Já que o tópico voltou a ativa vou dar meu parecer.
A dois meses fiz esse Up e troquei minha t250 2011 por uma CB500x 20/20.
Como já falei para vários amigos com quem conversei é injustiça comparar a CB com T250. São motos completamente diferentes. Mas, sempre podemos indicar o que muda para melhor ou para pior nessa troca.
Para melhor:
Conforto do banco é muito superior em relação ao da teneré. Fiquei com ela 6 anos e 115 mil km sempre com o banco original e sei do que estou falando.
A t250 acima de 6/7k rpm quase não tem mais torque, o que é normal de motos trail, enquanto que na CB desde as baixas até as altas rmp vc sente a moto de "puxar". Lembrando que a Honda ajustou o motor das 2020 para que o torque chegue mais cedo, como nunca andei nos modelos mais antigos, não sei como se comportam.
Vi muitos relatos de que ela faz 26/27 km/l na estrada, mas, eu estou fazendo a média de 25, maaaasss, se acalmem. depois que amaciei o motor nunca mais consegui andar abaixo dos 110-120km/h. Afinal, não comprei uma 500cc (471 na verdade) pra ficar andando a 90km/h
então essa pequena diferença se deve a isso.
Tecnologia embarcada que na realidade a t250 não tem. Nem os ultimos modelos da t250 tem 1/3 do que a CB tem. O painel toltalmente digital tem shift light (burro, pq quando está na ultima marcha ele fica acesso direto), consumo instantâneo e médio, dois odômetros parciais e o total, indicador de marcha, indicador de temp. do motor, ajuste da intensidade da luz, tempo de horas da moto em uso (bom em uma viagem para saber a hora de parar para descansar) e deve ter algo mais que eu não lembro agora.
Para pior
de fato, a suspensão é dura. Se você pretende fazer esta troca tenha isso em mente. A diferença é nítida, não dá pra roletar as lombadas com a CB do mesmo jeito que se faz com a t250. Inclusive passei a sentir mais os remendos do asfalto com a CB, coisa que com a t250 não acontecia. Mas, eu já sabia disso, então não foi surpresa.
Os pneus da 2020 são um poucos mais off do que os modelos anteriores e a susp. um pouco mais alta, mas, ainda é uma moto com altura do solo muito baixa, então é bem provável que em uma estrada de terra mais esburacada alguma pegadinha no chão pode dar, além das rodas de liga que eu não confio nem um pouco em uma estrada de chão. Mas, isso é outra coisa que não é surpresa para mim por que em 6 anos com a teneré fiz off road com ela apenas uma vez (fui para o salto morato em guaraqueçaba/pr, 67km de chão só pra ir), então aptidão para off é uma coisa que não vai me fazer falta.
Assim como uma teneré 2019, não acho que a CB vale o preço que custa, poderia ser mais barata, mas, infelizmente não temos outra opção na mesma categoria. Talvez a mais próxima seria a Versys-300, mas tem 10cv a menos, a metade do torque máximo (CB=4,55 e V3=2,6) sendo que na CB o torque máximo chega em 6,5k rpm e da V3 a (pasmem) 10.000rpm, ou seja, inevitável que na versys o consumo é maior mesmo sendo menos potente.
E para finalizar, para quem andou nas versões anteriores da CB e achou a bolha pequena, sugiro dar uma volta na 2020. A bolha foi aumentada e também conta com ajuste mecânico, ou seja, você pode aumentar ela mais alguns mm soltando apenas 4 parafusos (mas fica um tanto bisonho). Neste quesito houve um empate, pois, não percebi diferença em relação a t250 com o vento da cabeça.
Estou muito feliz com a aquisição e louco para dar a viajada com ela tão logo o corona vairus deixar.