Conta-giros Oscilando

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Conta-giros Oscilando

Mensagem por cassioxtz » 18 Ago 2013, 02:56

Pessoal, percebi à pouco tempo que o conta-giros que marca o RPM no painel da minha Ténéré depois que coloquei o pneu 90/90-21 está oscilando quando o giro está subindo, mas é quase imperceptível.

Quando acelero e vou trocando as marchas o giro vai subindo e oscilando pra menos e pra mais.

Meu cunhado que tem Lander disse que isso está ocorrendo pq eu já cortei o giro com a moto algumas vezes e isso pode ter danificado o painel, acho que isso seja improvável. Pois nunca ouvi falar que uma simples acelerada até o limitador de giro chegar no vermelho pudesse causar tal problema.

Já pesquisei e vi alguns relatos de proprietários de Fazer alegando que isso pode ser o anel do TBI ou basta apenas retirar o cabo negativo da bateria e esperar uns 2min que volta ao normal ou também o sensor que marca a velocidade x rotação que fica atrás do motor mas acho difícil aquela peça apresentar algum problema.

Não sei se isso pode ser impressão minha, mas vou fazer esse teste da bateria e ver no que dá.

Alguém sabe o que pode ser?
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Conta-giros Oscilando

Mensagem por Marcel Valim » 18 Ago 2013, 12:21

TBI e sensor de velocidade não têm nada a ver com RPM. Se o sensor do TBI falhar você vai sentir no funcionamento do motor e não só no RPM. Sensor de velocidade, se falhar não dá sintoma na condução da moto. Nem pneu maior, porque não há sensor ligado à roda dianteira.
Eu chuto ai um mau contato, oxidação, ou defeito mesmo em algum fio que leva informação ao RPM.
A teoria de desligar a bateria pode ser que ajude. Pelo menos nos automóveis funciona como um reset.
Aproveita pra conferir os conectores da bateria e terminais elétricos onde ficam os fusíveis.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Conta-giros Oscilando

Mensagem por cassioxtz » 21 Ago 2013, 14:42

Opa Marcel, obrigado pelas dicas.

Verifiquei o cabo do painel e limpei os contatos com (limpa contato), desliguei o fio negativo da bateria, limpei os contatos e apliquei vaselina.

Também verifiquei todos os fusíveis e descobri que todos eles tem um reserva, que show de bola...ponto pra Yamaha que pensou no seu cliente nessa parte...antes qdo eu tinha Lander só tinha visto um fusível reserva, pois nunca tinha retirado todos do lugar.

Bom, depois que realizei essas verificações...parece que normalizou...mas se parar pra prestar atenção dá pra perceber que ainda dá uma pequena oscilada quando a moto em movimento...acho que era mal contato mesmo...ou eu que estou ficando velho e procurando problema em tudo...rs.:lol:

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
dcuinas
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Jul 2013, 00:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Conta-giros Oscilando

Mensagem por dcuinas » 26 Mar 2014, 00:28

cassioxtz escreveu:Opa Marcel, obrigado pelas dicas.

Verifiquei o cabo do painel e limpei os contatos com (limpa contato), desliguei o fio negativo da bateria, limpei os contatos e apliquei vaselina.

Também verifiquei todos os fusíveis e descobri que todos eles tem um reserva, que show de bola...ponto pra Yamaha que pensou no seu cliente nessa parte...antes qdo eu tinha Lander só tinha visto um fusível reserva, pois nunca tinha retirado todos do lugar.

Bom, depois que realizei essas verificações...parece que normalizou...mas se parar pra prestar atenção dá pra perceber que ainda dá uma pequena oscilada quando a moto em movimento...acho que era mal contato mesmo...ou eu que estou ficando velho e procurando problema em tudo...rs.:lol:

:thumbup:
Este problema que teve só oscilava o ponteiro do conta giros ou chegava a interferir na resposta da moto? Pergunto pois estou tendo o mesmo problema com a minha ténéré 250 e a resposta da moto passou a ser instável.
[]'s
Diego Cuiñas

Yamaha XT600Z Tenere 1988
Yamaha XT660R 2014
Yamaha XT600E 2003
Honda Shadow VT600 2000
Yamaha XTZ 250 Ténéré 2013
Honda CBX 200 Strada 2000

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Conta-giros Oscilando

Mensagem por cassioxtz » 26 Mar 2014, 01:20

dcuinas, seja bem vindo ao Ténéré Club!

Aqui você encontrará muito informação útil

Sugiro depois dar uma lida nos tópicos abaixo:

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=1791" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=391" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=1" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto a sua dúvida: Na minha Té só oscilava o ponteiro mesmo, não cheguei a estranhar nada no desempenho. Vendi ela do jeito que estava.

Sugiro você levar a sua na cc pra darem uma verificada

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Responder