Óleo de cozinha no litoral

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Polisel
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Jan 2014, 21:43
Cidade onde mora: Campo Grande/MS

Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Polisel » 27 Jan 2014, 22:23

Prezados,
Devo adquirir uma T250 no próximo mês. É a minha primeira moto. Por residir a menos de 20 mts do mar (quem conhece São Luís, sabe a ventania e maresia que fazem por aqui), minha principal preocupação está na oxidação dos raios e outros componentes.
Em uma discussão com meu pai, que é proprietário de uma bmw R1200 GS, recebi o conselho de revestir as peças sensíveis à maresia com uma leve camada de óleo de cozinha, mas, pensando em utilizar a moto ta,bém em trilhas leves de areia, isso seria um problema.
Qual é a experiência dos amigos com este tipo de assunto? Para uma pessoa que basicamente fará uso da moto aos finais de semana, como preservar o equipamento? Nesta região, os carros costumam receber uma espécie de "jato de óleo" nos assoalhos justamente para evitar desgastes, o que chama ainda mais a atenção.

Abraços,
Thiago

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Marcel Valim » 27 Jan 2014, 22:29

Esse óleo que borrifam por baixo do carro não faz bem nenhum. Ele retém a umindade e adere a terra, facilitando o surgimento de ferrugem. O ideal seriam os aros de alumínio. Os raios de aço inox também aguentam a maresia, mas não sei se são tão resistentes quanto os de ferro. Será que o WD40 não resolveria o problema se utilizasse depois de uma lavagem? Ao menos não ataca pintura do quadro nem as partes plásticas.
Vamos ver o que o pessoal fala.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 658
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por PauloPinheiro » 27 Jan 2014, 22:34

...Concordo com o Marcel Valim....
...Thiago...a sua vista deve ser linda...a 20 metros da praia.......mas/sobretudo/todavia/entretanto/contudo...................................tem a Lei do Retorno né! A Maresia ataca!!!
....Cara...lave a moto com frequencia...ao menos 1x por semana...muitoooooooooooooo bem lavada....seque....e passe um lubrificante/desengripante...em tudo que é de metal...tudooooo...
.....trocar os aros e raios ...assim como o escapamento completo (curva, ponteiras...etc) para inox...vai te ajudar e muito....!!!
...Forte e fraterno abraço!!! :)
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
Polisel
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Jan 2014, 21:43
Cidade onde mora: Campo Grande/MS

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Polisel » 27 Jan 2014, 23:17

Paulo, Marcel,
Obrigado pelas dicas. A vista é realmente muito bonita, Marcel. Entrei no club ontem. Logo logo, posto umas fotos da azulona nessa praia. Para um paulista como eu, viver nesse marzão é um sonho. Esteja convidado para desbravar os lençóis maranhenses quando quiser!

A lubrificação constante realmente parece ser o caminho. Eu desconfiava desses jatos de óleo.
Vocês têm ideia do custo para a troca de raios? Quando trocamos os raios para alumínio, também são trocados os terminais?
Abraços.

vagnerxavier
Visitante
Visitante

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por vagnerxavier » 28 Jan 2014, 00:05

Polisel, ótima pergunta.
Também moro na ilha e a pouco tempo adquiri uma T250 e não me questionei sobre a corrosão causada pela salinidade.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se vc ou seu pai conhecem algum grupo de motociclistas aqui em São Luis que façam viagens ou trilhas no fds. A moto é muito boa na cidade, mas acredito que seu maior potencial esteja nas grandes distâncias mas não encontrei nada nas redes sociais destes grupos aqui na ilha.

Abraço.

Avatar do usuário
Nathanael
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 174
Registrado em: 17 Nov 2013, 17:49
Cidade onde mora: Divinopolis/MG

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Nathanael » 28 Jan 2014, 00:57

rapaz.... morando em sao luiz eu teria medo e da moto derreter kkkkkkk
mas serio, seria melhor pra vc oleo de motor msm, que seja o wd40 como o Marcel sugeriu
oleo de cozinha meio estranho....

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por AG22 » 28 Jan 2014, 07:19

Vem para o RJ e você vai ver o que é derreter kkkkk... São Luís é mais tranquilo (pelo menos trabalhei lá 2 verões seguidos e achei mais tranquilo que o RJ).

Acho que o WD40 vai ser seu maior aliado, amigo.

Abraços

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Marcel Valim » 28 Jan 2014, 09:18

Polisel escreveu:Paulo, Marcel,
Obrigado pelas dicas. A vista é realmente muito bonita, Marcel. Entrei no club ontem. Logo logo, posto umas fotos da azulona nessa praia. Para um paulista como eu, viver nesse marzão é um sonho. Esteja convidado para desbravar os lençóis maranhenses quando quiser!

A lubrificação constante realmente parece ser o caminho. Eu desconfiava desses jatos de óleo.
Vocês têm ideia do custo para a troca de raios? Quando trocamos os raios para alumínio, também são trocados os terminais?
Abraços.
Obrigado pelo convite.
Quando você troca os aros de ferro pelos de alumínio, pode manter os raios ou troc-a-los por raios de aço inox. Não tenho certeza, mas parece que eles são mais rígidos, e por isso quebram com mais facilidade, tornando inviável o uso off. Também tem raios pintados ou cromados. Mas vamos ver o que o pessoal fala, porque eu estou apenas repetindo o que tenho lido. Os terminais que você fala são os niples. A parte que vai parafusada nos raios. Eles vêm no jogo de raios, mas os originais já são feitos de material resistente à corrosão (acho que é latão).
Um abraço.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por doug01n » 28 Jan 2014, 09:30

Sinceramente, só conheço uma solução:

http://www.corrosionx.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.azula.com.br/corrosionx-heavy-duty-300ml/p" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem de procurar preço... mas pelos testes e reviews que vejo, esse produto é top.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Kakko » 28 Jan 2014, 09:33

Os aros originais da Ténéré 250 (aço cromado ) enferrujam facilmente por dentro.

Esses dias quando fui trocar o pneu traseiro..e tbm troquei a câmara de ar, a mesma estava "colada" na ferrugem do aro.

Muito cuidado , pois se o ferrugem avançar muito..pode até perfurar a câmara. :!:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder