Estou retornando ao fórum para relatar um problema que estou tendo com a minha ST1200 2012.
Carbonização na cabeça do pistão. Coisa horrorosa de se ver.
Levei a moto no mecânico pra reinstalar o termostato que perdi numa viagem ao atacama (essa história merece um outro post...), e no teste, depois de uns 15 minutos funcionando, começou a bater pino (essa era a impressão) feio demais.
![Surpreso :o](./images/smilies/icon_e_surprised.gif)
![Surpreso :o](./images/smilies/icon_e_surprised.gif)
A japinha tá perto dos 40.000km, usando só gasolina aditivada, óleo motul 5100, e revisões periódicas em dia. Não esperava que nesta km já estivesse nesse estado, mas estava enganado.
Pelo aspecto, a culpa foi principalmente dos retentores de válvula que deixaram passar óleo.
A dor de cabeça agora é achar a junta de cabeçote. Procurei em várias concessionárias de Curitiba e de umas 5 cidades aqui de Santa Catarina. Nenhuma tem. Estamos há 10 dias de qualquer lugar que tenha peças. E olha que são peças baratas. Coisa de 20 reais cada retentor e 180 a junta do cabeçote. Mas a atenção que dão às motos de grande cilindrada é piada.
Vou tentar uma remessa de urgência, pagando caro por isso. Senão, lá se vão pelo menos duas semanas sem moto.
![batecabeca :batecabeca:](./images/smilies/batecabeca.gif)
Sobre os aditivos anti carbonização, algum dos colegas tem experiência com eles?
Pra quem gosta de viajar longe, a prevenção de um problema desses é questão fundamental.
Um grande abraço a todos.