Ténéré 1200 - Qual o óleo do motor especificado?
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Sua reclamãção é de qua Honda demorou tempo demais para aposentar o péssimo Mobil Super Moto 4t 20w50?
Concordo.
O novo Honda Genuíno 10w30 SJ está anos luz na frente...
Agora, se a CG 1982 vai aproveitar o novo 10W30 é outra história...
Veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&p=23835#p23835" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Concordo.
O novo Honda Genuíno 10w30 SJ está anos luz na frente...
Agora, se a CG 1982 vai aproveitar o novo 10W30 é outra história...
Veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&p=23835#p23835" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Minha reclamação é por saber que somos feito de otários em troca dos lucros dessas empresas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Esse é o nosso mundo capitalista, Diego, o lucro é tudo o que importa, muitas vezes em detrimento do consumidor.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Diegonunes:
Sobre as vantagens dos óleos mais finos veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Sobre as vantagens dos óleos mais finos veja:
viewtopic.php?f=8&t=1241&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Não seria AQUI?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Heyder;
Correto. O Helano moveu as mensagens para um novo tópico, afinal, aquele falava sobre óleo do eixo cardã e o assunto se deslocou para viscosidade de óleos em geral.
Abraço
Correto. O Helano moveu as mensagens para um novo tópico, afinal, aquele falava sobre óleo do eixo cardã e o assunto se deslocou para viscosidade de óleos em geral.
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- mesadri
- Novato
- Mensagens: 23
- Registrado em: 15 Jun 2011, 18:18
- Cidade onde mora: Floripa/SC
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Ka,
E qual seria a recomendação de troca com o Motul 5100
Tens alguma a dizer sobre o Elf sintetico 4xt tec ?
É que a partir dos 20.000 km corri da Concessionária e utilizei o oleo acima. Tive antes TDM e utilizei sempre o Elf. Só que na ST (está com 23.000 km) esta aparecendo um pequeno barulho de´válvulas que pretendo resolver na proxima troca de 25.000 km.
E sobre o filtro de óleo ? alguma dica?
Edson
E qual seria a recomendação de troca com o Motul 5100
Tens alguma a dizer sobre o Elf sintetico 4xt tec ?
É que a partir dos 20.000 km corri da Concessionária e utilizei o oleo acima. Tive antes TDM e utilizei sempre o Elf. Só que na ST (está com 23.000 km) esta aparecendo um pequeno barulho de´válvulas que pretendo resolver na proxima troca de 25.000 km.
E sobre o filtro de óleo ? alguma dica?
Edson
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
Fala mesadri:
Estou indo para Fpolis amanhã cedinho (de carro). Nasci na terrinha, sou manezinho da ilha!!! Meus pais moram aí até hoje... Quando vou para ilha e fico com muita saudade de SP (bem improvável, né?
) é só pegar a "fila da ponte" que passa a angústia de voltar para casa!!!!
Bom... Falando sobre o Óleo que você mencionou, o ELF 4XT Tec Sintético:
Sobre a ELF (na verdade TOTAL Lubrificantes):
Embora, a princípio, seja um excelente óleo o pedigree dele não é o melhor. (Pelo menos não é consagrado no Brasil)
A ELF era uma empresa de óleo francesa, suprimento original dos Citröen, Peugeot e Renault.
No início da operação deles no Brasil importavam os óleos, que eram excelentes!
No ano de 2000 a Total comprou a marca ELF na Europa.
Já vi vários óleos da Total à venda em várias lojas, sempre com excelentes especificações e preço mais baixo que da concorrência.
Não sei dizer se a qualidade é inferior ou se estão colocando a marca no mercado nacional.
Veja:
http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.n ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Sobre o 4XT Tech Sintético;
A ficha de informação dele no site oficial parece equivocada, veja:
http://www.lubadmin.com/upload/produit/ ... 6/7971.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste documento informa que o nível de aditivação dele é SG e JASO MA
Só pode estar errado, pois, sendo 100% sintético a aditivação deve ser a mais recente, SJ e JASO MA 2.
Neste site (também oficial) informa que a aditivação é SJ, faz muito mais sentido.
http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Pressupondo que ele seja 10W50 SAE SJ, JASO MA 2, pelas especificações, é um excelente óleo. (O yamalube é SL)
Mas...
Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium), aliás, na minha Tézinha de 12 conto só coloco os dois...
A Motul foi a primeira empresa de lubrificantes do mundo. Veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company" onclick="window.open(this.href);return false;)
Fundada em 1832... Já deu tempo de aprender a fazer óleo, não acha?
