AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
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AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
Salve engenheiros,
to com aquela ideia de colocar rodas da fazer na tenere, sem câmara e tal,
Vi nesse topico aqui que já dá certo http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 397#p73397" onclick="window.open(this.href);return false;
dai diz o cara que colocou, ficou com pneu traseiro da bros na dianteira e o traseiro da xre no traseiro,
mas e as medidas dos aros? são diferentes D:
fiquei equivocado
se alguém tiver algumas informações dá uma mãozinha aee
li o tópico todo e não achei essas duvidas, apesar de já ser antigo...
Grato!
to com aquela ideia de colocar rodas da fazer na tenere, sem câmara e tal,
Vi nesse topico aqui que já dá certo http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 397#p73397" onclick="window.open(this.href);return false;
dai diz o cara que colocou, ficou com pneu traseiro da bros na dianteira e o traseiro da xre no traseiro,
mas e as medidas dos aros? são diferentes D:
fiquei equivocado
se alguém tiver algumas informações dá uma mãozinha aee
li o tópico todo e não achei essas duvidas, apesar de já ser antigo...
Grato!
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
eu jamais colocaria pneu traseiro na frente. um pneu dianteiro eh desenhado pra desviar a água da trajetória do pneu traseiro. já um traseiro não faz isso.
Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
O pneu trazeiro, quando colocado na dianteira deve ser montado no sentido oposto ao da seta de rodagem, senão acaba rápido. Já fiz isso em uma falcon, coloquei o pneu traseiro da brós na dianteira, sem problema.Luiz Geovani escreveu: ...ficou com pneu traseiro da bros na dianteira ...
Abraço.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha
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- Novato
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
essa parte eu entendi, mas digo, pneu da bros e xre não são tbm aros raiados? tem como deixar um pneu para câmara torna-lo sem câmara?
- MARCIO MPS2000
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
Luiz
A idéia de colocar as rodas da Fazer na Tenere é ótima. Só não concordei com o João na época pois ele cortou os discos de freio ao invés de usar o afastador de pinça da Fazer, assim ele manteria o disco original da Fazer sem precisar cortá-lo, reduzindo desta forma a área de frenagem do disco. Outra questão são os pneus. Com essas rodas o melhor são os pneus street, como o sport demom da Pirelli ou o novo radial. Pneu traseiro na roda da frente ???? Jamais...Segurança acima de tudo. Até pra ser criativo tem que ter limite. Sds. Marcio.
A idéia de colocar as rodas da Fazer na Tenere é ótima. Só não concordei com o João na época pois ele cortou os discos de freio ao invés de usar o afastador de pinça da Fazer, assim ele manteria o disco original da Fazer sem precisar cortá-lo, reduzindo desta forma a área de frenagem do disco. Outra questão são os pneus. Com essas rodas o melhor são os pneus street, como o sport demom da Pirelli ou o novo radial. Pneu traseiro na roda da frente ???? Jamais...Segurança acima de tudo. Até pra ser criativo tem que ter limite. Sds. Marcio.
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS
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- Novato-
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
Bom pessoal vou tentar ajudar:
Tenho uma Ténéré 250 e como faço longas viagens e já passei alguns apuros por câmara furada, resolvi pesquisar mudança dos pneus, primeira opção é:
As rodas da Lander X - entretanto mesmo pagando mais caro pelos pneus da fazer as rodas são raiadas e são usadas câmaras, no primeiro furo o pneu esvazia na hora;
O ideal seria rodas de liga então comprei (com nota fiscal) rodas dianteira e traseira da Fazer 250/2011 com pneus, disco de freio e sistema de freio completos e coroa:
Roda dianteira , os espaçadores tem a mesma medida e eixo também, encaixe perfeito, olhando o para-lama dianteiro de frente o parafuso posterior irá danificar o pneu em ambos os lados, tanto a Fazer como a Teneré usam a mesma pastilha de freio e com os dois sistemas de freio na mão descobri que as pinças são as mesmas, o que muda são as alças da pinça o da Fazer é um pouco menor e com mais angulo pois, o disco da fazer tem 280mm e da Teneré 245 mm, a solução do outro colega do fórum foi usinar o disco de freio da Fazer reduzindo o diâmetro de 280 mm para 245mm, particularmente acho perigoso pois, foi diminuída drasticamente a área de contato.
SOLUÇÃO: Existe a MR disco de freio - http://www.mrdiscodefreio.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esta empresa fabrica o DISCÃO DE 330 MM PARA FAZER E O DISCÃO DE 330 MM PARA TENERÉ - 330 MM É = A 330 MM certo como disse anteriormente as pinças são as mesmas o que muda é o suporte então a solução seria o kit da MR Discos com suporte da Teneré e Discão da fazer.
