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por ivnn » 14 Abr 2015, 09:57
Quando em brita, ripio, cascalho, e você quer freiar mais forte, ou controlar a velocidade numa descida forte, só freiar um pouco não funciona. Precisa:
1 - Travar por uns instante a roda. A roda, travada, consegue afundar um pouco no terreno, e aí junta, na frente da roda travada, um pouco do material do próprio terreno;
2 - Esse estado de roda mais funda com material na frente freia com eficiência bem maior que no início do travamento;
3 - Dá para ir controlando (aliviando e travando de novo) para manter a moto em pé, mas afundando a roda e dando mais eficiência na frenagem.
Se o ABS não deixa a roda travar, você não consegue essa dinâmica de pneu mais afundado com material na frente. Sem isso, num descidão, vc vira passageiro, vai pegando velocidade por mais que aperte o manete e pise no pedal, e segue xingando as mães dos projetistas da moto.
PS: Tem ABS que permite um certo travamento, e não é tão ruim no off. Ouvi dizer bem do ABS da XRE, que teria um compromisso bacana entre não travar no asfalto e travar um pouco em terra.
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ivnn em 14 Abr 2015, 10:10, em um total de 1 vez.