Bagageiro pode trincar o quadro?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
anderson mendes
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por anderson mendes » 03 Mai 2012, 18:04

Então Paulo, pensei nisso, hoje não tenho nada ainda, mais vi no tópico que debateu isso que o pessoal q comprou esse combo da scam teve problema e teve q entortar a afastador de alforge, e o ultimo parecer da SCAM foi que não iriam mais comercializar estes produtos por nao terem uma moto para testar, e disseram q o pessoal q quiser devolver o produto eles iram reembolsar. a minha preocupação é a seguinte. Sera q eles voltam a vender? e se eu comprar do manivela, como coloco o afastador de alforge?

Complicado.

andrelnmota
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por andrelnmota » 08 Mai 2012, 22:48

Saudações pessoal do forum.

Sou novo por aqui... e essa é a minha primeira postagem... portanto, espero não estar infringindo alguma norma ou postando em canto errado...

Bom, sou recém-proprietário de uma Tenere 250 azul... estudei muito antes de finalmente comprá-la. Mas uma dúvida ainda me "incomoda", que é justamente essa questão do reforço.

Analisando esse reforço no video demonstrativo de instalação da Manivela, eu tenho minhas dvidas sobre a "funcionalidade" real do reforço... Bom, opnião à parte, li que a ideia é distribuir o peso e absorve-lo na pedaleira... Se for assim, mudaria então o "ponto de maior esforço"... será que isso resolve ou só transfere o problema para outro lugar (dado que li que aconteceu de trincar na pedaleira devido ao uso do reforço)?. Uma outra questão é o quanto isso pode influenciar no amortecimento da suspensão. Quem já instalou o reforço, sentiram alguma diferença no antes e depois de instalá-lo?

Bom... estou na duvida se instalo ou não e não queria instalar apenas por "via das duvidas"... quero estar seguro que é o certo a se fazer.

Bom... é isso... espero que seja perguntas e considerações pertinentes.

thiagomendes
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por thiagomendes » 10 Mai 2012, 09:29

PessoALL,

Só pra dizer que os reforços da Manivela chegaram. Fiz o pagto na quinta-feira e segunda estava sendo entregue em SP.

Vou instalar neste final de semana e depois comento as impressões.

Abs.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por diegonunes » 10 Mai 2012, 10:28

andrelnmota escreveu:Saudações pessoal do forum.

Sou novo por aqui... e essa é a minha primeira postagem... portanto, espero não estar infringindo alguma norma ou postando em canto errado...

Bom, sou recém-proprietário de uma Tenere 250 azul... estudei muito antes de finalmente comprá-la. Mas uma dúvida ainda me "incomoda", que é justamente essa questão do reforço.

Analisando esse reforço no video demonstrativo de instalação da Manivela, eu tenho minhas dvidas sobre a "funcionalidade" real do reforço... Bom, opnião à parte, li que a ideia é distribuir o peso e absorve-lo na pedaleira... Se for assim, mudaria então o "ponto de maior esforço"... será que isso resolve ou só transfere o problema para outro lugar (dado que li que aconteceu de trincar na pedaleira devido ao uso do reforço)?. Uma outra questão é o quanto isso pode influenciar no amortecimento da suspensão. Quem já instalou o reforço, sentiram alguma diferença no antes e depois de instalá-lo?

Bom... estou na duvida se instalo ou não e não queria instalar apenas por "via das duvidas"... quero estar seguro que é o certo a se fazer.

Bom... é isso... espero que seja perguntas e considerações pertinentes.
Já discuti isso aqui com o Helano, tá mais do que provado a funcionalidade do reforço.

A ideia é sim transferir/dividir o peso na pedaleira mesmo. Há de convir, que a pedaleira é infinitamente mais resistente, afinal, ela sofre o esforço de uma pessoa subir na moto.

Não existe nenhuma alteração na suspensão. O sistema de amortecimento da moto é isolado, trata-se de balança com prolink.

Imagem

Na imagem acima, confira o braço maior, que desce pra pedaleira. O grande segredo está nele. Cria-se uma alavanca de sustentação. A velha mão francesa.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Jura
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 07 Abr 2012, 10:12
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por Jura » 10 Mai 2012, 11:13

Thiago o pacote que eles mandam é muito grande? pergunto isso porque comprei o meu ontem, e o endereço que mandei foi o do meu trabalho, porque o da minha casa é meio ruim de chegar encomendas :crazy: , ai queria saber se dá pra levar na motoca.

Abraços...
------------------------Ténéré 250cc ( 2011/2012 ) Azul.------------------------------------
Imagem

andrelnmota
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por andrelnmota » 10 Mai 2012, 23:18

diegonunes escreveu:
andrelnmota escreveu:Saudações pessoal do forum.

Sou novo por aqui... e essa é a minha primeira postagem... portanto, espero não estar infringindo alguma norma ou postando em canto errado...