Para sua moto recomendo, do "pior" para o melhor, os seguintes produtos da Motul:
Em terceiro lugar: - O "muito bom" Motul 5100 Semissintético (acho que assim que escreve depois da reforma ortográfica do Lula...) 15W50 SL
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_1s/33/normal/15400-1L.png?1302005107)
PROPERTIES
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.878
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 130.0 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.6 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 149
Pour point ASTM D97 -39°C / - 38°F
Flash point ASTM D92 232°C / 449°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/33?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=32
Em segundo lugar: - O "melhor" Motul 7100 100% Sintético 20W50 SL
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_2s/8759/big/7100%204t%2020w50.png?1311325665)
PROPERTIES
Colour Visual Red
Viscosity grade SAE J 300 20W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.864
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 124.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.7 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 158
Pour point ASTM D97 -33°C / - 27°F
Flash point ASTM D92 224°C / 435°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/43?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=27
Em primeir lugar: - O excelente, extraordinário e desnecessário Motul 300V Factory Line (óleo de competição, não recomendo, é besteira. Mais de R$ 80,00 o litro.)
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_2s/11/normal/300V_15W50_1L.jpg?1302625150)
PROPERTIES
Colour Visual Yellow / Green Fluo
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.866
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 115.7 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.01 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 161
Pour point ASTM D97 -45°C / - 49°F
Flash point ASTM D92 252°C / 485°F
TBN ASTM D 2896 8.3 mg KOH/g
Veja o que diz o Lub Advisor da Motul para a sua moto:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
Na nota de rodapé fala claramente que nas temperaturas ambiente acima de 40oC é recomendado a viscosidade de 20W50.
No quesito km de troca a Motul indica 10.000km para os óleos sintéticos. Eu não faria. (Não faço) Preferível trocar o Yamalube mineral a cada 2.500 km que Motul Sintético a cada 10.000 km. Nunca esquecendo o prazo de validade de 6 meses para o mineral ou semissintético ou 1 ano para o 100% sintético.
Vale o mantra: - Motor gosta é de óleo novo!
\\
Só concluindo...
Sendo o óleo original, o Yamalube 20w50 SL, um ótimo produto eu ainda prefiro ele a cada 2.500 km do que o Elf a cada 5.000 km.
Sabe porque motor gosta de óleo novo? Porque o desgaste do lubrificante se dá de forma exponencial e não aritimética, ou seja, um óleo com 5.000 km não está com o dobro do desgaste de um com 2.500 km, está com muito mais desgaste.
Às vezes vejo gente escrevendo: -"Troquei o meu óleo com 2.500 km e o óleo ainda estava bom... Deveria ter trocado mais tarde."
Fico pensando: - O cara ficou triste porque o óleo não saiu "queimado"... Queria que saísse um "piche" da moto, aí ficaria satisfeito por ter usado o produto até o "osso", até prejudicar o motor dele... Sendo que o Yamalube custa R$ 17,00 por litro...
Puta economia, ein? Os R$ 17,00... E o desgaste? Quanto será que custou?
Um abraço
P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?![Bom :thumbup:](./images/smilies/icon_thumbup.gif)
Estou indo para Fpolis amanhã cedinho (de carro). Nasci na terrinha, sou manezinho da ilha!!! Meus pais moram aí até hoje... Quando vou para ilha e fico com muita saudade de SP (bem improvável, né?
![Gargalhada :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![gargalhada :gargalhada:](./images/smilies/gargalhada.gif)
Bom... Falando sobre o Óleo que você mencionou, o ELF 4XT Tec Sintético:
Sobre a ELF (na verdade TOTAL Lubrificantes):
Embora, a princípio, seja um excelente óleo o pedigree dele não é o melhor. (Pelo menos não é consagrado no Brasil)
A ELF era uma empresa de óleo francesa, suprimento original dos Citröen, Peugeot e Renault.
No início da operação deles no Brasil importavam os óleos, que eram excelentes!
No ano de 2000 a Total comprou a marca ELF na Europa.
Já vi vários óleos da Total à venda em várias lojas, sempre com excelentes especificações e preço mais baixo que da concorrência.
Não sei dizer se a qualidade é inferior ou se estão colocando a marca no mercado nacional.
Veja:
http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.n ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Sobre o 4XT Tech Sintético;
A ficha de informação dele no site oficial parece equivocada, veja:
http://www.lubadmin.com/upload/produit/ ... 6/7971.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste documento informa que o nível de aditivação dele é SG e JASO MA
Só pode estar errado, pois, sendo 100% sintético a aditivação deve ser a mais recente, SJ e JASO MA 2.
Neste site (também oficial) informa que a aditivação é SJ, faz muito mais sentido.
http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Pressupondo que ele seja 10W50 SAE SJ, JASO MA 2, pelas especificações, é um excelente óleo. (O yamalube é SL)
Mas...
Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium), aliás, na minha Tézinha de 12 conto só coloco os dois...
A Motul foi a primeira empresa de lubrificantes do mundo. Veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Motul_(company" onclick="window.open(this.href);return false;)
Fundada em 1832... Já deu tempo de aprender a fazer óleo, não acha?
