Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por Luiz Koudela » 18 Jul 2014, 22:02

Pessoal, procurei algum tópico relacionado, mas não encontrei nada, caso já tenha algum... Fecha! :-)


Comprei recentemente um cavalete (descanso) central CHAPAM, maravilhoso para lubrificar e/ou limpar a relação... Aproveitei a revisão de 15k e pedi pra instala-lo (ontem), o mecânico chegou a me perguntar quanto eu paguei e após me disse que um outro proprietário havia pedido para retira-lo, pois o mesmo disse ter passado um certo "aperto" e quase morreu por causa do tal descanso, também chapam... Ao fazer uma curva o descanso arrastou no chão, aí já viu!
Pois bem, hoje peguei estrada com a garupatroa e baú carregado e por duas vezes arrastei o descanso no chão. Uma vez em uma curva um pouco fechada (no bigdeal) e outro apenas num desnível na estrada... Após esses 2 eventos também optei em retira-lo, prevendo alguma situação de risco.

Queria muito continuar com o cavalete, até compraria um de outra marca, qual a experiência de vocês? Uma vez o joaobauer me falou que sempre arrastava o descanso, mas como ele era audacioso (é), imaginava as curvas deitadas que ele fazia!
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por LMattosBS » 18 Jul 2014, 22:08

Pode postar fotos de onde ele encosta no chão?
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por Luiz Koudela » 18 Jul 2014, 23:22

Postarei...
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por Monteverdi » 18 Jul 2014, 23:58

Na XT eu uso um da Roncar. Será que é o mesmo para a TE? Não percebo que pegue no chão com facilidade, até porque não ando pesado. Mas a única ressalva que faço é sobre a mola, que não é muito rígida, e quando a lubrificação vai acabando ele tende a não suspender por completo após o uso.

Tem que tomar cuidado também com a haste de acionamento. Ele um pouco desproporcional e, do lado esquerdo, a moto fica apoiada nela e não no pé do cavalete, gerando uma pequena inclinação. Mas ajuda muuuuuito essa bagaça.. :urrruuu:

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por MaxxTazzi » 19 Jul 2014, 11:20

Tenho o mesmo cavalete, a quase um ano. Faço curvas bem deitadas, carregado e leve. Digo bem deitadas é bem deitadas, de sentir a frente e traseira darem um beslicão. Nunca encostou.

1 - Verifique a mola de recuo.
2 - Se a instalação foi bem feita.
3 - Se houver protetor de cárter precisa recortar a traseira dele para que o descanso volte totalmente.

Conheço diversas pessoas que possuem e nunca vi tal relato...enfim, tem a primeira vez.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por oscarmaxi » 19 Jul 2014, 12:14

Na minha 250, mesmo devagar e com garupa, ao fazer um retorno numa avenida, devido a uma depressão no asfalto, o cavalete raspou no chão. Mas só com essa conjugação de fatores. Então, passei a evitar situações desse tipo, porque prefiro não retirar o cavalete. Considerando ainda que, quando levantado, a ponta do cavalete (a parte que apoia no chão), fica voltada para trás, acho que o risco não é tão grande, não vai provocar uma "alavancagem" da moto.

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por J.Ricardo » 22 Jul 2014, 09:39

Sempre ouvi falar desse problema na V-Strom. Tanto que, quando fui comprar um para minha antiga "gorda", pesquisei muito e acabei escolhendo da marca Manivela, à prova de toque no aslfalto. Mas ali fazia sentido, afinal estamos falando de uma baixinha.

Na Té, sinceramente, eu acho impossível ser característica da moto. A distância do solo é muito grande!

Minha opinião é de que esse fabricante usa molas de baixa qualidade. Eu uso o original e nunca tive problema com ele. Incluvise guardo a moto durante dias no central, que é mais seguro. Pra isso, a mola tem que trabalhar muito, concordam?

Sei que dá raiva pagar os tubos que a Yamaha pede por acessório original, mas aí a questão é e segurança. Se não me engano, comprei na Bibbos online. Taí o link:

http://www.bibbos.com.br/cavalete-centr ... W07940000/" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraço a todos.
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por gerson » 22 Jul 2014, 10:07

Estava atrás de um cavalete central para minha XT660, porém após alguma pesquisa deparei com o mesmo relato, cavalete raspando no chão em curvas e até acidentes, principalmente com o cavalete da Roncar, estava pesquisando também da manivela como também Charpan, mas desisti por esse motivo. :thumbdown:
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por MaxxTazzi » 22 Jul 2014, 10:20

Calma gente! Não estou defendendo ninguém e nenhuma empresa.

Os relatos que ouvi nas instalações, estavam erradas e as molas com complicações iniciais de fabricação do fornecedor. As empresas erraram em não fazer testes de fadiga.

Alguns lotes iniciais de ambas as marcas citadas tiveram realmente problemas em quebrar a mola, ou força incompatível com o peso. Ficavam apoiadas no cavalete central.

Os lotes reclamados, principalmente Chapam tiverem suas molas trocadas e os demais corrigidos.

Na Té, na XT e nas Yamaha não tem como ele raspar a ponto de causar queda! Lembre-se que o cavalete lateral fica por cima do central após a instalação!!!!

Primeiro vc fecha o cavalete central e depois o lateral...

Imagem
Editado pela última vez por MaxxTazzi em 22 Jul 2014, 17:33, em um total de 1 vez.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Cavalete (descanso) CENTRAL // CUIDADO

Mensagem por Luiz Koudela » 22 Jul 2014, 10:52

MaxxTazzi escreveu:Tenho o mesmo cavalete, a quase um ano. Faço curvas bem deitadas, carregado e leve. Digo bem deitadas é bem deitadas, de sentir a frente e traseira darem um beslicão. Nunca encostou.

1 - Verifique a mola de recuo.
2 - Se a instalação foi bem feita.
3 - Se houver protetor de cárter precisa recortar a traseira dele para que o descanso volte totalmente.

Conheço diversas pessoas que possuem e nunca vi tal relato...enfim, tem a primeira vez.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Max... Estou em contato com a Chapam, VC poderia postar fotos dele instalado? A principal foto para mim seria contigo montado na moto, mostrando o batente traseiro.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Responder