Após 1.100 km rodados, chegou a hora de trocar a bomba de óleo e o óleo. Neste período usei a moto de maneira ponderada, quase sempre mantendo abaixo dos 6.500 RPM e quando esticava além disso, era por pouquíssimo tempo, em situações de ultrapassagem. Fotos:
Bomba antiga:
Bomba e juntas novas:
O serviço em si é apenas remover a tampa lateral do lado direito, remover a trava da bomba, depois os 4 parafusos dela e remontar seguindo os passos inversos. Lembrando que sempre é necessário trocar as juntas, neste caso tanto da bomba quanto da tampa, mesmo que sejam novas como as minhas, pois elas marcam e se remontadas podem apresentar falha na vedação.
Depois do serviço, já fiz uma pequena viagem de 120 km com a moto, desta vez andando normalmente. Pude sentir que o motor está uns 5% com mais torque, e de potência me parece a mesma de antes. Num trecho, estiquei um pouco e atingi 133 km/h reais (meu painel marca certo, devido a relação alterada) na reta, e depois deste pico, consegui manter 125 km/h constante num trecho de uns 15 km, acelerador á 85% e vento contra.
Em suma, o motor está reagindo normalmente, o que me deixa muito feliz.
Em breve mais novidades, desta vez vou aumentar a autonomia da Lander com uma alteração que até agora me parece inédita!!!!
abraço a todos!