Super Tenere 2014 queimando fusível da ventoinha
Enviado: 20 Abr 2022, 21:13
Ola amigos, após basicamente 6 anos de ausência do forum apps ter vendido a minha Tenere 250 em 2011 ai no Brasil e devido a algumas circustâncias eu acabei me mudando aqui para os EUA e eu acabei de comprar uma Super Tenere 2014 com 38000 kms. Após a compra eu vim rodando com a moto até a minha casa por cerca de 110kms e a moto se comportou perfeitamente. Na próxima manhã eu estava esquentando a moto um pouco antes de sair pois a temperatura estava bem baixa (em torno de 3 graus), assim que o motor atingiu os 105C que deveria ter ligado a ventoinha eu reparei que não ligou, então eu desliguei o motor imediatamente e comecei a procurar o problema.
Logo de cara percebi que o fusível de 20amp estava queimado, e logo após a substituição liguei a moto novamente pra testar e a ventoinha ligou novamente por um ciclo completo (105 ==> 100C). Assim que a temperatura voltou a 105C a ventoinha começou a rodar e já queimou o fusível novamente.
Foi ai que comecei a investigar e descobri uma marca no radiador como se a ventoinha tivesse sido prensada contra o radiador. Eu rodei ela com a mão e ela roda livremente sem raspar em nada, mas eu reparei que a ventoinha está um pouco desbalanceada.
Hoje eu acabei colocando um fusível de 25amp só pra tentar isolar o problema, pra tentar identificar se o problema esta no motor da ventoinha ou no rele do motor da ventoinha. A ventoinha ligou e desligou nas temperaturas corretas, mas a partir do terceiro ciclo em diante, eu reparei que a velocidade da ventoinha começou a oscilar, e passou a não rodar rápido o suficiente pra soprar o ar quente do radiador pra fora da moto devido a rpm reduzida da ventoinha.
Com base nesses sintomas e seguro afirmar que o problema esteja no motor da ventoinha? Se o problema fosse no rele a ventoinha não ligaria correto? Se alguém aí ja teve algum problema parecido e puder me dar alguma dica fico agradecido.
Logo de cara percebi que o fusível de 20amp estava queimado, e logo após a substituição liguei a moto novamente pra testar e a ventoinha ligou novamente por um ciclo completo (105 ==> 100C). Assim que a temperatura voltou a 105C a ventoinha começou a rodar e já queimou o fusível novamente.
Foi ai que comecei a investigar e descobri uma marca no radiador como se a ventoinha tivesse sido prensada contra o radiador. Eu rodei ela com a mão e ela roda livremente sem raspar em nada, mas eu reparei que a ventoinha está um pouco desbalanceada.
Hoje eu acabei colocando um fusível de 25amp só pra tentar isolar o problema, pra tentar identificar se o problema esta no motor da ventoinha ou no rele do motor da ventoinha. A ventoinha ligou e desligou nas temperaturas corretas, mas a partir do terceiro ciclo em diante, eu reparei que a velocidade da ventoinha começou a oscilar, e passou a não rodar rápido o suficiente pra soprar o ar quente do radiador pra fora da moto devido a rpm reduzida da ventoinha.
Com base nesses sintomas e seguro afirmar que o problema esteja no motor da ventoinha? Se o problema fosse no rele a ventoinha não ligaria correto? Se alguém aí ja teve algum problema parecido e puder me dar alguma dica fico agradecido.