Segurança na chuva

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Re: Segurança na chuva

Mensagem por motown » 20 Out 2013, 17:32

sempre ouvi dizer que se deve frear antes da curva, depois controlar no trajeto, nem acelerar nem brecar demasiadamente na curva, momento instável pra alterações que causam perda de tração / aderência ao solo (pista)
a chuva só faz "lubrificar" o piso e diminui o atrito, por consequencia a estabilidade na trajetória (inércia tende a manter e atirar vc pra fora da curva, o famoso "passar reto")
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por motown » 20 Out 2013, 17:33

em tempo:
senti certa insegurança nas curvas e até em linha reta sob chuva.
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por Stefano » 20 Out 2013, 17:38

Bom com exceção do Baluzten que não tem medo de inclinar na chuva, e do leassis que ou tem muita técnica ou é muito corajoso, rsrs a maioria é bem precavido, mais acho que o que pode estar faltando pra mim e alguns colegas é um pouco mais de técnica, eu ainda me sinto estranho em algumas situações, devido a altura da moto do solo, isso já melhorou muito comparado com o primeiro dia sobre a Ténéré, mais na chuva é meio tenso, e uma das coisas que tira a segurança ou pelo menos a sensação de segurança é o fino pneu dianteiro.
Mais eu faço como a maioria aqui, reduzo a velocidade e aumento a distancia entre o veiculo que vai a frente, reduzo bem antes das curvas e entro somente mantendo a velocidade, só acelero forte quando alinho a moto.
Sobre a viseira essa discussão também é interessante, com transito pesado e velocidade inferior a 40km/h ando mais com ela aberta, pra passar no corredor, quando o transito flui e consigo manter distancia do veiculo a frente, ai fecho a viseira, mais enxergar com dessencia fica difícil, mesmo para uma viseira livre de arranhões. estou para trocar de capacete, e tenho pensando em pegar um com viseira dupla, uma cristal e uma fume, sera que compensa?
Outra coisa, pra quem trocou o pneu dianteiro, se sentiu mais seguro em chuva durante as curvas?

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Re: Segurança na chuva

Mensagem por MaxxTazzi » 20 Out 2013, 17:42

Sim, tenho um Norisk para o dia a dia, viseira interna fumê, e realmente cai nisso que falou, em SP transito caótico o bafo sobe e embaça até as tampas, levanto a queixeira e mantenho a fumê que ajuda e muito. Aumentou velocidade fecho ele com a cristal por cima, protegendo da chuva. Uma beleza!

Não tem necessidade de ser escamoteável, tem fixos com dupla viseira, foi o melhor benefício em segurança, fora os dias de calor e sol, ajudam muito!
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por leassis » 21 Out 2013, 12:13

então man eu pilotei motard durante uns 10 anos da minha vida, digo em competições e não pilotar motard indo pro tampo, e tb corri no paulista de moto velocidade durante 3 temporadas de 135 e 125. entre 1997 e 2007 tava nas pistas. em 2007 e 2008 ainda fazia track day mas parei... agora só corro de kart mas nao em competiçoes oficiais

fazer curva igual na moto2 eu só consigo fazer com SS e nem se pode se dizer igual, pq o cara pra chegar ali tá num nivel de tecnica e dinheiro bem superior ao meu, mas com a Te eu consigo deslizar a traseira no contra-esterço, freiar na curva é querer morrer .o freio é sempre antes da curva, isso no carro, moto, chuva, seco, cara pode acreditar, já fiz 5 cursos de pilotagem esportiva ou segura, e ninguem ninguem sabe frear, entrar ou sair de curva. tanto é que qdo eu tinha SS eu tinha 600 e atropelava as 1000 em curva qdo o cara nao tinha tecnica nenhuma

viseira fume nao é recomendada na chuva. eu só uso viseira espelhada ou fume, mas é mais por causa do visual, se tiver chovendo e a noite, vc nao vai ver nada (eu nao vejo), pior ainda se tiver garoando. durante o dia geralmente a fume é melhor. mas como estou falando de uma pessoa normal que nao anda com duas viseiras sempre é melhor optar pela cristal. a não ser que ande só durante o dia. tem a opcao te usar capacete com viseira dupla tb

