Ténéré 250 - Consumo médio

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 15 Jun 2012, 23:53

zerocool escreveu:ghamauricio, quando vc disse "assim desde nova" vc quis dizer exatamente o que????

Acho que vc entendeu alguma coisa errada aí ou não leio todos os meus posts.

Desde zero o único problema foi o consumo elevado de combustível. Minha ténéré sempre andou muito bem. Até os 25mil só foram feitos ajustes na ECU, sem sucesso partimos para a troca do conjunto de admissão, feita com aproximadamente 27mil km. O problema de luz no painel apareceu com 29 mil km e foi aí que fizemos o assentamento de válvulas pois acusou baixa taxa de compressão.


OBS: Note que assentamento de válvula é muuuuuuito diferente de regular válvula, assentamento normalmente é necessário quando existem muitos resíduos resultantes da combustão.
Realmente não li e, cá entre nós, nem pretendo sair buscando por todos os seus posts. Eu só li os que começam nesta página, e já no primeiro você disse:
zerocool escreveu:Minha ténéré está com quase 31 mil (9 meses), as medias sempre foram horríveis.
Então eu comentei que se o consumo sempre foi ruim, e você teve que fazer um reassentamento de válvulas - geralmente ocasionado por falta de regulagem das mesmas - é um indicativo de que nunca regularam as suas válvulas.
Pelo que sei, sujeira se tira com gasolina, não com um processo de remoção de material do motor com uma fresa chamado "reassentamento de válvulas". Se as válvulas trabalharam fora da especificação em função de sujeira acumulada, significa que nunca as verificaram, quiçá as regularam. :joinha:

Abraço!

Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por zerocool » 16 Jun 2012, 00:47

hamauricio, Nem vou me alongar muito explicando detalhes que não interessam mas vc está equivocado quanto algumas coisas. Nem sempre a necessidade de assentamento de válvulas é feito devido a problemas físicos como mal ajuste das mesmas. É muito comum ter que fazer o assentamento de válvulas após rodar "muitos" quilômetros devido ao efeito natural de carbonização que ocorre em todos os motores (que funcionam com base na combustão). A gasolina que entra na câmara de combustão nem tem tempo pra limpar alguma coisa e já tá explodindo, o que resta na câmara???? resíduos da explosão que normalmente geram a carbonização...

Eu rodei 30 mil em 9 meses, num regime extremo (a maior parte em viagens de 2 horas de duração rodando entre 120 e 140km/h). Todas as revisões foram feitas (1, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 mil). O óleo é trocado a cada 2.500km sendo uma troca com filtro e outra não.
Baseado nos fatos, mal ajuste de válvulas provavelmente causariam barulho de válvula no motor ou fumaça esbranquiçada no escape muito antes de carbonizar como foi o que aconteceu...

A propriedade com que você afirma que as válvulas nunca foram reguladas não podem ser utilizadas nem por um mecânico especializado que abriu o motor, quem dirá por alguém do fórum que nem conhece minha moto... hunffff... :joinha:

[]´s.
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 16 Jun 2012, 09:42

Também afirmei isso baseado em experiência própria e de outros com relação ao serviço prestado em concessionárias. Não limparam nem meu filtro de ar na revisão dos 5 mil. Será que regularam as válvulas...? Duvido! Nos 10.000 eu pretendo verificar a folga das mesmas pessoalmente.

Mas você me convenceu, suas válvulas foram verificadas em todas as revisões!

Abraço!

Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por zerocool » 16 Jun 2012, 13:58

ghamauricio, infelizmente mtas concessionárias por aí a fora prestam mal serviço aos clientes. Sem querer fazer propaganda mas já fazendo, A autorizada da minha cidade (Avalon Motors-Guaratinguetá) tem 97,7% de índice de satisfação na Yamaha. Esse valor está muito acima acima da média nacional, por isso eles conseguem trocar tudo o que trocaram na minha moto pela garantia.

Hoje eu passei lá pra bater papo com o dono eles me garantiram que no começo da semana vão falar com a Yamaha e solicitar pra eles uma sonda lambda e uma ECU para realizar testes.

Vou reportando..

