Mensagem
por Dust » 13 Fev 2015, 00:36
Concordo, foi um fato pontual, e nunca vi relato de tamanha gravidade até hoje.
Não é novidade que a Yamaha pouco se importa com o consumidor no Brasil. Para cá aceitam fornecedores de peças que muitas vezes no mínimo precisariam de um recall (vide carenagens rachando tão somente pelo uso do veículo com sua trepidação normal), ou mesmo de troca de fornecedor, porque o que vendem no conjunto da moto montada é porcaria (no caso das Ténérés 250 posso citar as sanfonas das bengalas que simplesmente se rasgam, ou os aros de ferro que se enferrujam rapidamente e se enchem de amassados em pouco tempo de uso urbano comum; dentre outros que minha moto não apresentou ainda mas inúmeros são os casos neste fórum).
Uma evidência bem concreta e básica, é verificar quantas das dezenas de concessionárias da Yamaha no Brasil são elogiadas nesse fórum. Eu, particularmente, não tenho elogios a nenhuma, e conheço todas do Rio de Janeiro capital. As peças são caras para o que são, o valor da mão de obra é surreal, e as supostas "revisões" não passam de inocentes "trotes", deixam você sem moto dois ou três dias, e não fazem nada, absolutamente nada que qualquer ´mechânico´ mané faria em meia hora de serviço, ou seja, trocar o óleo e filtro, e jogar uma água para tirar a poeira. Esqueça o que diz o manual de fábrica da moto, não lubrificam nada, não desmontam nada para verificar, não apertam parafusos, não fazem absolutamente nada. Nada. Por experiência própria, nada mesmo.
Por isso a primeira medida sensata de quem compra uma moto no Brasil é nunca mais voltar em uma concessionária com ela. Porque você, consumidor, será só motivo de piadas. Ninguém se importa. A Yamaha não se importa, pelo ao menos no Brasil.
Mas o motor das Ténérés é muito bom, o projeto da moto é bom. Essas falhas na montagem, bem, não temos opção a não ser conviver com as mesmas. Mas se der sorte de não quebrar como ocorreu com a sua, faça uma revisão geral (mesmo e principalmente nas motos 0 Km); ou você mesmo, ou com mecânico de confiança. Vai ver que não tem lubrificação onde deveria ter, e vai corrigir essa falha. Vai ver que tem um monte de coisa errada, e vai corrigir. E daí você vai ter uma moto para confiar.
Não falo por rancor. Tenho moto Yamaha há mais de 10 anos. Minha atual tirei 0 Km, e rodei uns 8.000 fazendo as revisões nas CC, até parar num mecânico de confiança e acompanhar a manutenção fora da concessionária, e vi tudo isso que relatei. Não só na minha, mas de vários outros colegas desse fórum. Todos, na verdade, que conheci pessoalmente e estive presente na hora da manutenção. Era piada pronta. Paguei por revisões que não foram feitas. Mas não tive problemas como o seu.
Enfim, escrevi que nem doido para resumir no seguinte: a moto é boa, vá ser feliz com ela. Só não confie de primeira, porque não se importam com a gente. Tire da concessionária, vá de boa pra casa, e faça uma revisão de verdade. Estando tudo certo, esqueça que existe CC Yamaha, e vá ser feliz que a motoca não quebra.
Abraço.
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Ténéré 250 2013
Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.