dobro de moto, então é equivalente. O consumo também é bobeira, 18 por litro numa moto que só roda fim de semana não dá prejuízo.
O problema, no meu caso, é que se arrebenta aquela correia, ou se dá algum problema mais sério no motor, ACABOU. É isso aí, acabou. Quando se abre um motor de grande cilindrada, não se gasta menos de 2000 reais. Um conjunto de polia + correia da Mid, está em torno de 7 mil na Yamaha. Quem consegue andar tranquilo desse jeito?
A conclusão que eu cheguei é que esse tipo de moto é pra quem não roda NADA, ou tem muito dinheiro disponível pra isso. O problema é o risco de acontecer algo mais sério e vc não ter condição de bancar com tranquilidade. Imagine se esse acidente aí fosse com a BMW 650 que vc deseja!
E não adianta, essa conta ninguém faz. Pq os 150 reais da troca de óleo/filtro da Mid, eu pago tranquilo. O pneu de 700 reais, eu coloco em 2 vezes e fica bom. Mas problemas mais sérios iam me fazer ficar sem moto, sem dinheiro e sem tranquilidade. E me desculpe amigo, mas acho que estamos numa condição bem parecida, pq se uma batida na Teneré atrapalhou o upgrade, é pq esses 3 mil reais fariam diferença na troca.
Final da história: vendi a Midnight e voltei pra Teneré, e estou MUITO melhor agora. Coloquei seguro, equipei a moto inteira, e ando tranquilo. Em 1 mês de Tenere já viajei mais que em 1 ano de Midnight.
Depois dessa experiência, eu só vou subir de novo quando puder sustentar uma grande com a mesma tranquilidade que eu sustento a Teneré hoje. Quando vc for fazer as contas para o upgrade, não faça contas de manutenção de rotina, faça contas do seguro completo + manutenção PESADA, tipo bater um motor, ou tomar uma batida de um chevette velho (aquele clássico "cada um com seu prejuízo!"). Se vc conseguir pagar com relativa tranquilidade, aí é a hora!
(acabei falando pacaralho)
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