![risadona :risadona:](./images/smilies/risadona.gif)
Sem querer me alongar muito, eis o probleminha:
Segundo as técnicas de pilotagem para ruas e pistas (p. exemplo Keith Code - "A twist to the wrist"), a técnica de contra-esterço implica que o guidão seja levemente inclinado para o lado oposto da curva afim de entrar na curva, ao mesmo tempo q projetando o corpo levemente para o lado interno da curva de modo a acompanhar a inclinação geral da moto, utilizando eficientemente o poder de aderência dos pneus.
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-wnM_Y4nfQQw/U4-Wuiw7iuI/AAAAAAAAHTA/iF7lV0-umSA/w247-h240-no/on+road.jpg)
Entretanto, segundo algumas técnicas de pilotagem off road, e se pesquisar por imagens no Google haverá muitas fotos de curvas no off road, a técnica seria um pouco diferente: utiliza-se o mesmo contra esterço para fazer a inclinação na entrada da curva da moto, mas o piloto senta-se mais à frente e mantém-se parte do torso bem menos inclinado, esticando o braço do lado inerente da curva, e às vezes lançando o pé do lado interno em direção à roda dianteira - que teria como objetivo aumentar o peso e portanto a aderência da roda dianteira que tem menor área de contato mas maior capacidade de superar obstáculos.
![Imagem](https://lh6.googleusercontent.com/--wJeiR5bX1E/U4-WuXDthVI/AAAAAAAAHS8/VHNr6t09Soo/w229-h253-no/off+road.jpg)
Então, a dúvida é, considerando o contexto da nossa moto dual purpose (on/off road), com pneus mistos, qual deveria ser a técnica utilizada no geral - asfalto, estradas de terra, terreno acidentado, etc? Seriam as duas técnicas válidas dependendo do piso, ou haveria uma tendência?