Ténéré 250 versus Falcon 400

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por diegonunes » 17 Jan 2014, 10:52

Zepper escreveu:Sou proprietário de uma Tenere 250, e fui de uma Fazer 250 também. Tanto a Tenere quanto a Falcon são motos visadas. Vejo vários motociclistas de Falcon (modelo NX4) rodando, mas de Tenere quase nenhum. Na minha opinião, a Tenere deixa a desejar. É a mais barata, como se fosse um modelo de entrada das 250cc trail. Pessoal fala demais, copia e cola opiniões de gente que nem é proprietário. O motor 250cc da Yamaha "dizem" que é confiável, mas é muito amarrado em relação ao 300cc da Honda (CB300/XRE). Quando você busca informação, chega a dar raiva! Vários não tem ponto de vista próprio! Tudo na base de "copiar e colar" uma opinião. Daí é o momento que você lê um monte de bobagens sobre a moto (cabeçote, chassis, roubos). Às vezes, você chega e lê "a XRE tem problemas no cabeçote". Já resolveram nas versões mais novas. Claro, ainda vai aparecer um caso e outro, pontuais, nada alarmante, maciço, entendeu? Sobre a Falcon, há uma grande legião de fãs do modelo antigo. Em contra partida, vejo vários vídeos no YouTube de proprietários da Teneré usando a moto para viajar, colocando um bauleto. Viajam SIM com a moto, é para estrada SIM, mas não tem tanta força e tanta velocidade final.

Resumindo, a Falcon tem mais motor sim. A Tenere é fraca, mas tem estética, e independente do que o pessoal rebata, coisas do tipo "não é moto de estrada", "compre uma 600cc". Não sei sobre a Falcon 400i, mas acredito que tenha um torque "de monster", mas por não ter sexta marcha, fica praticamente a par com a XRE 300cc.
Discordo com a comparação das 250cc da Yamaha com a 300cc da Honda. Você já andou bastante a ponto de poder fazer um comparativo prático? Eu fui dono de XRE por 1 ano. A moto anda mais, mantem melhor e tem arranca menos fraca, é verdade, mas a diferença é pequena a ponto de não justificar a compra da moto tão somente pela maior potência. Troquei um pouquinho a mais de potência por confiabilidade.

Quanto a nova Falcon, bem, além de compartilhar a mesma bomba de combustível problemática de XRE 300 (xre até 2012), sua potência foi reduzida a menos de 29 cv, mas o torque se mantem um pouco além de 3 kgf.m.

Quanto aos problemas da XRE, podemos discutir tecnicamente em outro tópico, e melhor, cadastre-se no fórum xreonline, verás que a moto não é muito confiável não, rs. Já discuti muito sobre o assunto, acabei arrumando briga por lá, fui expulso por impulso mas acabaram pedindo desculpas e me devolveram ao fórum. No final das contas, tudo que disse aconteceu e hoje boa parte deles migraram pra TNR 250, 660 e XT 660 R, kkkkk.

OBS. Não sou mecânico, mas sei mais que muitos por ai, deixando a modéstia de lado. Vivo em oficina, conheço muita gente do ramo, estudo e ponho a mão na massa. Se você procurar por aqui, desde 2011, ano que comprei a minha finada XRE, venho pregando que o uso da vela com rosca de 12mm foi um tiro no próprio pé que a Honda deu, desestruturou o cabeçote da moto absurdamente, por motivos óbvios. Em 2013 o que foi que a Honda fez? Alterou pra 10mm, rs.

Em 20 mil quilômetros que rodei, eu mesmo troquei bomba de combustível, regulei válvulas 2x e tirei vazamento de óleo nas 3 juntas (cilindro, cabeçote e tampa). Antes que o cabeçote trincasse passei pra frente, rs.

Mas deixa pra lá, você tá certo, cada um é cada um, escolhe o que melhor convier.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
xande brusque
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 22 Nov 2013, 21:27
Cidade onde mora: Brusque/SC
Localização: Brusque-SC
Contato:

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por xande brusque » 18 Jan 2014, 09:54

compartilho a mesma linha de pensamento....era fã e defendia a XRE com unhas e dentes, no TERCEIRO CABEÇOTE larguei mão
vendi a xre e comprei uma biz pra não rodar apenas de carro, no TERCEIRO DIA desisti e comprei uma TÉ250 provisoriamente até ser sorteado no consorcio da té660...resumindo a cada dia gosto mais da 250, a falta dum motor pra viajar a 120 e conseguir ultrapassar nem faz falta perante a economia e confiabilidade, muita gente me pergunta porque da troca e o que achei...
TENERE 250 pra quem olha aquela frente alta, aquele tanque enorme a moto parece ser grande, quando se anda a impressão é de moto menor
XRE vice versa, comparado ao tamanho da tenere parece ser menor, mas rodando com ela demonstra ser mais moto, freia mais, suspensão mais progressiva, mais folego no motor pra ultrapassar...mesmo assim tenho certeza que fiz a escolha certa
"que briguem as idéias, não os homens"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por diegonunes » 19 Jan 2014, 17:20

Eu sou fã do conjunto da XRE, a moto é muito gostosa mesmo, mas perante ao seu pecado, sou obrigado a virar a cara. Um dia que eu considerar que a Honda resolveu, quem sabe eu volte pra bicuda.

Sabe quem tem agradecido bastante a troca da XRE pela TNR? As costas e os ombros, rs. A falta de bolha e banco que tende a reclinar a bacia do piloto pra trás deve ser os responsáveis pela canseira que sentia nas costas com a XRE. Em contra partida, a bunda tem requerido uma atenção maior, kkkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

guilhermebjr
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 19 Abr 2013, 09:30
Cidade onde mora: Blumenau/SC

Re: Ténéré 250 versus Falcon 400

Mensagem por guilhermebjr » 23 Jan 2014, 01:02

oscarmaxi escreveu:Amigos,

Se a discussão for reduzida a capacidade e potência, é claro que a Falcon leva a melhor... Mas tem de ser analisado o conjunto e a proposta de cada moto. O preço de cada moto, o preço do seguro, do IPVA, do consumo, da manutenção. Se for para viajar sozinho e com pouca bagagem, a tenere 250 é o melhor custo/benefício do Brasil, hoje. Se for para levar garupa e bagagem de mulher (no mínimo o dobro que a bagagem do homem...), é claro que uma moto com mais potência proporcionará mais conforto, mas isso terá seu preço... Vai do orçamento e do objetivo de cada um. Pessoalmente, eu gosto da tenere pela satisfação e tranquilidade ao custo que ela me proporciona. Hoje, não trocaria pela Falcon, não estou precisando da diferença de potência, por isso não vejo por que pagar por ela. Se a patroa cismar de começar a viajar comigo, daí posso pensar na troca... Então, tem mais uma coisa (importantíssima) a ser considerada: o alvará de cada um...
3x

Enviado de meu XT916 usando Tapatalk

Responder