Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
- Radames Aragon
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Tópico show, o RAlves ficou devendo as fotos. Estou precisando aprender a mexer nisso sozinho, troquei o amortecedor no mecânico recentemente e ainda não cheguei à forma ideal, ficou dura e precisava aliviar a pré-carga da mola, mas o mecânico diz q precisa tirar a balança toda pra mexer nisso. E tenho receio de q ao deixar boa pra mim sozinho fique mole com minha garupa.
Será q comprar uma ferramenta facilitaria meu trabalho? Alguém pode indicar a certa?
PS: removi as fotos pra evitar confusão
Será q comprar uma ferramenta facilitaria meu trabalho? Alguém pode indicar a certa?
PS: removi as fotos pra evitar confusão
Editado pela última vez por Radames Aragon em 25 Mai 2014, 15:42, em um total de 1 vez.
- Fmm4100
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Sobe a serra e pega emprestado comigo.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
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Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
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- Radames Aragon
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Opa, valeu vamos marcar então. Espero q esteja incluído o mini curso pra regular sozinho
- Radames Aragon
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Achei esta página do manual de serviços da Teneré 250 2011 e nele indica as ferramentas necessárias e os passos para ajustar a mola. Segundo isso, realmente não é necessário desmontar o link, basta apoiar bem a moto (vou usar meu macaco fixo básico) e usar as ferramentas certas. Vou tentar arranjar pelo menos a chave de porca cilíndrica q sequer vem no nosso kit (afinal seria imprestável mesmo).
- Fmm4100
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
O desenho do manual mostra o mundo perfeito, sem a pedaleira e a roda traseira.
O esquema de soltar o link e um macete para tornar o processo mais rapido, de quebra ainda aproveita para lubrificar.
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Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Pessoal, finalmente consegui fazer o ajuste sozinho, e exatamente como dizia o manual, consegui sem tirar nenhuma peça além da borracha q evita sujeira no amortecedor!
Seguindo a dica do RAlves, usei WD40 (na verdade um similar de R$ 8) na porca cilíndrica de trava da mola no local da seta, e usei a chave nela no sentido anti-horário em direção ao escapamento para aliviar a pré-carga; se quisesse aumentar a pré-carga seria puxar para o sentido da corrente:
(retirei a pedaleira do garupa pra melhor visualização, mas na verdade me apoiei nela pra fazer força)
A ferramenta usada foi a chave de porca cilíndrica regulável (é a ponta móvel q encaixou perfeitamente):
Nem foi preciso fazer muita força, possivelmente pq meu amortecedor é novo e ainda não foi "marretado" com o tempo, mas economizei várias idas ao mecânico, q por sua vez retirava a peça completa a cada ajuste.
Imagina rodar na moto novinha, depois e 32 mil kms?
Seguindo a dica do RAlves, usei WD40 (na verdade um similar de R$ 8) na porca cilíndrica de trava da mola no local da seta, e usei a chave nela no sentido anti-horário em direção ao escapamento para aliviar a pré-carga; se quisesse aumentar a pré-carga seria puxar para o sentido da corrente:
(retirei a pedaleira do garupa pra melhor visualização, mas na verdade me apoiei nela pra fazer força)
A ferramenta usada foi a chave de porca cilíndrica regulável (é a ponta móvel q encaixou perfeitamente):
Nem foi preciso fazer muita força, possivelmente pq meu amortecedor é novo e ainda não foi "marretado" com o tempo, mas economizei várias idas ao mecânico, q por sua vez retirava a peça completa a cada ajuste.
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
pessoal hoje fiz o ajuste na suspensão da minha, porém não o sei se fiz de maneira correta, ou se servirá de alguma coisa...
A questão que é o seguinte, tenho 1,86 de altura e sou meio pernalonga, a moto pra mim porderia ser mais alta, foi mexida na porca da pré carga da mola, o mecânico rosqueou ela de maneira que a mola ficasse mais esticada, ou seja, subiu a porca até em cima, a mola tem mais espaço para trabalhar...isso é o que faz a suspensão ficar mais rígida...certo? (me corrijam se eu estiver enganado)
O segundo ponto é que, isso vai ajudar alguma coisa no fato de eu ser mais alto que a média do pessoal, e consequentemente, necessitar uma moto mais alta pra não ficar de joelho dobrado?
Agora sentí falta de ter uma regulagem de suspensão igual de algumas motos da BMW que se faz com uma mão só em casa....
A questão que é o seguinte, tenho 1,86 de altura e sou meio pernalonga, a moto pra mim porderia ser mais alta, foi mexida na porca da pré carga da mola, o mecânico rosqueou ela de maneira que a mola ficasse mais esticada, ou seja, subiu a porca até em cima, a mola tem mais espaço para trabalhar...isso é o que faz a suspensão ficar mais rígida...certo? (me corrijam se eu estiver enganado)
O segundo ponto é que, isso vai ajudar alguma coisa no fato de eu ser mais alto que a média do pessoal, e consequentemente, necessitar uma moto mais alta pra não ficar de joelho dobrado?
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Putz, ele fez errado, quando vc sobe a porca vc estica a mola e isso a deixa mais molenga e portanto com seu peso a moto afunda mais ainda. O certo pra quem é alto é apertar a mola o que a faz empurrar mais ainda a roda pra baixo e o quadro pra cima, mantendo-a alta mesmo com seu peso.
- murilo macionk
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Obrigado pela explanação Radames, tava suspeitanto que esse ajuste fora feito mesmo de maneira errada, vou ver se eu mesmo não consigo fazê-lo em casa, ou levar em outra oficina haja vista que o último não entende muito da coisa mesmo, coisas simples o cara fala que não sabia ou não teria como fazer, mas enfim....aqui no interiorzão do Pr tá dificil achar uma boa oficina mecânica...rs
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Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Galera, boa noite
Eu sou leigo em mecânica, eu posso arriscar a eu mesmo relugar o pro link ?
Estou sentindo minha moto baixa em relação a outras motos.
Obrigado meu contato do whats caso alguem possa me dar mais informações 013 9 88664558
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