Carbonização na ST1200
Enviado: 14 Abr 2016, 12:07
Bom dia, moçada.
Estou retornando ao fórum para relatar um problema que estou tendo com a minha ST1200 2012.
Carbonização na cabeça do pistão. Coisa horrorosa de se ver.
Levei a moto no mecânico pra reinstalar o termostato que perdi numa viagem ao atacama (essa história merece um outro post...), e no teste, depois de uns 15 minutos funcionando, começou a bater pino (essa era a impressão) feio demais. Depois de uns breves instantes de desespero, OOOPS, pode ser pré-ignição, carbonização. Nosso amigo Lobo, aqui do fórum, até deu a dica de alguns aditivos que ajudam a limpar, mas aberto o motor, batata, carbonização grave. Cobriu totalmente a cabeça do pistão, principalmente as cavidades das válvulas.
A japinha tá perto dos 40.000km, usando só gasolina aditivada, óleo motul 5100, e revisões periódicas em dia. Não esperava que nesta km já estivesse nesse estado, mas estava enganado.
Pelo aspecto, a culpa foi principalmente dos retentores de válvula que deixaram passar óleo.
A dor de cabeça agora é achar a junta de cabeçote. Procurei em várias concessionárias de Curitiba e de umas 5 cidades aqui de Santa Catarina. Nenhuma tem. Estamos há 10 dias de qualquer lugar que tenha peças. E olha que são peças baratas. Coisa de 20 reais cada retentor e 180 a junta do cabeçote. Mas a atenção que dão às motos de grande cilindrada é piada.
Vou tentar uma remessa de urgência, pagando caro por isso. Senão, lá se vão pelo menos duas semanas sem moto.
Sobre os aditivos anti carbonização, algum dos colegas tem experiência com eles?
Pra quem gosta de viajar longe, a prevenção de um problema desses é questão fundamental.
Um grande abraço a todos.
Estou retornando ao fórum para relatar um problema que estou tendo com a minha ST1200 2012.
Carbonização na cabeça do pistão. Coisa horrorosa de se ver.
Levei a moto no mecânico pra reinstalar o termostato que perdi numa viagem ao atacama (essa história merece um outro post...), e no teste, depois de uns 15 minutos funcionando, começou a bater pino (essa era a impressão) feio demais. Depois de uns breves instantes de desespero, OOOPS, pode ser pré-ignição, carbonização. Nosso amigo Lobo, aqui do fórum, até deu a dica de alguns aditivos que ajudam a limpar, mas aberto o motor, batata, carbonização grave. Cobriu totalmente a cabeça do pistão, principalmente as cavidades das válvulas.
A japinha tá perto dos 40.000km, usando só gasolina aditivada, óleo motul 5100, e revisões periódicas em dia. Não esperava que nesta km já estivesse nesse estado, mas estava enganado.
Pelo aspecto, a culpa foi principalmente dos retentores de válvula que deixaram passar óleo.
A dor de cabeça agora é achar a junta de cabeçote. Procurei em várias concessionárias de Curitiba e de umas 5 cidades aqui de Santa Catarina. Nenhuma tem. Estamos há 10 dias de qualquer lugar que tenha peças. E olha que são peças baratas. Coisa de 20 reais cada retentor e 180 a junta do cabeçote. Mas a atenção que dão às motos de grande cilindrada é piada.
Vou tentar uma remessa de urgência, pagando caro por isso. Senão, lá se vão pelo menos duas semanas sem moto.
Sobre os aditivos anti carbonização, algum dos colegas tem experiência com eles?
Pra quem gosta de viajar longe, a prevenção de um problema desses é questão fundamental.
Um grande abraço a todos.