Página 1 de 7

Ténéré 250 - Como dar partida corretamente?

Enviado: 29 Set 2011, 03:23
por cassioxtz
Pessoal, Não vi nenhum tópico falando à esse respeito e resolvi criá-lo.

Gostaria de saber, qual é o procedimento que vocês realizam para ligar suas motocas?

Vou relatar um fato curioso que aconteceu comigo:

Eu no meu caso (XTZ 250 Lander I.E) tenho instalado na moto o alarme cerruns desde que comprei a moto (2 anos) e sempre ligava ela com o botão start na posição On, mas depois que o meu alarme cerruns queimou sua central (módulo) eu parei de ligá-la assim.

Quando ocorreu esse problema, a moto tinha uns 3 meses de uso e como o alarme estava na garantia, foi trocado sem problemas. O mais estranho, foi que no dia que ocorreu isso, eu tentava dar a partida na moto e a ignição respondia com umas estraladas que vinham da sirene do próprio alarme como se estivesse cortando a ignição.

Depois disso, agora quando viro a chave eu deixo sempre o botão start na posição Off e somente após a luz da I.E apagar eu viro ele para a posição On.

Não sei se foi por esse motivo que o meu alarme havia queimado na época, mas desde que começei à fazer isso, nunca mais deu problema.

Esses dias meu pai que também tem uma XTZ 250 Lander veio me informar e me deu uma explicação que o correto é que quando virarmos a chave, o botão start tem que estar na posição On para assim escutarmos o som da I.E carregar e quando acionarmos a partida, o bico injetor poder mandar a pressão suficiente para a bomba de combustível, pois virando a chave da moto com o botão start na posição Off, segundo ele esse processo não acontece.

Mas mesmo assim a minha nunca teve frescura pra pegar em qualquer dia/horário seja frio ou calor. Acionou ela no start ela já responde de imediato.

Aproveitando, gostaria de saber quem de vocês utiliza ou já utilizou alarmes: Cerruns/Positron em suas motos injetadas?

Vi relatos em outro forum, exemplo: (Highlanders) onde alguns que utilizavam alarme Positron, tiveram problemas na injeção de suas motos, que se não me engano chegou até à queimar a bomba de combustível.

Alguém com um conhecimento técnico mais embasado sobre I.E em motos poderia me tirar essa dúvida? Pois eu continuo ligando a moto da forma que citei e não sei se isso pode vir à resultar em algum problema.

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 08:54
por doug01n
Que eu saiba o barulho que vc ouve quando liga a moto é da bomba de combustível, e não da Injeção Eletrônica. Esta é um circuito eletrônico, não faz barulho.
Isto serve para manter a linha pressurizada antes da partida, para que o motor de arranque não tenha de dar muitas voltas até chegar o combustível e a ignição iniciar.

Eu sempre desligo o motor no botão vermelho, então raramente lembro de voltar o botão pra posição inicial, ligando a moto e depois mudando para a posição On.

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 09:08
por lucacsm
Deixo sempre o botão START na posição ON. Viro a chave e aguardo a luz da injeção apagar. Ligo a moto e deixo ela esquentar pelo menos 1 minuto. Mesmo na moto anterior que eu tive que era uma Tornado eu deixava esquentar um pouco.
Já ví gente ligando e saindo na mesma hora. Desse jeito o óleo ainda chegou a lubrificar todo o motor e esse procedimento pode reduzir a vida útil do mesmo.

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 10:15
por Marper
Eu deixo no off também, pois faço com o doug01n faz, desligo no botão.
O único ritual que sigo antes de ligar a moto com motor frio é:
- girar a chave
- apertar o botão para on
- esperar o check no painel até a luz da injeção apagar.
- Aperto o manete da embreagem (para não acioná-la e poupar a bateria)
- Dou a partida
- Espero cerca de 1 minuto e saio.

:thumbup:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 10:44
por Petrel
Cassio, esse botão que vc ta chamando de Start, na verdade é um botão de parada de emergência, foi projetado para ser usado nessa situação, parar o motor da moto numa situação de emergência, então ele deveria permanecer em "on" direto.
O botão Start no diagrama esquemático é o botão de partida, aquele (cinza ou quase cinza) no qual colocamos o motor de arranque para girar.
Apesar dele ter sido projetado para parar em emergencia, nada impede que seja usado diariamente para parar o motor.
Quanto ao fato ocorrido na sua moto fica quase impossivel diagnosticar com 100% de certeza, tendo em vista que foi instalado o alarme e existe varias possibilidade para o alarme ser instalado, falo quanto a forma como o alarme vai parar a moto, onde ele vai atuar, se no corte da bomba, da ignição ou se atuando no botão de parada em emergencia, etc etc etc.
Eu após um estudo detalhado do diagrama esquemático (é meu trabalho diário) resolvi colocar o alarme (positron) para atuar no sensor do descanço lateral, pois esse ponto ja foi projetado na ECU para parar a moto sem registrar falha.
Imagine se vc coloca o alarme pra cortar o bico injetor, toda vez que o alarme atuar, a ECU vai registrar um erro, ela "ECU" vai entender que o bico falhou. isso vale para todos os demais pontos (sensores) possiveis de parada pelo alarme, exceto o botão de parada de emergencia que tb foi projetado para esse fim, só que no meu caso eu optei pelo descanço pois estava mais próximo do ponto onde coloquei o alarme e tb mais fácil de identificar além do fato do alarme só atuar parando o motor efetivamente no caso de ter uma marcha engrenada, eu prefirir assim, ou seja se por acaso a moto de repente não funcionar, eu não vou ter duvida se é o alarme que ta impedindo o moto de funcionar, desde que a moto esteja em ponto morto.

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 10:53
por Kakko
Faço exatamente como o Marper comentou....

daí deixo aquecer um pouco , enquanto isso vou colocando balaclava...capacete....luvas... :joinha:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 12:05
por cassioxtz
Valeu pessoal,

O botão à qual eu me refiro é o botão vermelho que é a chave On/Off da ignição e não o cinza (start.) Desculpa à confusão galera!

Esse fórum é show, à cada dia que eu acesso, tem sempre muita informação boa e de qualidade, pois podemos contar com vários experts no assunto.

Vocês são feras mesmo!

:rock:

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 12:10
por Helano
Achei interessante a observação do Marper em relação à embreagem. Realmente acionar o manete diminui a carga para o motor de arranque durante a partida.

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 15:33
por doug01n
Como eu sempre deixo a primeira marcha engatada (para diminuir o risco de a moto movimentar-se por incidência de vento, alguém esbarrar, etc), eu SEMPRE aciono a embreagem para dar a partida no motor... interessante mesmo, pois nunca havia pensado por este lado, e eu já peguei este hábito sem querer!

Re: Como ligar a moto (Qual é a forma correta)?

Enviado: 29 Set 2011, 15:56
por Marper
Kakko,

Mas é esse esquema, mesmo.
Ligo e o tempo que aquece é o tempo que me equipo.
Bandana (sempre), ou no frio a balaclava
jaqueta
joelheira
luvas
capacete
e rua!