Discordo com a comparação das 250cc da Yamaha com a 300cc da Honda. Você já andou bastante a ponto de poder fazer um comparativo prático? Eu fui dono de XRE por 1 ano. A moto anda mais, mantem melhor e tem arranca menos fraca, é verdade, mas a diferença é pequena a ponto de não justificar a compra da moto tão somente pela maior potência. Troquei um pouquinho a mais de potência por confiabilidade.Zepper escreveu:Sou proprietário de uma Tenere 250, e fui de uma Fazer 250 também. Tanto a Tenere quanto a Falcon são motos visadas. Vejo vários motociclistas de Falcon (modelo NX4) rodando, mas de Tenere quase nenhum. Na minha opinião, a Tenere deixa a desejar. É a mais barata, como se fosse um modelo de entrada das 250cc trail. Pessoal fala demais, copia e cola opiniões de gente que nem é proprietário. O motor 250cc da Yamaha "dizem" que é confiável, mas é muito amarrado em relação ao 300cc da Honda (CB300/XRE). Quando você busca informação, chega a dar raiva! Vários não tem ponto de vista próprio! Tudo na base de "copiar e colar" uma opinião. Daí é o momento que você lê um monte de bobagens sobre a moto (cabeçote, chassis, roubos). Às vezes, você chega e lê "a XRE tem problemas no cabeçote". Já resolveram nas versões mais novas. Claro, ainda vai aparecer um caso e outro, pontuais, nada alarmante, maciço, entendeu? Sobre a Falcon, há uma grande legião de fãs do modelo antigo. Em contra partida, vejo vários vídeos no YouTube de proprietários da Teneré usando a moto para viajar, colocando um bauleto. Viajam SIM com a moto, é para estrada SIM, mas não tem tanta força e tanta velocidade final.
Resumindo, a Falcon tem mais motor sim. A Tenere é fraca, mas tem estética, e independente do que o pessoal rebata, coisas do tipo "não é moto de estrada", "compre uma 600cc". Não sei sobre a Falcon 400i, mas acredito que tenha um torque "de monster", mas por não ter sexta marcha, fica praticamente a par com a XRE 300cc.
Quanto a nova Falcon, bem, além de compartilhar a mesma bomba de combustível problemática de XRE 300 (xre até 2012), sua potência foi reduzida a menos de 29 cv, mas o torque se mantem um pouco além de 3 kgf.m.
Quanto aos problemas da XRE, podemos discutir tecnicamente em outro tópico, e melhor, cadastre-se no fórum xreonline, verás que a moto não é muito confiável não, rs. Já discuti muito sobre o assunto, acabei arrumando briga por lá, fui expulso por impulso mas acabaram pedindo desculpas e me devolveram ao fórum. No final das contas, tudo que disse aconteceu e hoje boa parte deles migraram pra TNR 250, 660 e XT 660 R, kkkkk.
OBS. Não sou mecânico, mas sei mais que muitos por ai, deixando a modéstia de lado. Vivo em oficina, conheço muita gente do ramo, estudo e ponho a mão na massa. Se você procurar por aqui, desde 2011, ano que comprei a minha finada XRE, venho pregando que o uso da vela com rosca de 12mm foi um tiro no próprio pé que a Honda deu, desestruturou o cabeçote da moto absurdamente, por motivos óbvios. Em 2013 o que foi que a Honda fez? Alterou pra 10mm, rs.
Em 20 mil quilômetros que rodei, eu mesmo troquei bomba de combustível, regulei válvulas 2x e tirei vazamento de óleo nas 3 juntas (cilindro, cabeçote e tampa). Antes que o cabeçote trincasse passei pra frente, rs.
Mas deixa pra lá, você tá certo, cada um é cada um, escolhe o que melhor convier.
![Bom :thumbup:](./images/smilies/icon_thumbup.gif)