Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

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grego
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Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por grego » 21 Mai 2013, 12:47

Olá pessoal, podem me ajudar a entender melhor a regulagem da mola?

Minha esposa esta reclamando bastante de trepidação na garupa, então pensei em regular a mola mais macia, mas por outro lado, a recomendação é que quanto mais peso em cima, é melhor deixa-lá mais dura, certo?

Estou errado em pensar que a trepidação melhora se deixar mais macia?
O que muda deixando mais dura? porque com mais peso deve ser regulada mais dura?

Pesquisei sobre isso mas minha ignorância no assunto nao me permitiu tirar uma conclusão.. Rss

Agradeço quem puder ajudar!

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Kakko
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por Kakko » 21 Mai 2013, 13:02

Será que a trepidação não seria por outro motivo ?? Pneu cheio demais por exemplo....ou corrente muito esticada .
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grego
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por grego » 21 Mai 2013, 18:40

Hmmm pois é, vou levar na oficina para dar uma geral quanto aos pneus e corrente, coincidência ou nao, hj mesmo voltando pra casa o motoqueiro que vinha atras de mim quando parou no farol me perguntou... "Seu pneu esta com bolha?" Ele achou que estava balançando meio estranho... :s

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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por mandrakyy » 26 Mai 2013, 22:02

Bah falando em suspensão, coloquei reforço de quadro da Scam e fui dar uma passeada com a mulher e tive que levar alforge bau e barraca em fim, moto sobrecarregada, o que senti no decorrer da viagem eh que quando pegava um desnivel no asfalto mais acentuado onde a suspa traseira baixava bastante, o superte pegava na roda, minha duvida eh a seguinte, deixando a suspensão traseira mais dura ajudaria a evitar isso? Claro que um regime pro dinossauro aqui tb ajudaria mais ai eh uma coisa muito demorada ^^

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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por Fmm4100 » 26 Mai 2013, 22:17

Eu tirei o reforço scam da minha moto e pus o manivela.
Não cheguei a testar o scam com a regulagem mais alta, mas não sei se resolveria, pois ele toma o espaço que tem uma cavidade justamente para o pneu não raspar.
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por ivnn » 26 Mai 2013, 23:17

Sobre a regulagem da mola para mais macia ou dura, o que se faz não é alterar a dureza ou constante da mola. O que se faz é apenas ajustar o nível do ponto que a mola se apóia no chassi. Com isso, a dureza da suspensão, durante a pilotagem, não se altera, enquanto a suspensão não atinge os limites de curso. O que se altera é a altura da moto montada; com o ajuste "mais duro" a moto fica mais alta com você em cima. Mas uma vez que você suba e a moto abaixe um pouco (sai do fim de curso) a dureza da suspensão continuará a mesma, já que a mola não mudou. Ela precisará de um peso maior para começar a abaixar, mas depois que começou, nada muda.

Por isso é bom deixar "mais duro" com carga e garupa; assim a moto fica mais alta e a margem para a suspensão não bater no fim de curso inferior é maior. Aliás, o fim de curso pode ser uma fonte de impacto importante. O sujeito deixa a moto "mais mole" porque acha que ficará mais macia, põe garupa pesada, a moto arria um monte (fica próximo ao fim de curso inferior), e aí em um buraco dá fim de curso e uma porrada na garupa. Deixar "mais duro" dificulta esse cenário.

Acho os termos "mais duro" e "mais mole" inadequados porque conduzem a essa confusão. Só é "mais duro" porque precisa de mais peso para a moto começar a arriar, coisa que durante a pilotagem é uma característica irrelevante (1).

(1) a menos que o gajo deixe tão duro que a moto mal começa a arriar com ele em cima; não sei se dá para deixar assim na prática.

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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por doug01n » 27 Mai 2013, 11:47

ivnn escreveu:Sobre a regulagem da mola para mais macia ou dura, o que se faz não é alterar a dureza ou constante da mola. O que se faz é apenas ajustar o nível do ponto que a mola se apóia no chassi.
Há controvérsias.
Quando vc altera o ajuste da mola traseira da tenere, o que é ajustado é a "pré-carga" da mola. Realmente não muda a dureza ou a constante da mola, pois são características físicas da mesma. Porém, pela Lei de Hooke, a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Então ao regular a pré-carga, o que se altera é o seu estado inicial (Δl):

F = kΔl

No SI, F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.

O fim de curso nada mais é do que a mola se comprimir totalmente até que as espiras se apoiem uma na outra.

Com a regulagem "mais macia", o estado original das espiras é de estarem menos comprimidas, mais espaçadas. Logo, em um buraco, com um caboclo de 80kg em cima, ela vai ficar com longo curso, e na maioria das vezes absorver bem a irregularidade do terreno sem passar muito para o chassi. A traseira da moto vai abaixar "x"cm até chegar no final do curso.

Com a regulagem "mais dura", o estado original das espiras é de estarem mais comprimidas, como se além do caboclo de 80kg em cima, ainda colocassem 1 saco de cimento junto. Sem ninguém em cima, a moto estará um pouco mais baixa que a outra regulagem. A diferença é que como vc encurtou o tamanho da mola, vc diminuiu também o curso total da suspensão. Uma espira vai encontrar na outra mais cedo. Mas também vc deixou ela tensionada o tempo todo, então a carga inicial da mola é alterada em relação à primeira condição. Logo, é preciso mais força com os mesmos 80kg pra fazer ela comprimir, o que a deixa mais dura.

Na prática, em um buraco onde dava final de curso, pode ser que não dê quando vc deixa ela mais dura, mais pelo fato de que com a mola mais mole ela inicia a sua deformação antes, e isso favorece a continuidade da compressão da mola. Quando ela está mais dura, boa parte da inércia é dissipada no estágio inicial de compressão da mola, e quando ela retorna, chega antes à posição inicial.
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por Carlos Boni » 27 Mai 2013, 12:48

Vishhhh!!!!
Boa Doug! :ohhhhh: :joinha:
Mas desculpe... Nunca fui bom em geografia :gargalhada:
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Mai 2013, 16:34

Fatos: Realmente houve reclamações do suporte da Scam, que raspa ao final de curso, tenho a do Manivela e fica perfeita.

Sim, pneus com calibração muito acentuada vibra que é uma beleza, teste com a calibração real de fabrica com carga, está escrito no link da suspa.

Agora, por um acaso não estaria em marcha errada durante um tempo? A Té vibra que só em faixa de marcha errada...
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Re: Regulagem da suspensão X Trepidação na garupa

Mensagem por Chico Bruno » 27 Mai 2013, 16:37

Quando eu crescer quero ser igual ao Doug.
Abraço amigão. Nos vemos em Ibitipoca!!! :urrruuu:
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