Deixando o banco da Ténéré mais macio
Enviado: 20 Jun 2016, 18:26
Sei que não sou o único a achar o banco original da Ténéré meio duro. E também não sou o único que não está disposto a desembolsar quase R$ 600 por um banco Pedrinho (que aliás, nada contra, mas acho bem feio).
Pesquisando, descobri que há uma solução intermediária que envolve um enxerto de espuma mais macia sobre o banco original. Eu fiz o processo e resolvi postar aqui um passo-a-passo bem completo que talvez ajude...
Primeiramente, o gasto:
No meu caso foram R$ 65 no total. Fica mais barato se você mesmo levar o material ao capoteiro e foi o que eu fiz. Gastei R$ 30 de material, R$ 30 de mão de obra e R$ 5 de gorjeta.
Eu segui a seguinte ideia:
Fui num capoteiro aqui em Duque de Caxias/RJ (esses caras que forram bancos, sofás, poltronas... algumas pessoas chamam eles de tapeceiros) e pedi para forrar a metade inferior (onde o piloto senta) com uma espuma de 3 cm colada sobre o banco original. Após isso pedi para completar com mais uma camada de 3 cm de espuma dessa vez vindo do banco do carona e cobrindo todo o banco. Pedi também para não mexer na lateral do banco. Para não haver dúvidas de como fazer, as fotos do processo estão no link:
https://www.dropbox.com/sh/48gj4zmkxhlf ... ap-2a?dl=0" onclick="window.open(this.href);return false;
Em relação ao material, você vai precisar:
- Espuma de densidade intermediária. Eu comprei uma espuma selada chamada D45, não ficou ruim, mas talvez a D33 ficasse mais macia. A D55 já é dura, não recomendo. Na loja eles vendem a espuma com um comprimento fixo de 1,90m, logo você só precisa pedir uma largura de 40 cm que dá e sobra. Paguei R$ 14,75 na espuma.
- Um forro de material chamado Courvin (compre 1 metro quadrado, que dá e sobra). Existem várias marcaras, mas as melhores são a Kelson ou a Uruguai. Dentro de uma dada marca tem várias texturas e dá pra escolher algo bem próximo do forro original. Segundo o capoteiro não precisa comprar o forro anti-mofo, mas fica a seu critério. Paguei R$ 15,25 no metro quadrado de um courvin Uruguai.
Peça para o cara esticar bem o forro para o banco não ficar muito estufado. O resultado está postado no link acima. Realmente a altura do banco aumenta, mas como tenho 1,82 m não foi problema.
Fiz isso no sábado, depois de rodar mais com a moto posto as impressões a longo prazo.
Abraço!
Pesquisando, descobri que há uma solução intermediária que envolve um enxerto de espuma mais macia sobre o banco original. Eu fiz o processo e resolvi postar aqui um passo-a-passo bem completo que talvez ajude...
Primeiramente, o gasto:
No meu caso foram R$ 65 no total. Fica mais barato se você mesmo levar o material ao capoteiro e foi o que eu fiz. Gastei R$ 30 de material, R$ 30 de mão de obra e R$ 5 de gorjeta.
Eu segui a seguinte ideia:
Fui num capoteiro aqui em Duque de Caxias/RJ (esses caras que forram bancos, sofás, poltronas... algumas pessoas chamam eles de tapeceiros) e pedi para forrar a metade inferior (onde o piloto senta) com uma espuma de 3 cm colada sobre o banco original. Após isso pedi para completar com mais uma camada de 3 cm de espuma dessa vez vindo do banco do carona e cobrindo todo o banco. Pedi também para não mexer na lateral do banco. Para não haver dúvidas de como fazer, as fotos do processo estão no link:
https://www.dropbox.com/sh/48gj4zmkxhlf ... ap-2a?dl=0" onclick="window.open(this.href);return false;
Em relação ao material, você vai precisar:
- Espuma de densidade intermediária. Eu comprei uma espuma selada chamada D45, não ficou ruim, mas talvez a D33 ficasse mais macia. A D55 já é dura, não recomendo. Na loja eles vendem a espuma com um comprimento fixo de 1,90m, logo você só precisa pedir uma largura de 40 cm que dá e sobra. Paguei R$ 14,75 na espuma.
- Um forro de material chamado Courvin (compre 1 metro quadrado, que dá e sobra). Existem várias marcaras, mas as melhores são a Kelson ou a Uruguai. Dentro de uma dada marca tem várias texturas e dá pra escolher algo bem próximo do forro original. Segundo o capoteiro não precisa comprar o forro anti-mofo, mas fica a seu critério. Paguei R$ 15,25 no metro quadrado de um courvin Uruguai.
Peça para o cara esticar bem o forro para o banco não ficar muito estufado. O resultado está postado no link acima. Realmente a altura do banco aumenta, mas como tenho 1,82 m não foi problema.
Fiz isso no sábado, depois de rodar mais com a moto posto as impressões a longo prazo.
Abraço!