Senhores,
Não querendo desenterrar o tópico, nem causar polêmicas.
Como já tive uma XRE e agora tenho uma té, vai aqui
minha opinião:
- Nem vou falar de design, certo?
XRE:
- motor mais potente, mais silencioso, vibra menos.
- tanque menor. Não pode cair na reserva que queima a bomba de gasolina (2009-2012), portanto o tanque tem só 9 ou 10 Litros. Não tem 12 Litros nada.
- Cabeçote de açúcar. Se andar mais de 30 ou 40K, o cabeçote já esta fazendo hora extra (2009-2012). Acesse xreonline.com.br pra ter uma ideia do tamanho da bomba! A cada encontro nacional,tem umas 2 ou 3 estouradas.
- Punhetou o acelerador, a moto morre. Não interessa se você esta ultrapassando e vem vindo uma carreta de frente.
- Câmbio macio e preciso.
- Amortecimento mais acertado.
- Acabamento bom, parafusos não enferrujam.
- Balança de alumínio (Não refresca bulhufas) e Rodas de alumínio (Tá, ajuda).
- Paralamas enche a sua cara de barro.
- Freios que humilham até a BMW.
- Banco confortável.
- Soberania Honda e cliente sempre errado, pagando fortuna nas revisões. Se você calibrar os pneus fora da Onda, já perde a garantia. Qualquer defeito da moto é gasolina ruim, não pode acelerar, não pode por na terra, não pode isso, não pode aquilo. É o que a CC diz.
- Farol péssimo. Ilumina macaco na árvore. Sem um farol de milha, vc esta enrolado quando a noite cair.
- Bagageiro de fábrica, não quebra o quadro. Pode por peso. NÂO QUEBRA!
- Preço: R$2000,00 mais cara que no site Onda. Pelada, pagando a vista, nota em cima de nota. Detalhe, se você chorar pra ele te venderem a moto.
- Manutenção alta (1ª Revisão 100 dilmas; 2ª mais de 400 dilmas - sendo que tinha válvula presa logo nos primeiros Km e também tive que engraxar toda a suspensão traseira + algumas peças de "desgaste" comum nos Km iniciais; 3ª revisão mais que 350 dilmas; 4ª revisão tive que fugir da CC e tive válvula presa de novo
).
Té 250:
- Motor mais fraco (faz diferença nas subidonas, quando esta pesada etc), barulhento (BARULHENTO!) , vibra demais. Acho que sofro mais com vibrações na Tézinha que na XT! Sério! No início, dá uma sensação ruim. Tipo a máquina de costura da vovó.
- Tancão de 16L. É mesmo MUITA diferença.
- Motor confiável, não precisa ficar olhando o conta-giros pra saber se você esta na faixa que vai detonar o cabeçote ou não. Acelera e curte. Esquece a moto.
- Câmbio duro e barulhento. Câmbio duro mesmo! As vezes a marcha não entra com ela parada.
- Suspensões mais duras.
- Rodas e Balança de aço.
- Pneuzinho de bicicleta na frente. Não cabe um Mitas...
- Freio borrachudo. Ainda não instalei o Aeroquip. Já esta até comprado. O original chega a ser perigoso. Alicata e o trem dá a sensação que não vai parar! Freios originais? Não conte com eles...
- Banco DURO! Pior que andar de cotiano em cavalo trotão! Terrível! A XT era MUITO mais confortável. Comprei o Erê e o conforto foi de 0 a mil!!!
- A Yamaha é mais corpo a corpo. Entro na CC, ando na Super Té que fica lá, agendo tudo por email, despacho a moto na carreta pra eles fazerem a revisão, entro na oficina e fico vendo o cara fazer a revisão na motoca. Assumem os erros que fazem.
- Eles não ficam bajulando as motos. Acelera e curte. O motor foi feito pra girar e não pra ficar olhando.
- Lampejador (sim, é útil).
- Desliga o farol (sim, é útil).
- Bolha. Pra mim é útil. Tamanho ideal.
- Farol razoável. Não senti necessidade do farol de milha ainda.
- Consome menos (médias de 28 - 29 e até 31 Km/L).
- Quebra o chassi se colocar baú e não reforçar o quadro. Fato comprovado na prática! :roll:
- Tem que comprar a borrachinha da pedaleira a parte. Aliás, tudo é a parte nessa moto.
- Fuel Trip massa pra caramba. Conta os Km que a moto rodou na reserva.
- Preço: Mais barato do que no site Yamaha. Paguei 30% a vista, com uma usada na entrada + 10 vezes sem juros o restante.
- Manutenção baixa (1ª Revisão menos de 100 dilmas; 2ª menos de 40 dilmas; 3ª revisão quero sair fora da CC
).