![Sorriso :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Para sua moto recomendo, do "pior" para o melhor, os seguintes produtos da Motul:
Em terceiro lugar: - O "muito bom" Motul 5100 Semissintético (acho que assim que escreve depois da reforma ortográfica do Lula...) 15W50 SL
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_1s/33/normal/15400-1L.png?1302005107)
PROPERTIES
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.878
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 130.0 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.6 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 149
Pour point ASTM D97 -39°C / - 38°F
Flash point ASTM D92 232°C / 449°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/33?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=32
Em segundo lugar: - O "melhor" Motul 7100 100% Sintético 20W50 SL
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_2s/8759/big/7100%204t%2020w50.png?1311325665)
PROPERTIES
Colour Visual Red
Viscosity grade SAE J 300 20W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.864
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 124.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.7 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 158
Pour point ASTM D97 -33°C / - 27°F
Flash point ASTM D92 224°C / 435°F
TBN ASTM D2896 8.2 mg KOH/g
http://www.motul.com/br/pt-BR/products/43?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21&f[viscosity]=27
Em primeir lugar: - O excelente, extraordinário e desnecessário Motul 300V Factory Line (óleo de competição, não recomendo, é besteira. Mais de R$ 80,00 o litro.)
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_2s/11/normal/300V_15W50_1L.jpg?1302625150)
PROPERTIES
Colour Visual Yellow / Green Fluo
Viscosity grade SAE J 300 15W-50
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.866
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 115.7 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 17.01 mm²/s
Viscosity index ASTM D2270 161
Pour point ASTM D97 -45°C / - 49°F
Flash point ASTM D92 252°C / 485°F
TBN ASTM D 2896 8.3 mg KOH/g
Veja o que diz o Lub Advisor da Motul para a sua moto:
http://ew5.earlweb.com/recommendations. ... 0&brand=45" onclick="window.open(this.href);return false;
![Seta :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
![Seta :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
![oremos :oremos:](./images/smilies/oremos.gif)
![oremos :oremos:](./images/smilies/oremos.gif)
Só concluindo...
Sendo o óleo original, o Yamalube 20w50 SL, um ótimo produto eu ainda prefiro ele a cada 2.500 km do que o Elf a cada 5.000 km.
Sabe porque motor gosta de óleo novo? Porque o desgaste do lubrificante se dá de forma exponencial e não aritimética, ou seja, um óleo com 5.000 km não está com o dobro do desgaste de um com 2.500 km, está com muito mais desgaste.
Às vezes vejo gente escrevendo: -"Troquei o meu óleo com 2.500 km e o óleo ainda estava bom... Deveria ter trocado mais tarde."
Fico pensando: - O cara ficou triste porque o óleo não saiu "queimado"... Queria que saísse um "piche" da moto, aí ficaria satisfeito por ter usado o produto até o "osso", até prejudicar o motor dele... Sendo que o Yamalube custa R$ 17,00 por litro...
![Doidão :crazy:](./images/smilies/icon_crazy.gif)
![Doidão :crazy:](./images/smilies/icon_crazy.gif)
Um abraço
P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?
![Bom :thumbup:](./images/smilies/icon_thumbup.gif)
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- Heyder
- Mestre
- Mensagens: 837
- Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
- Cidade onde mora: Goiânia, GO
- Localização: Setor Bela Vista
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
kablack escreveu:Se eu tivesse uma Super Ténéré 1200 que custou uma pequena fábula só colocaria Motul, (e gasolina Pódium),...
![Imagem](http://www.motul.com/system/distributions/picture_1s/33/normal/15400-1L.png?1302005107)
Eu uso este Motul e gasolina pódium "importada" de Anápoles,GO (porque não tem "isso" por aqui no interior do Pará...
Mas, usando o Motul 5100, você me recomenda a troca de quantos em quantos Km?
Se você não disse isso, eu até pensaria que ganha comissão da Motul...kablack escreveu:P.S.: Não sou representante Motul, não trabalho com venda de lubrificantes, Ok?
![gargalhada :gargalhada:](./images/smilies/gargalhada.gif)
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!
- mesadri
- Novato
- Mensagens: 23
- Registrado em: 15 Jun 2011, 18:18
- Cidade onde mora: Floripa/SC
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Re: QUAL ÓLEO DE MOTOR ESPECIFICAMENTE VEM DE FÁBRICA?
O Flavio Conrad de Laguna pegou a ST noo mesmo dia que eu na Geração Motos de Floripa. Acontece que sexta ele veio fazer a revisão e esqueceram de colocar todo oleo de motor. O cara rodou ate Laguna (120 km), A LUZ DO OLEO NAO ACENDEU na viagem.
Só ontem quando ele foi sair é que ela acendeu e ele foi ver e tava com 400 ml a menos.
Pensem num cara feliz !!!!
Só ontem quando ele foi sair é que ela acendeu e ele foi ver e tava com 400 ml a menos.
Pensem num cara feliz !!!!