Abrassss
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ghamauricio » 18 Jun 2012, 08:30

Kakko, me ocorreu que você está com uma relação alterada, não é?
Você fez as contas pelo hodômetro indicado no painel? Esse hodômetro puxa pra mais quando você alonga a relação!! Talvez ela esteja até fazendo mais que 30km/L, mas talvez esteja na casa dos 32/33... A 100km/h a minha faz 30 "cravado" (cravado entre aspas porque não dá pra esgotar um tanque inteiro mantendo uma só velocidade né!!)!

Abraço!

Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por zerocool » 18 Jun 2012, 08:46

ghamauricio, minha relação ainda é a original... eu fiz mais uma média esse final de semana e cheguei a conclusão que se eu manter uma velocidade entre 90 e 110km/h a media fica na casa dos 31~32km/l. Se eu acelerar um pouco mais e andar entre 110 e 130 a media cai um pouco pros 28km/l ( o que está muito bom pra mim). Antes ela dia 20~21 km/l... hehe

Eu gostaria de tirar uma média andando somente na cidade, mas eu uso minha moto 95% na estrada... nunca consegui fazer uma média 100% cidade... =(

[]´s
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Kakko » 18 Jun 2012, 10:14

ghamauricio escreveu:Kakko, me ocorreu que você está com uma relação alterada, não é?
Você fez as contas pelo hodômetro indicado no painel? Esse hodômetro puxa pra mais quando você alonga a relação!! Talvez ela esteja até fazendo mais que 30km/L, mas talvez esteja na casa dos 32/33... A 100km/h a minha faz 30 "cravado" (cravado entre aspas porque não dá pra esgotar um tanque inteiro mantendo uma só velocidade né!!)!

Abraço!
Troquei a coroa por uma 38 dentes, mas isso está valendo apenas a partir de hoje (18/6).

consigo manter 100 km/h abaixo dos 7000 rpm.

Pra mim a tocada na estrada ficou ótima.

Deixa eu andar mais um pouco depois comento sobre o consumo tbm. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
zerocool
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 18 Mai 2012, 10:31
Cidade onde mora: Guaratinguetá/SP
Localização: Guaratinguetá/Santo André/ São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por zerocool » 18 Jun 2012, 11:10

Kakko, se possivel, me diga como ficou a velocidade final dela... ou pelo menos uma idéia de como está a puxada da 5ª marcha...

Eu estou seriamente tentado a colocar a relação da Lander X na minha... (Pinhão 13 / Coroa 38 / Corrente 520 104L)... na verdade vai ficar igual a sua... hehe

[]´s
§ Zero Cool §
Ex DT180, CG Titan 125
Atual Ténéré 250 preta envelopada,
Bagageiro e Afastador SCAM, Baú Proos 34 lts,
Alforges MotoBag 25 lts, Protetor de mão Circuit Street.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Kakko » 18 Jun 2012, 13:16

Eu não fui até a final ...ainda...mas ficou ligeiramente mais suave....rotação do motor um pouco menor.....ficou bom na minha opinião.

Não troquei a corrente....apenas está um pouco mais esticada...apesar dos 26000 km, a relação (pinhão + corrente) ainda está muito boa.

Faça um teste...compre uma coroa 38 e experimente.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Cael
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Cael » 18 Jun 2012, 13:18

Vixi. pelo jeito a minha tá bebendo d+.
Da ultima vez que abasteci o resultado foi o Seguinte.
Hodômetro total: chegando aos 400km
Trip 1: 247,5 (zerei ao encher o tanque)
Qtd de Gasolina: 9,18L
Valor Gasto: R$ 24,70 (só a nível de curiosidade.)
Consumo médio: 26,960km

Ando 90% dentro da cidade, andando a maior parte do tempo até 5000rpm e quando passo disso fico no máximo alguns segundos com o giro mais elevado.
Ando a maior parte do tempo sozinho, carregando garupa apenas nos sábados e domingos. Faço sempre percursos curtos (pro trabalho) com cerca de 2km.
O trânsito aqui em natal é meio lerdo, e raramente chego aos 90km/h.
Será que vocês, mais experientes, conseguem chegar a alguma conclusão para o meu caso?
De acordo com as condições que citei, esse consumo tá correto?

pequena editada pra corrigir o "odômetro" (eu sei... foi feio)
Editado pela última vez por Cael em 25 Jun 2012, 17:23, em um total de 1 vez.

Responder