Bom, sou recém-proprietário de uma Tenere 250 azul... estudei muito antes de finalmente comprá-la. Mas uma dúvida ainda me "incomoda", que é justamente essa questão do reforço.

Analisando esse reforço no video demonstrativo de instalação da Manivela, eu tenho minhas dvidas sobre a "funcionalidade" real do reforço... Bom, opnião à parte, li que a ideia é distribuir o peso e absorve-lo na pedaleira... Se for assim, mudaria então o "ponto de maior esforço"... será que isso resolve ou só transfere o problema para outro lugar (dado que li que aconteceu de trincar na pedaleira devido ao uso do reforço)?. Uma outra questão é o quanto isso pode influenciar no amortecimento da suspensão. Quem já instalou o reforço, sentiram alguma diferença no antes e depois de instalá-lo?

Bom... estou na duvida se instalo ou não e não queria instalar apenas por "via das duvidas"... quero estar seguro que é o certo a se fazer.

Bom... é isso... espero que seja perguntas e considerações pertinentes.
Já discuti isso aqui com o Helano, tá mais do que provado a funcionalidade do reforço.

A ideia é sim transferir/dividir o peso na pedaleira mesmo. Há de convir, que a pedaleira é infinitamente mais resistente, afinal, ela sofre o esforço de uma pessoa subir na moto.

Não existe nenhuma alteração na suspensão. O sistema de amortecimento da moto é isolado, trata-se de balança com prolink.

Imagem

Na imagem acima, confira o braço maior, que desce pra pedaleira. O grande segredo está nele. Cria-se uma alavanca de sustentação. A velha mão francesa.

Valeu pela foto. Ela é bem clara. Realmente não atrapalha diretamente no sistema de amortecimento/balança... Sobre o uso do reforço ainda, não entendo especificamente de quadros de moto, dai não sei se os quadros são construídos para serem rígidos ou com certa elasticidade (para absorver impactos, mesmo que minimos)... se forem para serem rígidos, tudo okay e o reforço só melhorará isso. Contudo, se essa parte do quadro for construído para ter certa elasticidade, enrijecê-lo vai mudar sua caracteristica (vai levar a parti-lo)... mas nao acho que seja assim mesmo, deve ser para ser rigido mesmo.

Mas acho que tudo isso então já deve estar mais do que testado pelos proprietários (e a manivela deve ter experiencia com isso), já que quem já instalou nao teve problemas... Bom, ainda queria saber se trincar o quadro por usar o bagageiro (dentro dos limites estabelecidos) é algo generalizado (varios casos) ou algo isolado (teve um ou dois casos)... vou tentar dar uma pesquisada melhor...

Valeu pelos toques.

Avatar do usuário
cassio
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 82
Registrado em: 05 Abr 2012, 00:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por cassio » 11 Mai 2012, 02:23

Queria ter visto este tópico antes de ter comprado meu bagageiro. Antes de retirar a motoca, pedi na própria concessionária para que instalassem minha chapa. Perguntei ao vendedor qual era a marca e ele disse que era da própria Yamaha (alguém tem um desses?). Nem vi se tem reforço; certamente, não, mas amanhã confiro. Acho que respeitando o limite de peso e de capacidade do bauleto não deve haver problema... O jeito é acompanhar ou, por precaução, colocar o reforço. Eu não ando com garupa, pois sou motociclista há apenas dois dias. Se ainda não me sinto seguro sozinho, imaginem com outra pessoa pesando e desequilibrando a moto. Pretendo usar o bauleto apenas para o básico - espero não me contradizer em minha primeira ida de moto ao supermercado ou na primeira futura viagem, rs. Abraços!
Is there anybody out there?

thiagomendes
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por thiagomendes » 14 Mai 2012, 14:23

Jura,

O pacote é meio grande, mas levando só os reforços, coube no baú (45l givi).

Abs.

Gabiru
Visitante
Visitante

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por Gabiru » 14 Mai 2012, 17:45

Pessoal,

li o topico todo e nada de preço, alem disso no site da manivela tambem nao tem,

alguem sabe dizer o valor somente do reforço?

obrigado

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Bagageiro pode trincar o quadro?

Mensagem por ghamauricio » 14 Mai 2012, 20:09

Prefeito, tem como fazer um poll?
Notei um certo padrão no XTZLander.com.br de usuários que tiveram seu quadro trincado: quase todos andavam com garupa, e alguns mencionaram que a garupa se apoiava no bauleto.


Sugiro as seguintes respostas à pergunta "Você já teve seu quadro quebrado?"
* Não, e não ando com garupa ou o/a garupa não se apoia no bauleto.
* Não, e ando com garupa e ele/ela se apóia no bauleto.
* Sim, e não ando com garupa ou o/a garupa não se apoia no bauleto.
* Sim, e ando com garupa e ele/ela se apóia no bauleto.

Acredito que dentre os que tiveram o quadro quebrado, a última opção vai fazer mais sucesso.

Abraço!

Responder