Não gosto de viajar à noite, mas aconteceu. Nas estradas de Minas, me atrasei na viagem e precisei encarar um trecho recuperado, mas sem sinalização, próximo a Santa Maria do Suaçuí. Coisas do nosso Brasil. Então imaginem: trecho de curvas, pista preta, sinalização zero e reflexos lá embaixo depois de um dia pilotando. Foi uma situação realmente “inesquecível”.
O que mais me irritou foi que eu estava com os faróis auxiliares da SW Motech guardados em casa, esperando os suportes de fixação no protetor de motor! Quando voltei de viagem, engoli a raiva de pagar uma “baba” pra comprar em loja brasileira e montei os faróis. Eles são realmente uma força grande em termos de luz alta. Mas me deram outra insegurança...
O sistema de liga/desliga dos faróis é independente. Eles são ligados por um interruptor que é fixado no guidão, mas sem ligação com o restante do sistema elétrico. Então preciso dar dois comandos para alta e baixa: os da moto e o dos faróis auxiliares. Com o agravante de que a posição do interruptor não ficou legal, por falta de espaço no guidão da Té. Toda vez que tenho que voltar à luz baixa (desligando os faróis auxiliares), preciso tirar o olho da pista e “caçar” o interruptor no guidão. Para um comando que precisa ser automático, quase reflexo, não ficou legal, concordam?
Vejam o que estou pensando em fazer e me digam se é besteira ou não:
1 – Quero manter o interruptor dos faróis auxiliares apenas como chave geral. Não preciso deles no trânsito urbano e não vejo sentido em ficar jogando luz na cara dos outros, por mais regulados que estejam. Ou seja, só ligaria o sistema auxiliar na estrada, em caso de necessidade.
2 – Quero integrar o sistema auxiliar ao principal. Ou seja, ligar/desligar luz alta pelo comando da moto. Um comando só, sem precisar tirar o olho da pista nem correr o risco de esquecer os auxiliares ligados na cara do outro condutor.
O inconveniente maior é fazer ligações alterando a fiação original. Sei que é chato, mas pela segurança... Adianto que o consumo dos faróis já é dimensionado para as motos bigtrails, ou seja, não haveria sobrecarga no caso da Té 66.
E aí, o que acham, vale a pena? Seguem as imagens para vocês terem uma ideia do desafio.
Abraço a todos e obrigado pelas luzes, rsrsrs...
Este é o sistema instalado. Precisei inverter suportes para encaixar na frente sem esconder as setas, etc, mas tudo bem.
![](https://imagizer.imageshack.us/v2/484x363q90/59/ido6.jpg)
Mais uma dos faróis instalados...
![](https://imagizer.imageshack.us/v2/484x363q90/580/t5qg.jpg)
E este é o interruptor, bem longe dos botões de comando, DO OUTRO LADO da haste do retrovisor. Sem noção total!
![](https://imagizer.imageshack.us/v2/484x363q90/827/ii5m.jpg)
Mais uma do interruptor. Se não bastasse dar dois comandos para sair da alta, quase preciso tirar a mão do guidão para chegar lá!
![](https://imagizer.imageshack.us/v2/484x363q90/542/5efa.jpg)
E aí, mando o alicate na fiação original da Sarah Lee? Vai ser igual a mulher cortanto o cabelo, não quero nem olhar!!!
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