Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Wladimir Souza » 22 Set 2013, 18:10

A pessoa tem que analisar o motivo pelo qual ela quer adquirir a moto... A XRE é mais confortável, porem, bebe mais, e assim por diante.. Td tem q ser analisado, neh...
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Paranoico » 25 Set 2013, 18:39

Andei numa XRE e estranhei muito! Achei o tanque "fino" em comparação com o da teneré, a posição de pilotagem na Té fica mais confortável. :)

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por vdfritz » 30 Set 2013, 23:23

ivojoseaug escreveu:Se a yamaha fizesse uma TE com banco macio, balança de alumínio, raios de inox e aro de alumínio, um motor 350cc, refrigeração à agua e sexta macha eu compraria na hora. Poderia fazer em versão motard, mista e off, bastando trocar o pneu. Seria um diferencial legal pra quem quer comprar.

Mas vai entender porque diabos a yamaha do Brasil se contenta em manter o mercado pífio de segunda colocada dela, fazendo motos quase boas em tudo, quando poderiam ser motos realmente boas em tudo.
tudo superfluo, só a sexta marcha por ser uma moto mais estradeira já seria muito melhor, mas as montadoras insistem em fazer a ultima marcha atingir a velocidade maxima no maximo giro possível, não seria incomodo nenhum uma sexta marcha baixar o giro mesmo que o motor não consiga empurrar a mesma até o fim
banco a galera aqui precisa andar algumas horinhas de esportiva pra ver como o banco da té é bom hehe

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por tiagokxuera » 06 Nov 2013, 09:36

Senhores,

Não querendo desenterrar o tópico, nem causar polêmicas.
Como já tive uma XRE e agora tenho uma té, vai aqui minha opinião:
- Nem vou falar de design, certo?

XRE:
- motor mais potente, mais silencioso, vibra menos.
- tanque menor. Não pode cair na reserva que queima a bomba de gasolina (2009-2012), portanto o tanque tem só 9 ou 10 Litros. Não tem 12 Litros nada.
- Cabeçote de açúcar. Se andar mais de 30 ou 40K, o cabeçote já esta fazendo hora extra (2009-2012). Acesse xreonline.com.br pra ter uma ideia do tamanho da bomba! A cada encontro nacional,tem umas 2 ou 3 estouradas.
- Punhetou o acelerador, a moto morre. Não interessa se você esta ultrapassando e vem vindo uma carreta de frente.
- Câmbio macio e preciso.
- Amortecimento mais acertado.
- Acabamento bom, parafusos não enferrujam.
- Balança de alumínio (Não refresca bulhufas) e Rodas de alumínio (Tá, ajuda).
- Paralamas enche a sua cara de barro.
- Freios que humilham até a BMW.
- Banco confortável.
- Soberania Honda e cliente sempre errado, pagando fortuna nas revisões. Se você calibrar os pneus fora da Onda, já perde a garantia. Qualquer defeito da moto é gasolina ruim, não pode acelerar, não pode por na terra, não pode isso, não pode aquilo. É o que a CC diz.
- Farol péssimo. Ilumina macaco na árvore. Sem um farol de milha, vc esta enrolado quando a noite cair.
- Bagageiro de fábrica, não quebra o quadro. Pode por peso. NÂO QUEBRA!
- Preço: R$2000,00 mais cara que no site Onda. Pelada, pagando a vista, nota em cima de nota. Detalhe, se você chorar pra ele te venderem a moto.
- Manutenção alta (1ª Revisão 100 dilmas; 2ª mais de 400 dilmas - sendo que tinha válvula presa logo nos primeiros Km e também tive que engraxar toda a suspensão traseira + algumas peças de "desgaste" comum nos Km iniciais; 3ª revisão mais que 350 dilmas; 4ª revisão tive que fugir da CC e tive válvula presa de novo :lol: ).

