Olá Galera!
Apesar de acompanhar o fórum a bastante tempo nunca postei, porém como este está sendo muito importante nas decisões com minha Ténéré achei mais do que justo retribuir e postar aqui minhas impressões sobre a troca dos pneus:
Estava na hora de substituir os originais e fiquei em dúvida sobre várias marcas, medidas e modelos.
Cheguei a considerar colocar o traseiro na medida 140/80/18 (pensando no resultado estético) mas fui "salvo" pelo atencioso Roberto Atobá hehehe
Por fim acabei ficando com o Rinaldi R34 nas medidas 130/80/18 e 90/90/21 pensando no custo x benefício.
Fiz a troca pelo "desconfiado" Rinaldi e minhas primeiras impressões são boas. Minhas referências são os originais Pirelli 120/80/18 e 80/90/21 (vou considerar o comportamento desses em quanto ainda estavam em melhor estado de conservação do que quando foi trocado) e logo na saída da oficina já senti diferença: percebi que a moto ficou mais "durinha" para mudar de direção em baixa velocidade.
Dali fui para uma rápida passagem por uma estrada de "areião", só para sujar os pneus mesmo e parti para uma serra de acesso a uma cidade vizinha, uns 30kms de asfalto com muitas curvas fechadas, perfeito para o que eu queria: testar.
Achei o comportamento muito parecido com o dos originais Pirelli, com uma diferença bem interessante: Antes a moto tendia a voltar para a posição "em pé, reta" mais rapidamente e/ou mais facilmente. Com os novos sapatos achei ela mais "firme", tive a nítida impressão que ela se mantinha mais facilmente na inclinação que eu a colocava para entrar nas curvas. Acho que a tendência que a moto tinha em ficar "reta" era porque o pneu traseiro estava ficando "quadrado"? (mais gasto no meio). Mas ai já não entendo e os mais experientes em motociclismo que me corrijam hehehe...
Ah... A calibragem está com 30lbs na traseira e 26 na dianteira.
Seguindo peguei uma trilha leve (sem lama ou muita dificuldade técnica), um estradão abandonado de barro e areião de uns 15km que agora só passa 4x4 e afins. Nesse momento já senti bastante diferença, principalmente na dianteira que ficou mais firme, não saia em qualquer montinho de terra e pedras soltas, ficou bem melhor. A traseira tracionava melhor (mas isso era claro, pois o antigo já estava pela boa)
Por fim peguei um "estradão" (aqui a gente chama assim para estrada de barro sem pavimentação rs). Continuei achando superior do que os antigos, principalmente em saída de curva, aonde a dianteira mantinha a moto no "trilho" com mais facilidade. (talvez pela medida). Também continuei tendo aquela mesma impressão que senti no asfalto, aonde a moto tendia a ficar mais facilmente na inclinação que eu deixava nas curvas.
Fiz alguns testes bem básicos de frenagem nos três terrenos e achei mais seguro também, freiando mais rápido e sem derrapar facilmente tanto na dianteira quanto na traseira.
Não peguei chuva ainda para escrever algo a respeito. Porém, como eu não abuso muito na água, não sou o mais indicado para dizer se os R34 são satisfatórios nessa condição.
Percebi que a moto perdeu um pouco de final, antes dava +/- 125 km/h e agora 118km/h... nada que me incomodou até porque isso já era previsto.
Por fim, a questão estética: A moto ficou muito mais "elegante", mais encorpada e com certeza essa moto foi projetada para essas medidas de pneus, pelo menos pela questão estética. As medidas originais definitivamente não combinam com a "envergadura" da moto.
Resta saber se o pneu vai durar, mas isso é outro capítulo... hehehe
Um abraço
Nuno Hoffmann