minha té é original, se ela tivesse modidifcada eu iria fritar ela, assim como fazia com a xt600 :-) tanto é que na te eu nao consigo raspar a pedaleira nem por decreto eu sinto q se a inclinaçao aumenta muito o pneu dianteiro começa a perder o grip, pq ele é muito fino, entao a área de uso é pequena e como tem um espaço bem grande do solo não sei se é impossivel mas será muito dificil eu conseguir, ainda mais pq é o da frente se é o traseiro ainda dá pra arriscar mas a dianteira no way

vc nao vai andar igual no seco na chuva. mas a diferença nao é TAO grande como as pessoas acham. eu sinto isso andando na marginal eu costumo andar a 90~100 na marginal, qdo chove reduzo para 70~80 e toda hora tenho que reduzir pq tem nego andando a 40. se tivessemos falando de alta performance em seco e alta performance em molhado ai a diferenta é bizarra, mas pra meros mortais
eu fazia o trajeto sao paulo caragua toda semana com a xt, fazia em 2h10min no seco e 2h30min no molhado, sempre por salesópolis, entao a diferença nao é tão grande, a diferença é no numero de sustos kkkkk

o valentino é de outro mundo, qdo ele veio ao brasil, eu fui acompanhar uma reportagem dele para o auto esporte com o leandro melo, o leandro melo anda bem, um dos cursos eu fiz com ele, é dificil acompanhar o cara e o valentino colocou ele no bolso, sem conhecer o autodromo. tem um video no youtube com valentino motard, a traseira da moto nao desliza dança... é muito legal ver

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Re: Segurança na chuva

Mensagem por TioSan » 21 Out 2013, 14:23

leassis escreveu:vc nao vai andar igual no seco na chuva. mas a diferença nao é TAO grande como as pessoas acham. eu sinto isso andando na marginal eu costumo andar a 90~100 na marginal, qdo chove reduzo para 70~80 e toda hora tenho que reduzir pq tem nego andando a 40.
Concordo plenamente com leassis, venho do mundo de speed tambem, e nunca senti tanta diferenca no molhado ou no seco, hoje com a T250 ando pela dutra e fernão dias na faixa 110~130 qdo esta seco e 90~100 qdo esta molhado mas muito desta perda de velocidade é devido a outros em velocidade bem inferior a minha.

e demais a mais como todos aqui reclamam que a T250 não tem freio !!!
então qual a diferenca em frear no seco ou no molhado ??? (não vai parar mesmo :oremos: )
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por MaxxTazzi » 21 Out 2013, 14:48

Ok, água planagem? Galera, muda e muda bruscamente, me desculpem entendo os argumentos, mais na água é muito diferente, tudo. Opinião minha, claro.

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Re: Segurança na chuva

Mensagem por TioSan » 21 Out 2013, 15:14

Pietro, não estou dizendo que não muda, mas existe tecnicas de pilotagem para cada tipo de terreno e quando se tem essa tecnica e se aplica, voce não sente tanta diferença entre os deversos ambientes.
mesmo aprendendo todas as tecnicas, o que nos ensina mesmo são os sustos que tomamos no dia a dia.
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por ViniGremio » 21 Out 2013, 15:25

Chuva é um perigo. NUNCA freie com o traseiro, nunca.
Eu estava a 40km/h, chegando no hotel e resolvi freiar com o de trás, por burrice quase caí heheheh, a roda traseira foooooi antes do pensamento
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Re: Segurança na chuva

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 21 Out 2013, 17:01

Sempre evito andar na chuva, mas às vezes ela me encontra no caminho ... então procuro reduzir a velocidade em 20 km/h pelo menos, não andar sobre faixas brancas, dou passagem para veículos que estão com pressa, nas entradas de curvas reduzo uma marcha para maior atrito, não inclino a moto, aumento a distância dos veículos à frente, evito ao máximo o corredor e procuro sinalizar antes qualquer mudança de faixa ou obstáculos à frente...É isso, em 22 anos de Moto não coleciono acidentes ou quedas, então acho que estou no caminho certo...Sds
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
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