Té 250:
- Motor mais fraco (faz diferença nas subidonas, quando esta pesada etc), barulhento (BARULHENTO!) , vibra demais. Acho que sofro mais com vibrações na Tézinha que na XT! Sério! No início, dá uma sensação ruim. Tipo a máquina de costura da vovó.
- Tancão de 16L. É mesmo MUITA diferença.
- Motor confiável, não precisa ficar olhando o conta-giros pra saber se você esta na faixa que vai detonar o cabeçote ou não. Acelera e curte. Esquece a moto.
- Câmbio duro e barulhento. Câmbio duro mesmo! As vezes a marcha não entra com ela parada.
- Suspensões mais duras.
- Rodas e Balança de aço.
- Pneuzinho de bicicleta na frente. Não cabe um Mitas...
- Freio borrachudo. Ainda não instalei o Aeroquip. Já esta até comprado. O original chega a ser perigoso. Alicata e o trem dá a sensação que não vai parar! Freios originais? Não conte com eles...
- Banco DURO! Pior que andar de cotiano em cavalo trotão! Terrível! A XT era MUITO mais confortável. Comprei o Erê e o conforto foi de 0 a mil!!!
- A Yamaha é mais corpo a corpo. Entro na CC, ando na Super Té que fica lá, agendo tudo por email, despacho a moto na carreta pra eles fazerem a revisão, entro na oficina e fico vendo o cara fazer a revisão na motoca. Assumem os erros que fazem.
- Eles não ficam bajulando as motos. Acelera e curte. O motor foi feito pra girar e não pra ficar olhando.
- Lampejador (sim, é útil).
- Desliga o farol (sim, é útil).
- Bolha. Pra mim é útil. Tamanho ideal.
- Farol razoável. Não senti necessidade do farol de milha ainda.
- Consome menos (médias de 28 - 29 e até 31 Km/L). :shock:
- Quebra o chassi se colocar baú e não reforçar o quadro. Fato comprovado na prática! :roll:
- Tem que comprar a borrachinha da pedaleira a parte. Aliás, tudo é a parte nessa moto.
- Fuel Trip massa pra caramba. Conta os Km que a moto rodou na reserva.
- Preço: Mais barato do que no site Yamaha. Paguei 30% a vista, com uma usada na entrada + 10 vezes sem juros o restante.
- Manutenção baixa (1ª Revisão menos de 100 dilmas; 2ª menos de 40 dilmas; 3ª revisão quero sair fora da CC :lol: ).
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Radames Aragon » 06 Nov 2013, 09:46

Muito legal essas observações, me deixou orgulhoso da Tetéia apesar dos pesares :D

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Fmm4100 » 06 Nov 2013, 10:00

Somando o preço do seguro a tudo isso que o Kxu falou, tenho certeza que fiz um bom negocio.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por tiagokxuera » 06 Nov 2013, 10:00

radamesa,
Fiz o comparativo na sinceridade mesmo.
Não puxo sardinha pra lado nenhum. Coloco claro os pontos positivos e negativos de ambas. Mas isso é observação minha. Talvez ainda tenha algumas coisas pra colocar que me esqueci.
Não adianta fazer a coisa de modo parcial.
E estou alimentando esse comparativo de tempos em tempos.

O lance do cabeçote da XRE é sério.
Agora em novembro vai rolar o nacional em Goiás (Pirenópolis).
Já temos 2 XRE´s com cabeçote trincado e mais 2 suspeitas. Isso antes mesmo de rodar os Km do encontro.
O lance dela babar Óleo, é incompetência da CC. Isso não é problema quando o mecânico é bom. Um ponto fraco, mas defeito não.

A decepção de ter um cabeçote trincado com 20K ou 30K é muita coisa.
Teve gente lá que já trocou o cabeçote 2 vezes antes dos 50K!!! :o

O que eu gosto da Té é que ela é sincera. Você percebe os defeitos e pontos fracos de cara.
Alguns, com um pouco de dinheiro a mais vc resolve, como o banco por exemplo. O Erê acabou com a conversa de que o banco é duro.
A XRE você precisa um pouco mais de tempo pra ter a decepção.

Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
leandro.spina
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Out 2013, 10:18
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por leandro.spina » 06 Nov 2013, 11:19

tiagokxuera escreveu:radamesa,
Fiz o comparativo na sinceridade mesmo.
Não puxo sardinha pra lado nenhum. Coloco claro os pontos positivos e negativos de ambas. Mas isso é observação minha. Talvez ainda tenha algumas coisas pra colocar que me esqueci.
Não adianta fazer a coisa de modo parcial.
E estou alimentando esse comparativo de tempos em tempos.

