Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por doug01n » 09 Fev 2012, 12:13

O GPS era um destes Orange G360M. Já comparei com o Garmin e deu a mesma velocidade. Dificilmente os softwares de GPS usando o chippset SIRF II ou III terão erros de leitura da velocidade instantânea.

Discordo sobre o projeto original para 14 dentes. Andei ao lado de uma Bandit 1250 na última viagem, e comparei os velocímetros. Estávamos exatamente a 81km/h em um ponto da estrada (ele mais a frente, em formação de comboio, deu pra ver o velocímetro digital da Bandit). Este "erro" é mais um coeficiente de cagaço do que erro de projeto dos engenheiros. Coisa do tipo pra evitar processos de donos de veículos que tomam multa e processam a fabricante por colocar velocímetro com erro. Então fica para menos.

Quem nunca viu um Gol mil (aqueles quadradinhos) marcar 150km/h no painel, sendo que a velocidade máxima é 132km/h marcada no manual?

O ideal seria calibrar em um dinamômetro mesmo... mas eu não vou. rsrs
Administrador

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 09 Fev 2012, 14:08

veja entao o velocimetro do meu passat alemao. erro enre 1 a 3 km/h em toda a extensao da faixa de uso. perguntei para um alemao uma vez sobre isso e a esposta foi que "se tem é pra marcar correto, se nao tira".
8)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por doug01n » 09 Fev 2012, 14:11

Esse é o alemão falando... Agora pergunta pro brasileiro....
Administrador

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 09 Fev 2012, 14:14

ja mandei aferir o velocimetro do jipe uma vez, e prefiro que marque a real. agora com gps do carro nem olho mais no velocimetro.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por Kakko » 09 Fev 2012, 16:44

Essa questão do velocímetro é antiga......desde sempre os velocimetros marcam a mais (geralmente)....e não se esqueçam....conforme os pneus se desgastam...a velocidade muda...aumenta.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 09 Fev 2012, 17:01

desgaste, calibragem, derrapada.... tudo influencia numa medição precisa.... andava de jipe e era facil perder as referencias da estrada pela planilha.

Avatar do usuário
wagnergazeta
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 22 Mar 2012, 12:16
Cidade onde mora: Americana-SP
Localização: Americana

QUAL A VELOCIDADE MÁXIMA QUE VCS JÁ PEGARAM?

Mensagem por wagnergazeta » 18 Abr 2012, 11:33

Qual a velocidade máxima que vcs pegaram, eu peguei 152 km/h segurado pelo limitador... um cara me disse que pegou 170 km/h com a fazer dele com motor original... é possível?
Editado pela última vez por kablack em 18 Abr 2012, 11:38, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem movida para tópico já existente.
Não importa a cilindrada de sua moto, o que importa é o que você vive em cima dela!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por barraforte » 18 Abr 2012, 12:02

alexandrepalhynha escreveu:veja entao o velocimetro do meu passat alemao. erro enre 1 a 3 km/h em toda a extensao da faixa de uso. perguntei para um alemao uma vez sobre isso e a esposta foi que "se tem é pra marcar correto, se nao tira".
8)
doug01n escreveu:Esse é o alemão falando... Agora pergunta pro brasileiro....
Pois é... Alemão é Alemão... ai a pegada é outra.
Aqui a gasolina a gente vê com um cabo de vassoura, e a velocidade a gente afere nos zóio, tirando uma média mental da velocidade dos outros carros.

E sempre que ouvi falar dessa diferença proposital, foi em questão para não levar processo sobre multa.
E os radares lêem uma média da medida entre eixos, ou do tamanho do veículo. Então tem que ter uma porcentagem pra erro né...

:offtopic: Caro @alexandrepalhynha desculpa a curiosidade, mas de qual Jeep você se refere? Willys? ou dos mais novos?

ABS.
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por alexandrepalhynha » 18 Abr 2012, 13:47

jipe ja tive quase todos, do 51 quadradão até cherokee sport (jeep de verdade).
quanto ao marcador, semana passada viajei de novo e levei outro gps, velocidade batendo quase identica a do velocimetro.
esta semana vou testar a tão falada velocidade maxima (huummm isso da um filme...) com o pinhão de 14 dentes. quero ver ela conseguir abrir o giro todo.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Qual a velocidade máxima ?

Mensagem por ghamauricio » 18 Abr 2012, 14:05

doug01n escreveu:Discordo sobre o projeto original para 14 dentes. Andei ao lado de uma Bandit 1250 na última viagem, e comparei os velocímetros. Estávamos exatamente a 81km/h em um ponto da estrada (ele mais a frente, em formação de comboio, deu pra ver o velocímetro digital da Bandit). Este "erro" é mais um coeficiente de cagaço do que erro de projeto dos engenheiros. Coisa do tipo pra evitar processos de donos de veículos que tomam multa e processam a fabricante por colocar velocímetro com erro. Então fica para menos.
Não sei se eu ou alguém mais já disse isso aqui, mas eu já comparei a distância percorrida no hodômetro de quase 40km e fiz o mesmo trajeto meticulosamente igual no Google Maps. A diferença foi de 100m a mais pro hodômetro, apesar do erro grotesto de velocidade.

Isto, ao menos pra mim, comprova que não só a relação está corretíssima (ao menos do ponto de vista do cálculo utilizado para se saber a distância e velocidade) como a velocidade é propositalmente exagerada, contribuindo também para a hipótese de que isto ocorre por força de uma lei que exige que o velocímetro marque acima da velocidade real.

Trancado