Ola amigos, após basicamente 6 anos de ausência do forum apps ter vendido a minha Tenere 250 em 2011 ai no Brasil e devido a algumas circustâncias eu acabei me mudando aqui para os EUA e eu acabei de comprar uma Super Tenere 2014 com 38000 kms. Após a compra eu vim rodando com a moto até a minha casa por cerca de 110kms e a moto se comportou perfeitamente. Na próxima manhã eu estava esquentando a moto um pouco antes de sair pois a temperatura estava bem baixa (em torno de 3 graus), assim que o motor atingiu os 105C que deveria ter ligado a ventoinha eu reparei que não ligou, então eu desliguei o motor imediatamente e comecei a procurar o problema.
Logo de cara percebi que o fusível de 20amp estava queimado, e logo após a substituição liguei a moto novamente pra testar e a ventoinha ligou novamente por um ciclo completo (105 ==> 100C). Assim que a temperatura voltou a 105C a ventoinha começou a rodar e já queimou o fusível novamente.
Foi ai que comecei a investigar e descobri uma marca no radiador como se a ventoinha tivesse sido prensada contra o radiador. Eu rodei ela com a mão e ela roda livremente sem raspar em nada, mas eu reparei que a ventoinha está um pouco desbalanceada.
Hoje eu acabei colocando um fusível de 25amp só pra tentar isolar o problema, pra tentar identificar se o problema esta no motor da ventoinha ou no rele do motor da ventoinha. A ventoinha ligou e desligou nas temperaturas corretas, mas a partir do terceiro ciclo em diante, eu reparei que a velocidade da ventoinha começou a oscilar, e passou a não rodar rápido o suficiente pra soprar o ar quente do radiador pra fora da moto devido a rpm reduzida da ventoinha.
Com base nesses sintomas e seguro afirmar que o problema esteja no motor da ventoinha? Se o problema fosse no rele a ventoinha não ligaria correto? Se alguém aí ja teve algum problema parecido e puder me dar alguma dica fico agradecido.
Super Tenere 2014 queimando fusível da ventoinha
Super Tenere 2014 queimando fusível da ventoinha
Thiago Pini Milanez
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
- Eniot
- Participativo-
- Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG
Re: Super Tenere 2014 queimando fusível da ventoinha
Nunca ouvi relatos desse problema. Pode realmente ser o motor da ventoinha que esteja dando problemas. Se começar a pesar durante o funcionamento, pode queimar o fusível como forma de proteção do chicote. Ao aumentar a amperagem do fusível, perdeu essa proteção. Observar também se não esta havendo aquecimento do chicote nesta região.
Enio
Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza
- lunga
- Participativo+
- Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
- Contato:
Re: Super Tenere 2014 queimando fusível da ventoinha
tira ela e testa direto em uma bateria. mede a amperagem que ta puxando. se for maior que a especificação do fusivel deve ser isso.