O lance do cabeçote da XRE é sério.
Agora em novembro vai rolar o nacional em Goiás (Pirenópolis).
Já temos 2 XRE´s com cabeçote trincado e mais 2 suspeitas. Isso antes mesmo de rodar os Km do encontro.
O lance dela babar Óleo, é incompetência da CC. Isso não é problema quando o mecânico é bom. Um ponto fraco, mas defeito não.

A decepção de ter um cabeçote trincado com 20K ou 30K é muita coisa.
Teve gente lá que já trocou o cabeçote 2 vezes antes dos 50K!!! :o

O que eu gosto da Té é que ela é sincera. Você percebe os defeitos e pontos fracos de cara.
Alguns, com um pouco de dinheiro a mais vc resolve, como o banco por exemplo. O Erê acabou com a conversa de que o banco é duro.
A XRE você precisa um pouco mais de tempo pra ter a decepção.

Abrass,

Otimo comparativo. :palmas:

O lance do cabeçote foi acertado, pelo que escuto por aí.

De resto é isso e PONTO.

*OBS. (Na parte do FREIO) - MEDOOO ABSURDO DO FREIO DA TEZINHA, preciso arrumar isso URGENTE ... *


abccc
Linha do Tempo:
CG Ml 150cc
NX 250cc
Strada 250cc
XTZ Lander 2012,

Atual Tenere Preta.

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por edvar » 06 Nov 2013, 17:24

Roubaram minha XRE 2013 ABS uns meses atras.
Com a grana do seguro preferi pular num T250, pensando em ter mais tranquilidade com relaçao a roubos.
Segue ai minha impressão sobre as duas motocas.

Hj tem mais ou menos 1 mes e meio que estou com T250, ja rodei quase 2000km nela somente no asfalto e com a XRE foi mais ou menos a mesma coisa.

As duas motos são muito diferentes.

A T250 leva muita vantagem sobre a XRE no transito, T250 parece que foi feita pra andar no transito, cambio muito bem acertado pra isso. Ja a XRE sempre a achei a relação de marcha ou relação secundaria longa pra cidade, ou anda com a quarta muito cheia ou com a quinta pipocando (isso andando a 60-70km/h). Outro ponto positivo da T250 na cidade é que ela curva melhor que a XRE, a XRE é preguiçosa pra curva que a T250, mas nada que atrapalhe demais.

Na estrada a coisa muda e muito. O motor e caixa da XRE parece que tão no mundo pra andar na estrada. Desenvolvem muito bem, vibra e tem barulho muito menor que a T250 andando a 110km/h. Qndo tinha a Fazer tava acostumado com a barulhada, mas depois de andar alguns meses de XRE o barulho do motor da Te me incomoda demais.

Agora o ponto que acho que a XRE espanca a T250 é no conforto. Pra começa o banco da Te é uma bela porcaria, muito duro e a suspensao é um pouco mais dura que a XRE, parece um moto street porem com curso longo. Ja XRE tem o banco muito macio e o lugar pro garupa é muito mais espaçoso que na TE. A suspensao da XRE parece ser mais macia e absorver bem melhor os desníveis da rua. A desvantagem da XRE é so o peso um pouco maior.

Agora comparando algumas "frescuras" oferecidas em ambas, o painel da Te é sem comparaçao, depois que acostumei com o trip de reserva, achei horrivel nao ter a mesma funcao na XRE. Parece bobagem mas da uma segurança danada na hr de andar. Outras frescuras da yamaha que depois que acostuma é ruim ficar sem é o botao pra desligar o farol e o lampejador de farol que é muito util pra quem ta viajando e esta de luva!
A coisa que mais achei ruim na TE foi a tal da bolha, alem de feia é completamente inutil na cidade e muito ruim na estrada. O vento que ela joga no capacete sinceramente prefiro viajar na XRE sem bolha nem nada, bem mais confortavel

E antes que me esqueça, algo muito importante pra mim, o consumo. As duas estão fazendo o mesmo consumo. 29km/l na minha mao andando da mesma maneira, talvez até mais tranquilo com a TE do que com a XRE.

E a minha opniao pra quem quer compra alguma das duas?!
se tiver grana pra banca um seguro vai de XRE 2013 vermelha com ABS(essa que é a boa!!!! :risadona: )
se pudesse voltar no tempo tinha colocado rastreador na XRE alem do seguro pra poder estar com ela ate hj
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 07 Nov 2013, 01:09

Escolha:

1. Um pouco mais de conforto e potência;
2. Robustez pra toda vida;

kkkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder