Eu sou da seguinte opinião: A XTZ Lander evoluiu pra Teneré em peso e o freio não acompanhou essa evolução! Se não tem ABS pelo menos o disco dianteiro teria de ser um pouco maior, vide Fazer 250.
Porque a sua concorrente freia melhor então? Seria algum acordo da Onda com a fabricante do Miojo? Onde somente ela pode usar freios bons nas motos de baixa cc, ou a Yamaha preferiu como sempre economizar nesse ponto?!? Vejam que a pinça de freio da XRE é diferente pois o guia que segura a pastilha não é igual nas XTZs que ficam com esse pino exposto mas sim interno no guia da pinça o que proporciona que o freio seja mais rígido.
Podem comparar os freios da linha 125 até 300cc a disco. Os freios da concorrente são melhores e não é preciso discutir, basta dar uma volta em um dos modelos pra constatar isso.
Quero ver a Teneré com todo o peso dela segurar condutor + garupa a uma velocidade de aproximadamente 80km/h que era a qual eu estava certa vez de XTZ Lander numa avenida onde um cachorro cruzou na minha frente em meio aos carros do nada e numa situação de emergência eu precisei usar todo o freio disponível pra tentar parar sem cair. Lembro que a moto arrastou completamente e não sei como, acho que foi (Deus) mas consegui segurar a moto mesmo tendo perdido a traseira que chicoteou diversas vezes para ambos os lados até eu conseguir parar.
Voltando ao assunto: Quem sabe um dia a Yamaha não olhe pra Teneré 250 com a visão de melhorar seus freios e também sua traseira adicionando uma boa e merecida Lanterna de Leds.
Abs,