Problema na bomba de freio dianteiro
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Problema na bomba de freio dianteiro
Boa tarde! Ontem a tarde passei em uma oficina e resolvi trocar o fluido do freio traseiro e dianteiro. O mecânico trocou primeiro o traseiro e até ai tudo bem, mas ao trocar o dianteiro veio os problemas: Entrou ar no sistema e o freio não voltava de jeito nenhum.
Ele, mecânico, fez de tudo e mesmo ao retirar todo o ar do sistema, o freio não voltava. Ai ele resolveu mexer no pistão de freio, mas estava tudo ok,. foi verificar se havia algum problema com a bomba de freio e dai veio a resposta: A mesma estava com o reparo danificado, são anéis de borracha que servem pra empurrar o óleo para o cilindro. Fiz a compra de um reparo novo que custou 90 reias e mesmo assim o freio não voltou o que era antes de mexer. Para o freio pegar bem, tem que puxar o manete até o canto, antes, bastava puxar um pouco que ele já dava um freio bom.
Informo que usei fluido para freio DOT 4.
Dai resolvemos fazer um teste, colocamos uma bomba de TITAN 150 pra ver se voltava e após a toca o freio ficou nota 1000. Voltou ainda melhor do que era. Vimos que o problema seria na bomba mesmo, mas ele não soube dizer que problema seria esse, pois o reparo era novo e a bomba não apresentava nenhum problema ao ser verificada. Fui até um especialista em freios e ele me falou a mesma coisa. Mexeu em tudo e não fez o freio voltar com a bomba original.
Ai eu pergunto aos amigos se sabem ou já ouviram falar em algo parecido com esse problema pra me dar uma ajuda, pois a moto ta com o freio ruim e quando to com garupa é que complica mesmo.
Ele, mecânico, fez de tudo e mesmo ao retirar todo o ar do sistema, o freio não voltava. Ai ele resolveu mexer no pistão de freio, mas estava tudo ok,. foi verificar se havia algum problema com a bomba de freio e dai veio a resposta: A mesma estava com o reparo danificado, são anéis de borracha que servem pra empurrar o óleo para o cilindro. Fiz a compra de um reparo novo que custou 90 reias e mesmo assim o freio não voltou o que era antes de mexer. Para o freio pegar bem, tem que puxar o manete até o canto, antes, bastava puxar um pouco que ele já dava um freio bom.
Informo que usei fluido para freio DOT 4.
Dai resolvemos fazer um teste, colocamos uma bomba de TITAN 150 pra ver se voltava e após a toca o freio ficou nota 1000. Voltou ainda melhor do que era. Vimos que o problema seria na bomba mesmo, mas ele não soube dizer que problema seria esse, pois o reparo era novo e a bomba não apresentava nenhum problema ao ser verificada. Fui até um especialista em freios e ele me falou a mesma coisa. Mexeu em tudo e não fez o freio voltar com a bomba original.
Ai eu pergunto aos amigos se sabem ou já ouviram falar em algo parecido com esse problema pra me dar uma ajuda, pois a moto ta com o freio ruim e quando to com garupa é que complica mesmo.
- Kakko
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Cara...não entendi bem essa questão de "não" voltar o manete....o que faz voltar o manete é a mola que está dentro do sistema.
a questão de "pegar" pressão, é o lance de bombar e sangrar o sistema....ou seja :
bomba...bomba...bomba....e segura acionado....abre-se o sangrador e segura o manete acionado !
Fecha-se o sangrador e repete a operação....acho que umas 4 ou 5 vezes.....para eliminar possíveis bolhas.
Precisa ver se o mecânico não danificou, riscou o cilindro, pois aí não vai pegar pressão....e vai dar vazamento interno.
a questão de "pegar" pressão, é o lance de bombar e sangrar o sistema....ou seja :
bomba...bomba...bomba....e segura acionado....abre-se o sangrador e segura o manete acionado !
Fecha-se o sangrador e repete a operação....acho que umas 4 ou 5 vezes.....para eliminar possíveis bolhas.
Precisa ver se o mecânico não danificou, riscou o cilindro, pois aí não vai pegar pressão....e vai dar vazamento interno.
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Tá com kra de ser "kgada" do mexânico isso...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Kakko escreveu:Cara...não entendi bem essa questão de "não" voltar o manete....o que faz voltar o manete é a mola que está dentro do sistema.
a questão de "pegar" pressão, é o lance de bombar e sangrar o sistema....ou seja :
bomba...bomba...bomba....e segura acionado....abre-se o sangrador e segura o manete acionado !
Fecha-se o sangrador e repete a operação....acho que umas 4 ou 5 vezes.....para eliminar possíveis bolhas.
Precisa ver se o mecânico não danificou, riscou o cilindro, pois aí não vai pegar pressão....e vai dar vazamento interno.
Em relação ao menete, quis dizer que antes de mexer no freio, bastava um leve pressionada no matene e já tinha freio, mas agora, pra ter freio precisa pressionar bastante o manete até o mesmo encostar na manopla do acelerador. O freio não ta dando pressão mesmo. Já abriu-se o sangrador segurando o manete pra ver se tinha ar e nada. Foi trocada essa mola que dá pressão, alias, a mola só não, o reparo completo que vem com a mola, anéis de vedação e um cilindro que é acionado pelo manete.
- Denis Rs2
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
cara, acho melhor você pedir pra outro mecânico olhar isso aê, e eu não andaria na moto até ter certeza que foi solucionado, ainda mais com garupa, segurança em primeiro lugar.
- O indomado
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
os 2 cilindros da pinça (os que empurram a pastilha) estão se movendo juntos?
quando tive um problema desses, desmontei a pinça, lavei por dentro (tinha sujeira) limpei a mangueira por dentro com ar comprimido, e por ultimo, desmontei e lavei o reservatorio, aproveitei para dar um leve polimento onde corre o pistão de acionamento. ficou novo de novo
quando tive um problema desses, desmontei a pinça, lavei por dentro (tinha sujeira) limpei a mangueira por dentro com ar comprimido, e por ultimo, desmontei e lavei o reservatorio, aproveitei para dar um leve polimento onde corre o pistão de acionamento. ficou novo de novo
- Kakko
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Faça um bom sangramento. Nem todos mexanicos sabem o procedimento. Deve ter ar no sistema hidráulico.
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Boa tarde! Já fiz sangramentos, retirei todo o ar do sistema, desmontei a pinça e verifiquei os dois cilindros e ambos estão se movendo. Ao final de todos esses testes, nada foi resolvido. Ai veio a ideia de colocar outra bomba no lugar da original, mas só tinha na oficina a bomba de titan. Pois bem, colocamos a bomba e o freio melhorou muito, mas ainda sim não ficou como antes, fui então realizar a troca das pastilhas de freio que o antigo mecânico tinha colocado e veio a surpresa: uma delas estava empenada e só estava freiando com metade dela. O mecânico falou que a mesma foi colocada de maneira errada e por isso empenou com o acionamento do manete. Quando coloquei as novas, o freio ficou muito bom e foi melhorando até a pastilha se assentar com o disco, dai, resolvi colocar novamente a bomba dela novamente pra ver se o problema havia sanado. Realmente melhorou, mas não esta como antes e nem igual ao comparado com bomba de titan. Esse mecânico especialista em Freios e nem ele solbe resolver esse problema..
- Kakko
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
Mencionei fazer o sangramento bem feito, supondo que o restante esteja tudo certo....mas depois que vc mencionou que a pastilha estava empenada;;;; aí meu amigo...vai saber o que fizeram na sua moto.
Desmonta todo o conjunto e veja se não há mais alguma coisa danificada...pino/parafusos guias tortos, etc...
Desmonta todo o conjunto e veja se não há mais alguma coisa danificada...pino/parafusos guias tortos, etc...
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Re: Problema na bomba de freio dianteiro
COLEGA, pra sangrar o sistema de freio faça o seguinte:
1- vire o guidao totalmente para a direita .
2-abra com chave philips o reservatorio de fluido superior.
Até ai tudo bem?.......ótimo Agora arrume uma mangueira fininha, com 10 cm de comprimento e diametro externo de 6mm.Essa mangueira será usada como vácuo na pinça de freio.Voce precisará também de uma seringa de injeção ( a maior que voce conseguir).Observando que a mangueirinha deverá servir justinha no bico dessa seringa .
Monte a mangueirinha no bico da seringa.Deixe do lado
Agora solte totalmente o sangrador da pinça(aquele parafusinho furado de 8mm).Apoie firmemente o bico da mangueirinha de vácuo no orificio de onde retirou o parafuso.Observe que o reservatorio superior esteja abastecido.Peça que alguém bombe o freio enquanto voce sugue com vacuo usando a seringa.Cuidado para nao deixar zerar o fluido no reservatorio e entrar ar de novo.Não esqueça de ir abastecendo a medida que o fluido for baixando.Ao acabar o vacuo da seringa, volte a realizar a operação rapidamente até que saia apenas o fluido sem bolhas de ar.Caso nao tenha facilidade para comprar uma seringa, mas tenha uma mangueirinha com uns 50/60 cms, faça uso do vacuo usando a sua boca, isso mesmo, sua boca, enquanto seu parceiro vai bombando e abastecendo o reservatorio.
Quando voce perceber que nao tem mais nada de ar no sistema, reponha o parafuso sangrador no lugar, bombe o freio umas 3x .Mantenha-o manete de freio acionado e solte lentamente o sangrador e deixe o fluido sair ate que o manete de freio enconste no final de seu curso.Feche o sangrador .Repita esse processo umas 3x e pronto.Estando a seu gosto, feche a tampa do reservatorio com os parafusos philips.Sempre fiz isso com minhas motos e nunca tive problemas.Boa sorte !!!
1- vire o guidao totalmente para a direita .
2-abra com chave philips o reservatorio de fluido superior.
Até ai tudo bem?.......ótimo Agora arrume uma mangueira fininha, com 10 cm de comprimento e diametro externo de 6mm.Essa mangueira será usada como vácuo na pinça de freio.Voce precisará também de uma seringa de injeção ( a maior que voce conseguir).Observando que a mangueirinha deverá servir justinha no bico dessa seringa .
Monte a mangueirinha no bico da seringa.Deixe do lado
Agora solte totalmente o sangrador da pinça(aquele parafusinho furado de 8mm).Apoie firmemente o bico da mangueirinha de vácuo no orificio de onde retirou o parafuso.Observe que o reservatorio superior esteja abastecido.Peça que alguém bombe o freio enquanto voce sugue com vacuo usando a seringa.Cuidado para nao deixar zerar o fluido no reservatorio e entrar ar de novo.Não esqueça de ir abastecendo a medida que o fluido for baixando.Ao acabar o vacuo da seringa, volte a realizar a operação rapidamente até que saia apenas o fluido sem bolhas de ar.Caso nao tenha facilidade para comprar uma seringa, mas tenha uma mangueirinha com uns 50/60 cms, faça uso do vacuo usando a sua boca, isso mesmo, sua boca, enquanto seu parceiro vai bombando e abastecendo o reservatorio.
Quando voce perceber que nao tem mais nada de ar no sistema, reponha o parafuso sangrador no lugar, bombe o freio umas 3x .Mantenha-o manete de freio acionado e solte lentamente o sangrador e deixe o fluido sair ate que o manete de freio enconste no final de seu curso.Feche o sangrador .Repita esse processo umas 3x e pronto.Estando a seu gosto, feche a tampa do reservatorio com os parafusos philips.Sempre fiz isso com minhas motos e nunca tive problemas.Boa sorte !!!