Roda Traseira:
Novamente as pinças de freio são as mesmas, o que muda são as alças, a da Téneré é mais larga e mais baixa e a da Fazer mais estreita e mais alta.
Quando a roda traseira original está montada sem apertar a porca do eixo existe uma folga de +/- 2 mm, a roda, as buchas e a alça da pinça ficam bem justas certo!?
Agora, vamos montar com a roda da Fazer, temos que montar da esquerda para a direita pois, temos que alinhar a corrente no trilho da saboneteira (aquela peça de borracha que protege a balança da corrente), com a coroa, então vamos lá, o eixo vai entrar pela esquerda da balança, bucha esquerda da roda, roda com a tampa da coroa, bucha direita da Fazer(fina), alça da pinça da Fazer sem apertar a porca do eixo, vocês verão a corrente alinhada com a coroa e o pinhão e uma folga a direita da alça da pinça de exatos 17,45 mm acho prudente usinar um complemento a esta alça em 16 mm tanto no eixo como no trilho da balança.
A alça parece ser de ferro fundido vou levar para alguma ferramentaria para ver se é possível soltar o trilho e usinar.
Todos estes passos foram fotografados em alta resolução.
Abraços
Rubens Alves
Motogrupo Pocasombra
Tenho uma Ténéré 250 e como faço longas viagens e já passei alguns apuros por câmara furada, resolvi pesquisar mudança dos pneus, primeira opção é:
As rodas da Lander X - entretanto mesmo pagando mais caro pelos pneus da fazer as rodas são raiadas e são usadas câmaras, no primeiro furo o pneu esvazia na hora;
O ideal seria rodas de liga então comprei (com nota fiscal) rodas dianteira e traseira da Fazer 250/2011 com pneus, disco de freio e sistema de freio completos e coroa:
Roda dianteira , os espaçadores tem a mesma medida e eixo também, encaixe perfeito, olhando o para-lama dianteiro de frente o parafuso posterior irá danificar o pneu em ambos os lados, tanto a Fazer como a Teneré usam a mesma pastilha de freio e com os dois sistemas de freio na mão descobri que as pinças são as mesmas, o que muda são as alças da pinça o da Fazer é um pouco menor e com mais angulo pois, o disco da fazer tem 280mm e da Teneré 245 mm, a solução do outro colega do fórum foi usinar o disco de freio da Fazer reduzindo o diâmetro de 280 mm para 245mm, particularmente acho perigoso pois, foi diminuída drasticamente a área de contato.
SOLUÇÃO: Existe a MR disco de freio - http://www.mrdiscodefreio.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; esta empresa fabrica o DISCÃO DE 330 MM PARA FAZER E O DISCÃO DE 330 MM PARA TENERÉ - 330 MM É = A 330 MM certo como disse anteriormente as pinças são as mesmas o que muda é o suporte então a solução seria o kit da MR Discos com suporte da Teneré e Discão da fazer.
Roda Traseira:
Novamente as pinças de freio são as mesmas, o que muda são as alças, a da Téneré é mais larga e mais baixa e a da Fazer mais estreita e mais alta.
Quando a roda traseira original está montada sem apertar a porca do eixo existe uma folga de +/- 2 mm, a roda, as buchas e a alça da pinça ficam bem justas certo!?
Agora, vamos montar com a roda da Fazer, temos que montar da esquerda para a direita pois, temos que alinhar a corrente no trilho da saboneteira (aquela peça de borracha que protege a balança da corrente), com a coroa, então vamos lá, o eixo vai entrar pela esquerda da balança, bucha esquerda da roda, roda com a tampa da coroa, bucha direita da Fazer(fina), alça da pinça da Fazer sem apertar a porca do eixo, vocês verão a corrente alinhada com a coroa e o pinhão e uma folga a direita da alça da pinça de exatos 17,45 mm acho prudente usinar um complemento a esta alça em 16 mm tanto no eixo como no trilho da balança.
A alça parece ser de ferro fundido vou levar para alguma ferramentaria para ver se é possível soltar o trilho e usinar.
Todos estes passos foram fotografados em alta resolução.
Abraços
Rubens Alves
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- acfborges
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
E quanto aos pneus? Esta usando os da fazer também?
Posta as fotos aí pro pessoal ter idéia de como ficou.
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Posta as fotos aí pro pessoal ter idéia de como ficou.
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- Novato-
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Re: AROS LIGA FAZER NA TENERE 250
esta com os pneus originais da fazer 250