Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Guigen
Visitante
Visitante

Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Guigen » 14 Jan 2014, 12:52

Bom dia pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos os colaboradores do fórum por sua disposição em ajudar e trocar ideias. Por segundo, gostaria de desculpar a minha ignorância pois é meu primeiro post e não sei se estou no local correto. Gostaria de compartilhar com vocês um pouco de minha vida, para que possam sanar algumas dúvidas, que estarão no final do post.
Sou estudante e minha faculdade fica a 380 km de minha cidade natal. Sempre procuro visitar minha família uma vez por mês ou a cada 45 dias, porém uso de carona ou ônibus (o que dói no bolso). A locomoção dentro da cidade onde faço faculdade é por meio de ônibus (não sai tão caro, porém é demorado e desconfortável). Um carro não cabe no meu orçamento devido a manutenção e o consumo, então uma moto é minha melhor opção (minha mãe discorda hahaha). Possuo cnh a pouco tempo (porém tenho uma certa experiencia em andar dentro da cidade) e nenhuma experiência com rodovias.

Minha rotina seria fazer 20 km/dia (Casa->Facul/Facul->Casa) e a cada mês realizar uma viajem desses 380 km(No caso, 760 km com ida e volta). Portanto, mais de mil km a cada 45 dias +/-. Tenho um pequeno problema relativo a coluna na região lombar, o que significa se ficar sentado inclinado para frente sofro.

Gostaria da opinião de vocês, mais experientes e detentores da Ténéré 250. Ela aguentaria esse ritmo ? É confortável ? Confiável ? Estou em dúvida sobre qual moto comprar, tenho em torno de 10 mil reais disponiveis. Tenho interesse em comprar uma usada, com uns 10, 20 mil km..... e também teria interesse de ficar em torno de 5 anos com ela.... Por favor, digam tudo o que sabem hehehe.

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Jotace » 14 Jan 2014, 14:31

Boa tarde, Guigen.

Bem vindo à família.

Você ainda não se apresentou, né? Faça isso, pra turma te conhecer.

Sobre a sua dúvida, certamente deixará de existir, lendo a penca de mensagens, com teor idêntico. Veja aí:

viewtopic.php?f=6&t=1163&hilit=viagens+longas" onclick="window.open(this.href);return false;

Já sobre a compra, com muita paciência você encontra motos pouco rodadas, com menos de 5k, no caso das usadas. Mas, eu mesmo me apurrinhei procurando usadas, com baixa km. Na hora não era nada disso. Acabei comprando agora em out/13, uma 2012, modelo 2013, mas Okm. Cuidado, tem um monte de "espertos" na praça. A recomendação é que busque aqui nos "classificados", no caso das usadas.

Forte abraço.
Editado pela última vez por Jotace em 14 Jan 2014, 14:34, em um total de 1 vez.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por stcowboy » 14 Jan 2014, 14:34

Pela quilometragem que pretende rodar, sugiro pegar 0km.

E sobre o problema com a coluna, sugiro trocar o banco por um mais confortável (Erê ou Pedrinho, tanto faz)

No mais, pode pegar a Té sossegado, é uma ótima moto! A minha está chegando aos 1000km em 3 semanas.
Imagem

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por CORTELLINE » 14 Jan 2014, 14:35

A moto aguenta tranquilamente essa rotina e até muito mais que isso sem dar muitos castos... Fazendo as manutenções de rotina a cada 5000Km a moto não dá problema e há relatos aqui de motos com mais de 100.000 km rodados sem apresentar defeitos, apenas desgastes normais de peças... A moto não costuma dar manutenção e as peças duram bastante e são relativamente fáceis de serem encontradas. Em geral, as peças de desgaste são encontradas em qq concessionária.
A posição de pilotagem é confortável, com a coluna bem ereta e vc não terá problemas com isso. O banco é um pouco firme, mas para seu uso, acho que nem compensa trocar.
A maioria aqui faz perto de 30km/l, então vc gastará bem pouco nos seus deslocamentos... O curso longo das suspensões deixa a moto confortável pra rodar na cidade...
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por allex2000 » 14 Jan 2014, 14:39

Pro seu caso a Té é a melhor moto que existe, pode ir tranquilo nela que vc não vai se arrepender.

Aqui nos classificados sempre tem alguma com baixa km vendendo, e de amigos que sabemos que cuidam muito bem das motos, então é bem mais seguro....dá uma olhada lá!!

Valeu!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Raulzito Rock
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Raulzito Rock » 14 Jan 2014, 18:42

Olá Guigen, também sou novo no fórum e me cadastrei para aprender mais sobre a minha motoka.
Como as motos da Yamaha não têm uma revenda tão valorizada, você encontra motos poucos rodadas com um pereço bem atrativo.
Há alguns meses eu venho planejando e pesquisando a troca da minha moto. Tinha uma Twister, mas como sou alto, rodo também na zona rural e gosto de viajar com a moto, buscava uma que satisfizesse estes anseios e além de tudo tivesse uma mecãnica confiável. Achei tudo isso na Ténéré. Com muita conversa e "choro" comprei-a por 10.700 R$, com apenas 5.500Km 2012/2013, uma nova aqui onde moro fica por 14.500, sem contar as taxas de emplacamento e outras mais.
Minha coluna não incomoda mais, estou super satisfeito. A segunda opção seria a XRE 300, mas devida a mecânica pouco confiável, o índice altíssimo de roubo desta moto e a estética superior da Ténéré, desisti.

Guigen
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Guigen » 14 Jan 2014, 20:16

Certo pessoal. Obrigado pela recepção e pelas opiniões (espero que tenham mais aqui). Já já irei me apresentar hehehe
O trajeto todo será feito pela BR-277. 80% do trajeto o asfalto é ótimo mas de pista simples e com muitas curvas mas com poucas subidas pesadas, os outros 20% é duplicada.
A minha maior preocupação é com caminhões [minha inexperiência fala alto], devido ao deslocamento de ar. De carro fazendo média de 90 km/h esse trajeto é feito em 5 horas, com média de 110 km/h o trajeto é feito em 4h e 30 min.
Em questão de tempo de viagem, com uma tezinha irá variar muito ?

Outra coisa, minha tocada não será para aproveitar muito a paisagem (até porque é só barranco kkkk), mas também não vou deitar e só enxergar o horizonte. O objetivo é chegar são e salvo. Será possível realizar essa viagem com uma média de 80/90 km/h ?

E a questão de paradas: O arrefecimento do motor é a ar, portanto devo fazer quantas paradas pra dar uma poupada no moço ? (desculpem minha ignorância).

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por CORTELLINE » 14 Jan 2014, 21:51

Em geral, nunca tive problemas com caminhoneiros, em geral eles cedem passagem e o deslocamento não é nada absurdo, pelo menos pra mim. Com o tempo vc se acostuma com o efeito do deslocamento na moto e se prepara pra isso. Acaba não atrapalhando.. Em trechos de serra nem sempre dá pra manter a mesma velocidade, por conta das curvas e no final, o tempo é muito parecido com o carro. Fora que de moto é recomendável parar mais vezes, se alongar, esticar pernas e braços por causa da vibração. Em relação as paradas pra resfriar o motor, não esquente com isso, a não ser em moto zero. Se a moto que vc pegar já tiver mais de 1000km rodados, pode rodar direto, até mesmo pq, a velocidade resfria o motor e se vc manter ela entre 7k e 8k de rpm, o motor não vai sofrer nada
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Guigen
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Guigen » 15 Jan 2014, 19:46

Outra coisa, tenho em torno de 1,75 de altura e 67 kg. Com essa altura vou ter dificuldades com a té ? Acredito que com todo esse meu peso, consiga rodar bem com ela kkkkk

Srgaldino
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Out 2013, 15:11
Cidade onde mora: Juiz de Fora / MG

Re: Ténéré 250 para viagens longas e muito uso

Mensagem por Srgaldino » 15 Jan 2014, 19:53

Guigen escreveu:Outra coisa, tenho em torno de 1,75 de altura e 67 kg. Com essa altura vou ter dificuldades com a té ? Acredito que com todo esse meu peso, consiga rodar bem com ela kkkkk
Guigen escreveu:Outra coisa, tenho em torno de 1,75 de altura e 67 kg. Com essa altura vou ter dificuldades com a té ? Acredito que com todo esse meu peso, consiga rodar bem com ela kkkkk
Eu tenho essas medidas kkk e um pequeno probleminha de lobar também.

Vou falar o que eu sinto, postura com relação a Lombar não sinto nada, mas sinto um pouco de dor na mão esquerda e as vezes queima um pouco o ombro.

Eu ando 35 km por dia e quase todo final de semana rodo de 100 a 400 km ate agora nota 10 para a motoca.

Responder